Contratar fornecedores para um condomínio não é uma tarefa simples. É preciso tomar uma centena de cuidados, gastar nas coisas certas e no momento certo. Entretanto uma coisa pode ser dita com certeza, é necessário sempre buscar a melhor opção custo-benefício. E para tudo funcionar perfeitamente é preciso ser bastante criterioso, confira essas 5 dicas sobre como reduzir os custos de seu condomínio no que se refere aos fornecedores:
Mapeie os fornecedores atuais
Antes de mais nada, se deseja economizar e quem sabe até trocar seus fornecedores é preciso conhecer o cenário atual, ou seja, é preciso fazer um diagnóstico com a finalidade de mapear todos os fornecedores do condomínio, desde os mais constantes aos mais esporádicos. Recomenda-se ordená-los pelos maiores custos anuais para começar por eles.
Determine uma forma de avaliação dos fornecedores
Uma vez identificados os fornecedores que custam mais ao longo de um ano, é preciso que sejam determinados alguns indicadores padrões, para mensurar a performance de cada fornecedor. Os que tiverem o desempenho igual ou acima do esperado serão fortes candidatos a serem mantidos no quadro de fornecedores. Os que obtiverem um resultado insatisfatório e tem um valor alto estão na lista prioritária para serem trocados.
Indicadores podem ser: confiabilidade, qualidade, compromisso com prazos, disponibilidade em casos de emergência, disponibilidade dos produtos, etc.
Inicie as negociações
Trocar de fornecedores é possível e aconselhável principalmente para os com baixa avaliação, mas primeiro é preciso tentar renegociar com os fornecedores atuais, afinal se eles foram escolhidos em algum momento foi porque houve necessidade e confiança para contar com seus serviços, não é verdade? Pois bem, dá-los essa oportunidade de redução de preços é bastante recomendável.
Outra saída é fazer uma prospecção de novos fornecedores (como veremos logo abaixo), e mostrar aos antigos que há competição e expor os pontos negativos identificados na avaliação feita. Para o fornecedor o risco de perder um cliente não é bom e isto se torna uma vantagem para você na negociação.
Busca de novos fornecedores
Caso as negociações não tenham sido bem-sucedidas, não há outro jeito, é preciso mudar de fornecedores. Lembre-se: ficar na zona de conforto não permitirá que reduza seus custos.
Existem duas formas e fazer essa prospecção: de forma interna ou externa.
A prospecção da forma interna é feita com base em fornecedores já conhecidos e que talvez possam fornecer outros produtos e serviços que não eram do conhecimento da sua empresa ou indicar. Para isso é bom entrar em contato e rever as ofertas dos seus fornecedores. Outra opção é pesquisar entre seus colaboradores, a fim de conhecer possíveis novos fornecedores com a vantagem de serem indicados por pessoas de confiança.
A prospecção externa é feita normalmente a partir da pesquisa via Internet, já publicamos um artigo sobre orçamentos via Internet para condomínios. Além disso, o oHub Condomínios é uma excelente ferramenta para quem busca prestadores de serviços para condomínios na internet.
Como encerrar o relacionamento com um fornecedor
Caso ocorra realmente a decisão da troca de fornecedor, isto pode gerar alguns atritos, afinal, como em todo relacionamento, separações nem sempre são amigáveis.
O encerramento de serviços de fornecimento deve ser feito de forma amigável, sendo as razões muito bem explicadas e deixando bem claro que houve oportunidade de renegociação. Mas também deve-se explanar que sempre há possibilidade de retorno dos negócios, num futuro próximo. Nunca é bom fechar portas, pois não se sabe quando há de se precisar.
Para reduzir os custos, com certeza repensar e analisar os fornecedores é parte importante do processo, mas como vimos, é necessário que seja feito um bom trabalho de diagnóstico, negociações e prospecção, e fazer tudo da forma mais clara e amigável possível. Lembre-se também: é sempre conveniente ter um outro fornecedor “na manga”, caso seja preciso.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer