Home > Facilities > Higienização > 10 técnicas para higienização de ambientes
Desinfeccao Ambiental - 2 - oHub

10 técnicas para higienização de ambientes

A higienização de ambientes ou higienização ambiental vai além de uma “boa limpeza”. Ela visa proteger a saúde de quem reside ou trabalha no local. É uma forma de eliminar microrganismos invisíveis a olho nu que são responsáveis por várias doenças.

Seria importante contratar profissionais especializados para realizar a higienização de ambientes, uma vez que não se trata apenas de realizar a limpeza que comumente estamos acostumados. No entanto, há algumas técnicas para higienização de ambientes que você pode adotar em sua casa ou mesmo no local de trabalho.

Aqui estão 10 técnicas úteis e eficazes para uma higienização de ambiente com qualidade.

1.Faça um cronograma para higienização de hambientes

Higienização de ambientes não é sua profissão, é totalmente compreensível que você não tenha tempo integral disponível para fazer a higienização dos ambientes da casa ou escritório. Criar um cronograma semanal é uma maneira de higienizar cada ambiente da maneira correta sem atrasar sua rotina.

2.Não deixe de utilizar três produtos

Há no mercado uma diversificação de produtos que podem e são utilizados para higienização ambiental. Para não fazer uma imensa compra de produtos de limpeza, priorize:

Álcool 70%

O álcool é uma das ferramentas poderosas para higienização de ambientes.

Com ação bactericida, é um produto simples com efeito imediato para higienização de ambientes.

Água sanitária

A água sanitária faz a limpeza profunda do ambiente porque sua ação bactericida é altamente eficaz.

Deve haver cuidado em seu manejo já que se trata de um produto corrosivo e tóxico.

Desinfetante

O desinfetante é outro produto que tem a capacidade de combater microrganismos causadores de doenças.

Deve ser usado e depois removido do ambiente.

 

3. Inicie a higienização de cima para baixo

A higienização obedece a regra da limpeza do ambiente, ou seja, você deve começar da parte superior (teto, estantes, móveis…) para a inferior. Desta maneira, evita que microrganismos e resíduos não sejam retirados das superfícies mais baixas, como mesas e assentos, assim como o piso.

4. Guarde seus suprimentos onde os utiliza

Se possível, armazene os suprimentos de limpeza próximo ao local onde eles serão utilizados. Isso se chama eficiência! Os produtos de cozinha devem ser mantidos embaixo da pia da cozinha, ou em outro local próximo a ela. Isso facilita a limpeza e ajuda na constante desinfecção do ambiente.

Você pode realizar pequenos trabalhos rapidamente, se tiver o kit em mãos, em vez de percorrer o armário de limpeza, que pode estar em outro cômodo da casa, para encontrar o que precisa.

5. Limpador de vaso sanitário pode funcionar enquanto você dorme

Alveje a cerâmica do vaso sanitário com o limpador de costume antes de ir para a cama. O produto agirá por algumas horas enquanto você dorme e de manhã, apenas escove e lave.

6. Concentre-se nas áreas de tráfego intenso

As áreas de tráfego intenso são os locais onde há constante acesso de pessoas, ou ambientes onde pode haver alimentos.

Por exemplo, o corrimão de uma escada que é utilizada por diversas pessoas é um local que pode concentrar, muitas bactérias. Ou também, a pedra da pia de uma cozinha que frequentemente tem contato com vários alimentos, precisa de intensa desinfecção.

Sendo assim, dentro do seu cronograma, procure se concentrar primeiro nos lugares mais acessados do ambiente. Depois de higienizar todo o local, siga para as demais regiões.

7. O banheiro deve ser higienizado constantemente

Devido a constante umidade o banheiro se torna um terreno fértil para vírus e bactérias.

Vale deixar alguns utensílios de limpeza no armário do banheiro, assim a higienização pode ser feita com frequência, como limpar a pia, o vaso sanitário e o chuveiro, conforme a necessidade.

8. Limpeza concorrente

A limpeza concorrente basicamente é a limpeza diária. O intuito é manter o ambiente livre da sujeira grossa.

Deve ser feita a coleta de resíduos sempre de acordo com sua classificação. Na limpeza concorrente é feita higienização molhada dos banheiros, limpeza de pisos, superfícies horizontais e equipamentos mobiliários, proporcionando ambientes limpos e agradáveis.

9. Limpeza terminal

A limpeza terminal consiste na desinfecção do ambiente. Deve ser realizada periodicamente para reduzir ou eliminar a população microbiana.

É realizada em todas as superfícies horizontais e verticais, das áreas críticas, semicríticas, não críticas, infraestrutura e área comum.

10. Higienização das mãos

Ato simples e fundamental para prevenção e controle de infecção nos serviços de saúde.

Lavar as mãos com água e sabonete líquido, com técnica correta, pode interromper a cadeia de transmissão de infecção entre pacientes e profissionais da área da saúde.

Praticada entre procedimentos, antes e após o atendimento individual, ao adentrar e antes de sair do ambiente de trabalho, antes e após uso do banheiro.

Antes de calçar as luvas, para não contaminá-las, devem-se higienizar as mãos. Após o uso de luvas também, pois essas frequentemente têm micro perfurações.

Devem ser retirados os acessórios que podem servir de reservatório para micro-organismos (anéis, pulseiras, relógios de pulso). As unhas devem estar sempre aparadas, pois podem abrigar micro-organismos causadores de infecção.

PASSO A PASSO DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS:

  1. Abrir a torneira com a mão não dominante e molhar as mãos, sem encostar-se à pia ou lavatório;
  1. Ensaboar as mãos, friccionando a palma, o dorso, os espaços interdigitais, polegar, articulações, unhas e extremidades, dedos, punhos;
  1. Enxaguar as mãos;
  1. Fechar a torneira com o auxílio de papel toalha.

E assim, você pode notar que tem “em mãos” uma lista eficiente de orientações para a higienização de ambientes. Ou seja, iniciar essas ações, fazendo hábito delas, será uma grande ferramenta no combate a vários tipos de doenças.

Se deseja contratar uma empresa para higienização de ambientes com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar. Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam a higienização de ambientes.

É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial