Os fornecedores são um dos principais parceiros que uma empresa pode ter ao seu lado no crescimento do negócio. Isso acontece, porque a qualidade e o preço dos serviços e produtos dos fornecedores vão impactar diretamente na qualidade e preço dos serviços e produtos que você oferece. Se já é difícil para as empresas que atuam no mercado encontrar um bom fornecedor, para empresas que estão entrando em um novo segmento ou até mesmo iniciando suas atividades hoje, a tarefa se torna ainda mais difícil.
Para facilitar e agilizar esse processo, muitas organizações estão utilizando os benefícios da internet, como seu enorme alcance e facilidade de comunicação, para ajudar na busca por empresas prestadoras de serviços e distribuidoras ou fabricantes de mercadorias.
Separamos abaixo 10 dicas para ajudar sua empresa a encontrar excelentes fornecedores pela internet:
1- Pesquise a concorrência
Em muitos casos, o próprio site do concorrente possui uma área onde é disponibilizado o nome de seus parceiros. Esta é uma alternativa para se conhecer fornecedores novos e saber com quem sua concorrência está trabalhando. Vale ressaltar que esta não é uma regra até mesmo porque nem sempre a concorrência disponibiliza tais informações.
2- Seja determinado
Pesquisar por fornecedores na internet é uma tarefa cansativa e que pode demorar a trazer bons resultados. Se a pesquisa não for feita com metodologia e determinação, pode atrapalhar ainda mais o processo. Isso significa que não vale pesquisar por um único termo e avaliar apenas as duas primeiras páginas de buscas do Google e encerrar a procura. Utilize diversas palavras-chave que podem descrever o que você procura, use ferramentas de buscas avançadas e pesquise individualmente cada empresa que interessar.
3- Sites de Feiras
Acesse sites de feiras anuais do mesmo segmento que sua empresa para conhecer os seus principais expositores. Caso você não possa comparecer às feiras, procurar pelas edições anteriores e pesquisar quais foram seus participantes pode ajudar sua empresa a fechar negócio antes mesmo que os próximos eventos sejam organizados.
4- Reputação do fornecedor
Se você encontrou uma empresa fornecedora que interessou ao seu negócio, chegou a hora de pesquisar sobre ela. Várias empresas disponibilizam na internet o serviço de consulta à saúde financeira de uma empresa. Essa consulta pode trazer dados importantes sobre sua administração e como o seu possível fornecedor compre com seus compromissos financeiros. Pesquise também sua reputação em sites de reclamações, como o Reclame Aqui.
5- Canais de comunicação online
Hoje em dia, grande parte das empresas utilizam ferramentas online para se comunicarem com seus clientes. Um recurso muito utilizado é o Skype, onde basta adicionar o contato do fornecedor e iniciar as negociações utilizando uma conexão de internet. Além de ser uma forma prática, esta opção também traz economia já que em certas ocasiões os fornecedores podem estar em outros estados e até mesmo em outros países. Quando você encontrar um fornecedor interessante, não hesite em entrar em contato com ele para tirar todas as suas dúvidas.
6- Site do fabricante
Outra dica para encontrar fornecedores de determinado produto está em acessar o site do fabricante e verificar se existem distribuidores para aquela marca. Na maioria das vezes o próprio fabricante disponibiliza em seu site uma lista dos contatos de distribuidores de sua marca bem como os representantes que atendem em determinadas regiões. Por exemplo, uma empresa deseja adquirir um serviço de manutenção de seus computadores de uma determinada marca pode acessar o site do fabricante e conhecer as assistências autorizadas.
7- Fóruns
Os fóruns são grandes fontes de informação para encontrar fornecedores, porém nem sempre são de fácil acesso. Para quem deseja, por exemplo, encontrar fornecedores no exterior, vale a pena pesquisar em fóruns relacionados ao assunto, pois sempre existem empresas que anunciam nestes espaços. Para os demais casos, recomenda-se pesquisar em fóruns que abordem o segmento em que a empresa atua. Além disso, nesses espaços é possível anunciar o seu interesse em obter fornecedores para sua empresa.
8- Orçamentos Online
Abuse do poder de pesquisa da internet e tenha sempre em mãos valores de cotações de vários fornecedores. Além da praticidade na pesquisa, estes valores ajudam a definir por qual fornecedor será viável fechar negócio. Aproveite ferramentas online de cotações, como marketplaces exclusivos para negócios B2B, como o oHub.
9- Mantenha as buscas
Por mais que você já tenha encontrado fornecedores potenciais e as negociações estejam fluindo conforme planejado, é importante ter sempre o contato de outros fornecedores interessantes em mãos. Isto porque por que alguns imprevistos podem acontecer que impeçam o fornecedor escolhido de entregar o serviço ou produto no prazo estipulado.
10- Construa relacionamento
Por fim, mas não menos importante, pode-se dizer que um bom relacionamento com o fornecedor pode ser a chave para obter boas negociações. Invista em ações de relacionamento, envie brindes e marque, sempre que possível, almoços de relacionamento entre sua equipe de compras e os responsáveis pelas empresas fornecedoras do seu negócio.
Utilize as dicas acima e boa sorte na busca pelos fornecedores ideais para a sua empresa!