Em tempos de Covid-19, é compreensível a preocupação em realizar a sanitização ambiental corretamente. Manter o ambiente o mais higienizado possível, para evitar o contato com germes e bactérias, é uma preocupação constante.
Como não errar nos procedimentos mais simples?
Não se preocupe. Elaboramos este artigo com o intuito de ajudar você a não cometer esses cinco erros de sanitização ambiental em sua empresa e até em sua residência.
1. “Se parecer limpo e não cheirar mal, está limpo.”
É assim que muitos estão acostumados a julgar a limpeza.
Suas instalações podem parecer limpas, .mas pode haver um número alarmante de germes, bactérias, pólen, vírus, poluentes e outros agentes causadores de alergias e doenças. Ou seja, perigos que prosperam em superfícies aparentemente limpas.
A sanitização não é sinônimo de uma limpeza comum. De fato, um desinfetante remove a grande maioria da sujeira, mas esta é apenas uma etapa da sanitização ambiental.
2. Usar produtos de limpeza inadequados
Os produtos de limpeza usados para eliminar fungos bactérias e remover sujeira orgânica não são os mesmos usados em qualquer ambiente.
É preciso fugir ao senso comum de que água e qualquer produto de limpeza são suficientes para fazer todo o serviço.
Não se usa água para lavar todos os alimentos, pois ela pode ser um condutor de bactérias poderoso.
Lavar a carne, por exemplo, pode resultar em maior proliferação de bactérias. Essa é uma regra de sanitização de alimentos que muitos desconhecem.
Da mesma forma, há produtos específicos para nebulização e vaporização de estofados que fazem parte da sanitização ambiental. São produtos com a química ideal para eliminar germes e bactérias sem a abrasividade para destruir o móvel.
3. Não desinfetar adequadamente o equipamento de limpeza
O equipamento de sanitização ambiental precisa estar limpo e higienizado para realizar o trabalho. Infelizmente, muitas organizações cometem o erro de não o manter na melhor forma antes do uso.
Sem a devida desinfecção do equipamento, em um próximo uso, esse material apenas servirá de instrumento de contaminação ao invés de sanitização ambiental.
4. Implementar o processo de sanitização incorreto
O processo de sanitização ambiental tem seus procedimentos em ordem especifica para cada ambiente. Assim como o uso de produtos adequados para cada local, móveis do local e demais particularidades.
Um exemplo disso é começar o processo de limpeza de baixo para cima. Simples e lógico, não só a sanitização ambiental, mas qualquer outro processo de limpeza.
Esse é um exemplo simples para demonstrar que há uma sequencia de ações, tempos de pausa do produto e aplicação determinadas para cada trabalho.
Implementar o processo de sanitização ambiental de forma incorreta pode colocar a perder todo o trabalho.
5. Pulverizar produtos diretamente nas superfícies
Dependendo da superfície e da aspereza dos produtos de limpeza usados, pulverizar ou aplicar produtos diretamente na superfície pode realmente causar danos. Além disso, a pulverização libera diretamente mais produtos químicos agressivos para o ar, do que a utilização de panos e outros materiais de aplicação.
Outro exemplo, e achar que a água quente é melhor quando se trata de limpeza. Algumas superfícies, por exemplo, são limpos com mais facilidade se houver o uso de água na temperatura ambiente ou fria.
Também acontece de usar um único produto de limpeza para realizar todas as limpezas, desde a superfície de uma mesa até o piso do ambiente.
As situações citadas acima são alguns erros dos erros mais comuns de sanitização ambiental. No entanto, sabemos que as vezes é difícil seguir as orientações ideais para sanitização ambiental. Não é preciso se preocupar, há empresas especializadas para cuidar desse tipo de trabalho.
Se deseja contratar uma empresa de sanitização de ambiente, com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar. Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam esse tipo de serviço.
É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer