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11 dicas para aprimorar a liderança e gestão de pessoas

Liderar uma equipe é missão complexa. Mais do que os conhecimentos técnicos, é preciso inteligência emocional para tratar com personalidades diferentes dos funcionários e com situações surpresas nem sempre agradáveis. E, durante a correria da exigente rotina, surge a dúvida: “Será que realizo um bom gerenciamento?”.

A incerteza impulsiona para o conhecimento. A busca por aprimoramentos na gestão de pessoas e liderança é a chave para uma gestão triunfante.

Confira os principais aspectos para melhorar as habilidades de liderança e gerenciamento de pessoas:

Como gestor, não é fácil liderar uma equipe. Às vezes, parece que seus colaboradores não estão prestando atenção, ou que você não está fazendo um ótimo trabalho de gerenciamento.

Porém, você sempre pode melhorar a maneira de gerenciar pessoas. Basta saber realmente o que é a liderança e gestão de pessoas, bem como se preparar com treinamento para exercer a melhor gestão de todas.

Antes de escolher uma empresa de treinamento empresarial eficiente. Aqui estão alguns passos para melhorar as habilidades de gerenciamento de pessoas.

1) É Delinear os objetivos

Liderar uma equipe é como mergulhar em águas abertas. É preciso conhecimento da prática e, essencialmente, ter um ponto de chegada como objetivo.

Se você acha que pretende iniciar suas estratégias de liderança ou aprimorá-las, não são eficazes ou pretende  comece traçando metas. Certifique-se de colocá-las literalmente no papel. Curiosamente, aqueles que escrevem seus objetivos são mais propensos a alcançá-los.

, ou simplesmente quer trabalhar continuamente para melhorar a si mesmo, é importante definir uma intenção e documentar suas metas para se tornar um gestor melhor.

2) Identificar pontos  a serem trabalhados fraquezas e trabalhar nelas

Somos todos diferentes, e suas áreas de fraqueza serão diferentes de outros gestores ou membros da equipe. Depois de delinear suas metas, você deve determinar faça uma análise relevante de sua trajetória como líder e gestor de pessoas e determine as características que devem ser aprimoradas. suas áreas para melhoria.

Se por ventura não conseguir fazer o exercício de autoconhecimento, considere fazer avaliações e testes online.

Não é tarefa fácil, mas, por favor, não desista. Esta etapa é importante para seu crescimento profissional e para melhorar seu contato com a equipe.

uma variedade de avaliações profissionais e testes de personalidade para avaliar onde você está.

3) É conversar Converse com sua equipe

Sua equipe tem uma riqueza de informações sobre seu desempenho de liderança que podem acrescentar em sua busca por aprimoramento. ajudá-lo a melhorar. Converse com sua equipe para obter ajuda.

Envie pesquisa – garantindo o anonimato na resposta – com questões sobre sua atuação. É importante saber a opinião dos funcionários sobre, por exemplo, comunicação entre líder e equipe, troca de conhecimento, quais os pontos devem ser melhor trabalhados por você.

Diga à sua equipe que você está trabalhando para melhorar suas habilidades de liderança.

Envie uma pesquisa, permitindo que os membros de sua equipe permaneçam anônimos. Pergunte aos funcionários como você está se saindo como gestor, onde você pode melhorar, o que eles gostam ou não sobre sua forma de liderar.

Posteriormente, marque breve reunião com seus colaboradores passando o feedback da pesquisa.

reuniões com seus subordinados  (líder não tem suborndinados) diretos e pergunte a eles em detalhes como você poderia ser um gestor melhor.

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4) Priorize a organização É se organizar

Uma das razões pelas quais os líderes são ineficientes é porque eles querem “abraçar” tudo sem se organizar antes. Eles não têm as soluções de software corretas, não têm certeza de seus objetivos e têm dificuldade em resolver conflitos. Organização vai com certeza ajudar.

A organização permite que o líder realize suas funções com objetividade e clareza.

Utilize sua agenda para registrar todos os compromissos e, se possível, liste seus afazeres diários no fim de cada expediente, assim você já conseguirá planejar seu dia com tranquilidade.

Tenha sempre em mãos as estratégias atualizadas e bem definidas. Lembre-se que mais importante do que saber onde estamos, é saber para onde queremos ir.

“Ciência é o conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada”

Immanuel Kant, filósofo alemão

No início de cada mês ou trimestre, defina as áreas que são desorganizadas e confusas e crie estratégias para que possam ser aprimoradas. Talvez você precise de uma solução de software para ajudá-lo a organizar sua agenda ou uma nova agenda separada de reuniões com seus relatórios.

