Home > Vender mais > 3 dicas para um bom relacionamento com clientes

3 dicas para um bom relacionamento com clientes

Você vai a um restaurante onde a comida é deliciosa, porém possui um péssimo atendimento. Da próxima vez que sair para jantar, talvez você opte por experimentar um outro restaurante. No entanto se nesse mesmo restaurante você tivesse sido atendido muito bem e se sentido confortável, a probabilidade de que você voltasse lá seria bem maior, certo? 

Esse exemplo pode ser adaptado para qualquer tipo de negócio e ilustra muito bem a importância de se manter um bom relacionamento com o cliente. Isso se torna ainda mais importante em relação aos clientes corporativos, que costumam ser os mais importantes para as empresas pelos altos valores transacionados e se tem bastante contato pessoal com os clientes.

Iremos apresentar algumas dicas para você melhorar o seu relacionamento com seus clientes e, com isso, conquistar sua confiança e fidelizá-los. Confira:

3 passos para melhorar a relação com clientes

1) Tenha empatia para explorar o pré-venda, a venda em si e o pós-venda

De acordo com o dicionário, empatia pode ser definida como a “ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias”. Ou seja, é a capacidade de conseguir se colocar no lugar de outra pessoa – no caso, de seu cliente – e agir da melhor forma possível.

Ao contratar determinado serviço de auxílio para a sua empresa, o que você espera obter? Um serviço de qualidade e executado de forma rápida? Com um preço que esteja dentro do mercado? Talvez esperando que a outra empresa vá um pouco além e consiga suprir outras necessidades que você nem sabia que havia? O que mais você adicionaria nessa lista?

São essas características que você deve buscar entregar aos seus clientes, preocupando-se com todo o processo, desde o primeiro contato até depois de entregue o serviço. “O cliente já fez o pagamento, podemos dar prioridade para os outros pedidos” pode ser um pensamento comum em algumas organizações, mas como você se sentiria tendo que aguardar por um serviço que já pagou? 

Por isso o seu foco de ação não pode ser apenas no pré-venda e na venda em si, mas também deve ser no pós venda, afinal é nessa etapa que você tem a possibilidade de consolidar o seu eficiente trabalho e conquistar de vez o cliente.

2) Construa uma relação de confiança

Ainda utilizando o pensamento do parágrafo anterior, se você enxergar seus clientes apenas como uma fonte de renda, pode ser que eles também enxerguem isso e não voltem a procurar a sua empresa. Muitos empresários buscam criar necessidades que não existem apenas para empurrar mais serviços para seus clientes, enquanto, caso buscassem manter um relacionamento duradouro, poderiam vender todos esses serviços e muitos outros mais ao longo de muitos anos.

As empresas não buscam apenas fornecedores de serviços, e sim parceiros de negócios. Elas buscam outras empresas em que elas possam confiar e que estarão preocupadas em ajudá-las dentro do que for possível, e não apenas explorá-las com base em interesses unicamente próprios. Ao se aproximar de seus clientes vendo-os como parceiros, e não apenas como um caixa que ajuda você a pagar suas contas, você estará construindo uma relação de confiança que com certeza lhe renderá ótimos negócios.

3) Responda rapidamente

Com a popularização da internet, dos e-mails e das redes sociais, a comunicação entre empresa e cliente ficou muito facilitada. Porém isso trouxe consigo um sentimento de urgência por respostas e por soluções ágeis. O que antes poderia demorar semanas, agora tem que ser resolvido no mesmo dia.

Você pode estar conquistando um cliente apenas ao responder de forma rápida suas mensagens. Se você deseja fazer a impressão de alguns folders para um evento que acontecerá no dia seguinte e envia um e-mail para três gráficas perguntando informações sobre métodos de impressão e valores cobrados, se alguma delas demorar mais do que algumas horas para responder, você já terá optado por outra.

Não só as mensagens pedindo informações sobre a sua empresa devem ser respondidas agilmente, mas também as críticas e os problemas encontrados pelos clientes. Afinal, um cliente infeliz com o seu serviço ficará ainda mais infeliz se não conseguir comunicar-se com você.

Como você avalia o seu relacionamento com os clientes? As dicas apresentadas podem ser úteis pra você? Deixe seu comentário!

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial