Home > Cadastro Ambiental > Confira um guia básico de como fazer o Cadastro Ambiental Rural
Green nature

Confira um guia básico de como fazer o Cadastro Ambiental Rural

Bom para o meio ambiente e proprietários rurais, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) deverá ser feito até 2015. Confira um guia básico de como fazer o Cadastro Ambiental Rural

O Novo Código Florestal estabelece em sua Lei 12.652 de 2012, que todos os imóveis rurais sejam registrados no Cadastro Ambiental Rural ­ CAR até maio de 2015. O CAR é um registro público eletrônico e obrigatório que deve conter todos os dados do proprietário, além dos dados cadastrais e ambientais do imóvel. Essas informações vão compor uma base de dados para monitorar, controlar, combater o desmatamento e fazer um planejamento económico e ambiental.

Receba orçamentos grátis e sem compromisso de
consultoria para realizar o CAR.

O oHub faz o trabalho de cotação para você.

  • Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
  • Economize tempo
  • Consiga melhores preços

O Cadastro Ambiental Rural é feito através de um levantamento com informações de localização georreferenciada das áreas de Reserva Legal ­ RL, áreas de Preservação Permanente ­ APP e áreas de Uso Restrito ­ AUR com o que ainda resta de vegetação natural, visando traçar um mapa digital que permita diagnosticar e calcular o valor de áreas ambientais.

Guia básico de como fazer o Cadastro Ambiental Rural

Os proprietários das 5,6 milhões de propriedades rurais do Brasil devem se cadastrar gratuitamente no site oficial do CAR (www.car.gov.br) até o dia 6 de maio de 2015. O primeiro passo é baixar o “Módulo Cadastro” e instalá-lo no computador de acordo com o sistema operacional compatível (Linux, Windows ou Mac). Em seguida, deve-se baixar as imagens de satélite do imóvel que estão disponíveis, ou usar as de outro arquivo, para que sejam instaladas no “Módulo Cadastro”. Na opção “Cadastro de Imóveis”, aperte o botão para registrar o imóvel novo, fornecendo todas as informações solicitadas e respondendo a um questionário complementar. Finalize e aguarde a emissão de um protocolo.Também é possível retificar o cadastro informando o número de inscrição do CAR se houver necessidade.

O próximo passo consiste em enviar o cadastro do imóvel rural para o Sistema de Cadastro Ambiental Rural – SiCAR, que vai emitir um Recibo de Inscrição CAR. Salve o arquivo, envie e espere a mensagem de confirmação. De posse das informações o SiCAR analisa os documentos apresentados e se houver alguma pendência ou inconsistência, o proprietário será comunicado.

Dúvidas para se cadastrar?

Em caso de dúvidas no preenchimento do cadastro ou documentos do imóvel, você pode contratar uma consultoria e o oHub pode ajudá-lo. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de consultorias ambientais.

É importante fazer o Cadastro Ambiental Rural, pois o proprietário tem vantagens como descontos para comprar insumos e equipamentos, além de evitar autuação por crime ambiental. Por isso, contar com especialistas que agilizem esse processo pode ser um bom caminho a seguir.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.

Veja também

Conheça as vantagens do Lucro Arbitrado.

Quais as vantagens do Lucro Real como regime tributário?

Para os empresários, em empresas de qualquer porte, é condição fundamental a escolha do melhor ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>