oHub

menu

Sergio Barcellos

Sergio Barcellos Serviços de Agrimensura, urbano e rural acompanhamento de processos jurídicos e demandas de terras

Sergio Barcellos de São Paulo, SP - Brasil



Avaliações:

Esta empresa ainda não foi avaliada.
Seja o primeiro.

Dúvidas respondidas:

Quais materiais são entregues no final de um serviço de topografia?

Nos levantamentos topográficos e geodésicos entregamos uma planta ou mapa dos trabalhos feitos, quando esse trabalho é para a justiça ou cartório de registro de imóveis também vai um relatório técnico, com o respectivo memorial descritivo das divisas constantes na planta ou mapa, e quando o cliente pede pode ir um relatório fotográfico. Já nas locações o serviço é inverso, o cliente fornece a planta e nós vamos passar do papel para o campo, ex: na construção de um prédio, geralmente somos chamados para marcar eixos do prédio, estaqueamento, níveis, recuos , etc. Tudo isso está na planta de projeto ai temos que seguir exatamente como está na planta e marcar no terreno.
Escrito em 15/01/2015


Como os serviços de topografia são cobrados?

O serviço pode ser cobrado por tamanho, muitas vezes por metro quadrado, por hectare ou mesmo por alqueire, e em glebas menor que 10.000 m2 que é igual a 1 hectares por preço fechado. Esses tipos de cobrança são geralmente para levantamentos topográficos ou geodésico. Por diária de serviço, geralmente se cobra uma diária por equipe nos serviços de obra civil, montagem industrial, enfim em locações, pode ser marcar uma obra, acompanhar a montagem de um equipamento mecânico, etc. Cobrança por serviço fechado pode ser em pequenos levantamentos, pequenas obras ou demarcação de divisas de lotes, áreas rurais etc. Quando estimamos o tempo certo do trabalho e o cliente solicita esse tipo de cobrança.
Escrito em 15/01/2015


Quanto tempo demora para realizar um serviço de topografia?

Quanto ao tempo varia muito e cada trabalho tem o seu tempo regulamentado, por exemplo um terreno com 2.000 m2 poderá levar entre serviços de campo e escritório 2 dias se for regular, o desnível for pouco e não constar muitos detalhes e dificuldades nas divisas . Já pode ocorrer que um terreno de 1.000 m2, tenha um grau de dificuldade muito maior, além dos citados acima não ter divisas demarcadas, muito mato, muito detalhes pode levar 4 a 5 dias. Então isso é muito variável.
Escrito em 15/01/2015


Quais equipamentos são utilizados em um serviço de topografia?

Os equipamentos hoje estão muito sofisticados então se usa uma estação total que é um equipamento eletrônico e computadorizado onde se coleta ângulos verticais e horizontais, distancias horizontais, verticais e inclinada, determina-se coordenadas topográfica e também geográfica, e os níveis do terreno. Usa-se também o GPS geodésico que serve para estabelecer coordenadas geográficas, fazer levantamentos, rurais e urbanos. No escritório se usa computadores com programas específicos para a parte final, cálculo e desenho. Basicamente é isso, usamos outros equipamentos mas são auxiliares a esses apontados.
Escrito em 15/01/2015


Qual o tipo de levantamento é mais indicado para uma propriedade rural?

Numa propriedade rural pelas exigências governamentais se usa mais o levantamento geodésico, mas em áreas pequenas pode ser o topográfico.
Escrito em 15/01/2015


Qual o tipo de levantamento mais indicado para uma propriedade na cidade?

Usa-se o levantamento topográfico, mas se for exigido por órgãos do governo, justiça, cartório poderemos estabelecer pontos geodésico no levantamento.
Escrito em 15/01/2015


Categorias:

Engenharia: Topografia

Engenharia: Agrimensura