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5 dicas de como fazer marketing nas redes sociais

5 dicas de como fazer marketing nas redes sociais

O marketing  de mídia social é uma forma de marketing na Internet que envolve a criação e o compartilhamento de conteúdo nas redes de mídia social para atingir seus objetivos de marketing e marca.

Assim, o marketing de mídia social inclui atividades como por exemplo,  postar atualizações de texto e imagem, bem como vídeos e outros conteúdos. Enfim, tudo o que impulsiona o envolvimento do público, além de publicidade paga nas mídias sociais.

Por isso, elaboramos este guia para fornecer uma introdução ao marketing de mídia social. Além disso, traremos algumas dicas e treinamento iniciais de marketing de mídia social para melhorar a presença social da sua empresa.

Sendo assim, acompanhe essas cinco dicas para você começar a desenvolver seu próprio plano em marketing de mídia social.

1. Conheça seu público-alvo

Antes de lançar sua estratégia social, é importante identificar quem é seu público (as pessoas que já seguem sua marca nas redes sociais). Além disso, saber qual público você deseja atingir e ter como seguidor.

Por isso, identifique seu público-alvo. Se sua empresa já tem presença social, seu primeiro passo antes de implantar uma nova estratégia é identificar quem são seus seguidores. Faça uma análise de suas postagens anteriores e seguidores sociais usando uma ferramenta de análise social para entender:

  • Locais de seus seguidores;
  • Interesses de seus seguidores;
  • Comportamentos de seus seguidores nos vários canais;
  • Conteúdo anterior ao qual seus seguidores atuais responderam positivamente.

Isso permitirá que você entenda qual conteúdo do passado teve o melhor desempenho. Assim você pode escolher um conteúdo que seja mais adequado ao seu público atual e crie um conteúdo exclusivo para cada canal.

Você também pode fazer essa análise na seção de análise de back-end do seu canal específico.

Identifique seu público-alvo ideal

Às vezes, os seguidores que você possui não são necessariamente os que você deseja. Se for esse o caso, agora é hora de fazer uma pesquisa sobre seu público-alvo ideal. Se você é uma marca de tecnologia, por exemplo, precisa se perguntar:

  • Em quais canais os apaixonados por tecnologia estão?
  • Que tipos de conteúdo eles gostam?
  • Como eles se comportam no social?

Esses tipos de perguntas podem ser respondidos fazendo uma pesquisa rápida na Internet. Depois de entender seu público, é hora de desenvolver sua voz social.

2. Tenha seus KPIs bem estabelecidos

Suas métricas sociais devem ajudá-lo a determinar o desempenho de sua campanha de mídia social. Para fazer isso, você deve acompanhar os principais indicadores de desempenho (KPIs). Sendo assim, no social, há quatro áreas principais para se concentrar:

Engajamento

O engajamento é provavelmente uma das métricas mais importantes. O engajamento permite que você entenda o impacto de sua estratégia social e obtenha informações sobre como seus seguidores se comportam.

Embora as métricas de engajamento variem por canal, na maioria das vezes elas medem gostos, compartilhamentos, cliques em links, comentários e menções.

Tamanho do público-alvo

À medida que você continua produzindo conteúdo social de alta qualidade, é importante avaliar com quantas pessoas você está interagindo. Assim, você pode fazer isso identificando a taxa de crescimento do público-alvo e a nova taxa de seguidores.

Alcance

O alcance indica até que ponto sua mensagem viajou e quantas pessoas a viram. Você pode avaliar o alcance através dos seguintes KPIs:

  • contagem de seguidores;
  • curtidas;
  • impressões;
  • tráfego da web.

Conversões

Para algumas empresas, as conversões podem ser a melhor maneira de medir o sucesso da estratégia social. Se sua estratégia foi elaborada corretamente, você poderá envolver seus seguidores e interessá-los na compra de seu produto ou serviço.

Por isso, preste muita atenção em quais canais têm as conversões mais altas e use esses dados para determinar possíveis ajustes na sua estratégia atual.

Lembre-se de que nem todos os KPIs são relevantes para sua marca e negócios. Assim, certifique-se de escolher as que são mais relevantes e não tenha medo de mudar as coisas quando necessário.

3. Programe suas postagens no horário ideal

A publicação consistente na sua página do Facebook ajuda a acelerar o seu público. Se eles virem que você compartilha novos conteúdos às segundas, quartas e quintas ao meio-dia, isso ajudará a lembrá-los de se inscrever.

Com que frequência você deve postar no Facebook?

O algoritmo do Facebook dificulta que as empresas alcancem seu público completo. Os feeds de notícias estão reorganizando continuamente o conteúdo e limitando o alcance orgânico da publicação da sua empresa.

Por isso, para maximizar a vida útil do seu conteúdo, você deve agendar suas postagens para publicação no melhor momento.

Portanto, você pode agendar manualmente suas postagens de mídia social para enviar nos melhores horários ou usar um aplicativo para publicar suas postagens no melhor horário automaticamente.

 

 

4. Mensagens curtas sempre

O Twitter pode ter aumentado o número de caracteres por mensagem, mas, só porque você tem esse espaço não significa que você deve usá-lo por completo.

Por isso, independente o tamanho permitido para uma postagem, o que você precisa ter em mente é:

  • Conciso: Vá direto ao ponto do que você quer dizer.
  • Claro: o que você está tentando dizer faz sentido?
  • Conversação: seus tweets devem incentivar seu público a interagir com você.

5. Saiba como utilizar as hashtags a seu favor

Por sua vez, as hashtags tornam mais fácil para o seu público encontrar seu conteúdo. O Twitter é o berço das hashtags e você deve usá-las corretamente.

As hashtags se enquadram em três categorias:

  • Com marca: são hashtags específicas para sua organização.
  • Setor: hashtags concentram tendências do setor.
  • Tendências: hashtags estão relacionadas à notícias e sua mudança é constante.

Sendo assim, qual é a dica? Misture os tipos de hashtags que você usa nas suas postagens e use uma a duas hashtags por tweet.

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