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5 dicas para reduzir seus custos com fornecedores

Montar um negócio é algo complexo. É preciso tomar uma centena de cuidados, investir nas coisas certas e no momento certo. São muitas incertezas no mercado, entretanto uma coisa pode ser dita com certeza, é preciso economizar. Para tudo funcionar perfeitamente é preciso ser bastante técnico: pesquisar sobre gestão de fornecedores em geral, procurar acerca do tema gestão da qualidade também, pois quanto melhor os produtos e serviços oferecidos, maior a competitividade no mercado. Para ficar mais por dentro, confira essas 5 dicas sobre como reduzir os custos da sua empresa no que se refere aos fornecedores:

Conheça o panorama

Antes de mais nada, se deseja economizar e quem sabe até trocar seus fornecedores é preciso conhecer o terreno atual, ou seja, é preciso fazer um diagnóstico com a finalidade de mapear todos os fornecedores da empresa, desde os mais constantes aos mais esporádicos.

Determinação de indicadores

Uma vez feito o diagnóstico, é preciso que sejam determinados alguns indicadores padrões, logo poder-se-á mensurar a performance de cada fornecedor. Os que tiverem o desempenho igual ou acima da média serão fortes candidatos a serem mantidos no quadro de fornecedores. Os que obtiverem um resultado insatisfatório, poderão ser contatados, como veremos à frente.

Indicadores podem ser: maior e menor preço, disponibilidade em casos de emergência, compromisso com prazos de entrega, disponibilidade dos produtos, etc.

Negociações

Trocar de fornecedores é possível e muitas vezes aconselhável, mas primeiro é preciso tentar renegociar com os fornecedores atuais, afinal se eles foram escolhidos em algum momento foi porque houve necessidade e confiança para contar com seus serviços, não é verdade? Pois bem, dá-los essa oportunidade de redução de preços é bastante recomendável. Outra saída é fazer uma prospecção de novos fornecedores (como veremos posteriormente), e mostrar aos antigos que há competição. Com certeza o risco de perder um cliente pode ser uma ferramenta útil nas negociações.

Mudança de fornecedores

Caso as negociações não tenham sido bem-sucedidas, não há outro jeito, é preciso mudar de fornecedores. Lembre-se: ficar na zona de conforto não permitirá que reduza seus custos.

Existem duas formas e fazer essa prospecção: de forma interna ou externa.

A prospecção da forma interna é feita com base em fornecedores já conhecidos, mas que talvez possam fornecer outros produtos que não eram do conhecimento da sua empresa. Para isso é bom entrar em contato e rever o portfólio e ofertas dos seus fornecedores. Outra opção é pesquisar entre seus colaboradores, a fim de conhecer possíveis novos fornecedores com a vantagem de serem indicados por pessoas de confiança.

A prospecção externa é feita a partir da pesquisa fora das áreas internas da empresa. Procurando na internet, jornais, revistas, etc. Para assim fazer cotações e também procurar sobre a reputação de possíveis candidatos a fornecedores. Além disso, o oHub aparece como uma excelente ferramenta para quem busca prestadores de serviços na internet.

Em caso de encerramento de serviços

Caso ocorra o previsto no item anterior, é sinal de que alguma empresa ficará de fora das relações com a sua, o que pode gerar alguns atritos, afinal, como em todo relacionamento, separações nem sempre são amigáveis. Então como reverter essa possibilidade?

O encerramento de serviços de fornecimento deve ser feito de forma amigável, sendo as razões muito bem explicadas e deixando bem claro que houve oportunidade de renegociação. Mas também deve-se explanar que sempre há possibilidade de retorno dos negócios, num futuro próximo. Nunca é bom fechar portas, pois não se sabe quando há de se precisar.

Para reduzir os custos, com certeza repensar e analisar os fornecedores é parte importante do processo, mas como vimos, é necessário que seja feito um bom trabalho de diagnóstico, negociações e prospecção, e fazer tudo da forma mais clara e amigável possível. Lembre-se também: é sempre conveniente ter um outro fornecedor “na manga”, caso seja preciso. 

Gostou das dicas? Então acompanhe nossa página e esteja por dentro de como reduzir seus custos e tornar-se mais competitivo no mercado!

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
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