5) Realize É realizar treinamento

Às vezes, é difícil melhorar sozinho. Cursos podem ajudar.

Se está em busca de conhecimento de liderança, faça cursos.

Se quer saber as novidades de liderança, faça cursos.

Se tem certeza que sabe tudo sobre lideranças, não é indicado fazer cursos, mas sim obrigatório porque a sabedoria não é estática. Ela exige movimento e atualizações.

No oHub estão disponíveis as principais empresas de treinamento de liderança que ministram cursos para líderes iniciantes e para quem pretende reciclar e aprimorar os conhecimentos.

Olhe para suas faculdades e universidades locais para ver se eles oferecem cursos sobre liderança. Há vários cursos on-line que você pode fazer no seu próprio ritmo.

O Hub oferece a seleção das melhores empresas para treinamento de liderança. Assim, você se aperfeiçoara sobre tomada de decisão, pensamento crítico, como discordar de maneira agradável e como liderar a mudança de forma eficaz.

O Hub traz excelência para sua empresa se tornar excelente.

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6) Atualização diária É absorver todo o conteúdo possível

Participar de treinamentos de liderança e gestão de pessoas permite que as ferramentas essenciais para obter bons resultados na equipe sejam acessadas com frequência através de apostilas e conteúdo online, por exemplo.

Todos os dias, você é confrontado com os mesmos problemas e é improvável que sua mentalidade mude sozinha. Os materiais e conteúdo que você tiver à disposição irão transporta-lo para fora de si mesmo e permitir que você olhe para sua situação a partir de novas perspectivas.

7) Bom ouvinte É saber ouvir

Sabe quando o funcionário precisa solicitar alguma ajuda, mas procura mil formas de entrar em contato com seu “superior”? Então, o superior em questão deve ser considerado um chefe e não um líder. O líder tem que cultivar boas relações interpessoais e estar disponível para seus colaboradores.

Uma característica importante do perfil de líder é ouvir. Parece simples, mas é uma atividade complexa. Há cinco aspectos de boa audição – receber, entender, lembrar, avaliar e responder – e mais alguns tópicos:

Tempo

Reserve um período na agenda para conversas individuais com integrantes de sua equipes. Os colaboradores ficam confortáveis em saber que o líder dispõe de tempo para tratar de assuntos importantes, seja relacionado ao trabalho ou questões pessoais que podem interferir no rendimento.

Atenção

Esteja, de fato, presente.

É desagradável conversar enquanto o ouvinte mexe no celular, digita no computador ou interrompe o assunto para realizar outra atividade.

Se houve abertura para a conversa, tenha atenção nela. Observe as expressões faciais de seu colaborador, concentre-se no diálogo e mostre interesse nos pontos expostos. Este momento é pontual para manter a motivação do funcionário em dia.

Empatia

Antes de expor sua opinião, coloque-se no lugar do colaborador.

Se concordar, diga. Se não concordar, diga também, mas utilizando da flexibilidade para compreender os motivos do ponto de vista da outra pessoa. A realidade do líder é diferente da realidade dos demais funcionários e vice-versa.

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Uma das maiores reclamações dos funcionários em todos os lugares é que eles não se sentem ouvidos. Eles não se sentem como se tivessem a capacidade de expressar sua opinião ou positivamente fazer uma mudança na organização.

Quando eles falam, eles se sentem ignorados, e isso os torna infelizes e desmotivados.

8) É Reconhecer e recompensar

O feedback positivo é importante porque norteia o trabalho e incentiva os funcionários.

Ao fazer um elogio, especifique o motivo pelo qual está satisfeito com a tarefa realizada. Por exemplo, explique que o conhecimento técnico e a inteligência emocional do colaborador foram fundamentais para a assinatura do contrato com um grande cliente ou que novos clientes procuram pela marca porque o funcionário utilizada muito bem seu poder de persuasão.

Para ser um bom líder, você precisa dar feedback aos seus funcionários, especialmente elogios e recompensas.

Em vez de dizer “você está fazendo um ótimo trabalho”, destaque um projeto específico e explique por que a ajuda deles era tão importante. Tente “o projeto para o cliente A foi muito difícil, mas a forma como você comunicou suas necessidades para toda a equipe é o que nos fez acertar. Eu fiquei realmente impressionado com isso. Bom trabalho.”

Portanto, acredite, o reconhecimento tem grande impacto no engajamento dos funcionários. Dessa maneira, você se tornar um bom líder.

9) Busque exemplos

Recorra aos seus exemplos para avaliar seu trabalho.

Procure treinadores e mentores experientes nos quais você tenha confiança e considere as prováveis observações.  Como dissemos anteriormente, o treinamento empresarial também é uma ótima opção.

Pode ser difícil avaliar com precisão suas próprias habilidades de liderança.  É por isso que muitos recorrem a treinadores, mentores e outros em quem podem confiar. Talvez você já tenha um mentor, ou talvez haja alguém a quem possa recorrer para uma avaliação honesta de suas habilidades.

Aqueles que se especializam em liderança podem trabalhar com você para identificar seus pontos fortes e fracos e, em seguida, ajudá-lo a criar um plano para lidar com suas metas.

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10) É ter uma Comunicação assertiva

A comunicação eficaz é uma das partes mais importantes para a da liderança. O líder precisa saber se comunicar com a equipe completa, provavelmente composta por personalidades diferentes.  e os diferentes membros da equipe responderão a estilos diferentes.

Confira quatro tipos de personalidades comuns encontradas no cenário corporativo:  do local de trabalho definiram quatro estilos de comunicação nos quais todos nós nos encaixamos. Ao ler e entender esses quatro estilos, você será mais capaz de se comunicar com aqueles com quem trabalha.

Pensadores

Agem com morosidade porque pensam em excesso antes de agir, no entanto, dificilmente precisam refazer alguma tarefa já que são detalhistas por natureza.

os pensadores precisam de tempo para processar e pensar nas coisas antes de responder. Eles trabalham devagar, deliberadamente e querem ter certeza de que tudo está certo.

Socializadores

Os socializadores prosperam em conversar com os outros e obter energia de seus colegas. Os socializadores trabalham rápido, têm ótimas ideias, processam informações muito rapidamente e possuem facilidade para trabalhar em equipe.

Diretores

O profissional que apresenta esta personalidade realiza tarefas com eficiência invejável,

Os diretores são conhecidos por fazer as coisas de maneira rápida e eficiente. Ele processa as informações com facilidade  coisas rapidamente, toma decisões rápidas e gosta de pesquisas e fatos comprovados.

Relacionadores

São orientados a relacionamentos e gostam de trabalhar com os outros. Ao contrário do socializador, eles se movem em um ritmo mais lento e calmo.

11) Transparência É ser transparente

As empresas estão começando a adotar a transparência no local de trabalho.

Como líder, você deve abraçar essa forma de trabalhar juntamente a sua equipe.

Hoje, cerca de 25% (fonte?)  dos empregados não confiam em seu empregador  , e isso é uma péssima notícia. Os funcionários que não confiam na empresa ou em seu gestor  em sua empresa ou em seu gestor dificilmente vestem a camisa, por isso a importância do líder ser franco e correto com seus colaboradores. A aproximação do “superior” com a equipe quebra barreiras e incute nela admiração e motivação.   se colocam em risco por sua empresa. Mas isso pode ser consertado!

Como líder, você está em uma ótima posição. Você pode ser transparente com os funcionários e deixá-los saber o que está acontecendo. Por sua vez, eles estarão mais envolvidos e o considerarão um líder melhor.

É ter um sistema de feedback (tema repetido)

É ótimo que você tenha investido tanto em se tornar um líder melhor, mas você tem que continuamente voltar para o seu pessoal para descobrir como você está indo.

Como fazer isso? Implemente um sistema para dar feedback, para que seus funcionários sempre sintam que podem se expressar quando algo está errado.

Por exemplo, muitas empresas oferecem revisões de desempenho trimestrais, mas essas revisões também devem permitir que os funcionários façam sugestões para seus gestores

Agora que já contamos alguns aspectos importantes para uma boa liderança e gerenciamento de pessoas, busque no oHub uma empresa especializada para aprimorar ainda mais seus conhecimentos porque, como dito pelo educador Paulo Freire, “a confiança das pessoas nos líderes reflete a confiança dos líderes nas pessoas”.

Por fim, sabemos que gerenciar pessoas não é fácil, e é por isso que muitos líderes gastam um tempo significativo investindo em suas habilidades. Liderança e gestão de pessoas é mais do que dar ordens e delegar funções aos colaboradores. É seguir esses passos para ser um exemplo aos seus funcionários, e dessa maneira, extrair o melhor deles.

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