O serviço de portaria é essencial para garantir segurança aos condomínios e prédios. É a maneira mais eficaz para conseguir manter o controle de quem entra ou sai do local. Porém, não é sempre que o colaborador é o mais capacitado para prestar um serviço de extrema importância. Já pensou sobre terceirização de portaria?
Cada vez mais síndicos e empresas estão optando pela terceirização de portaria para prédios e condomínios, sejam eles corporativos ou residenciais. Contudo, por que isso vem acontecendo com tanta frequência? Quais são as reais vantagens de investir na terceirização ao invés de efetuar a contração direta de um colaborador para esse tipo de serviço?
No artigo de hoje, vamos falar sobre as 5 cinco vantagens de terceirizar o serviço de portaria, e mostrar por que essa é uma boa opção para o seu condomínio. Confira!
1) Terceirização de portaria – Maior eficiência no trabalho executado
Por mais que exija experiência e referências, não é sempre que os candidatos a vaga de porteiro são de fato satisfatórios. Tampouco, apresentam a qualificação esperada e adequada. Sendo assim, é dificultoso saber que o profissional escolhido para ficar na portaria é qualificado par as atividades, especialmente no quesito de segurança.
A terceirização de portaria é a resposta para eliminar suas dúvidas. Ao optar pelo serviço, o condomínio tem garantia que os profissionais são qualificados e treinados, além do respaldo completo da empresa para qualquer situação que envolva o serviço de portaria.
Anteriormente a contratação da empresa de terceirização de portaria, o condomínio tem obrigatoriedade de realizar uma pesquisa a fim de confirmar a qualidade de serviço. É indicado conversar com outros clientes da empresa para saber mais os prós e contras da empresa.
Ao contratar serviços de terceirização de portaria, uma das maiores vantagens está em receber funcionários que estejam de fato qualificados para o posto, e que possuam referências seguras e confiáveis.
2) Mais segurança através da terceirização de portaria
É preciso verificar com a empresa de terceirização de portaria quais os treinamentos e qualificações oferecidos aos porteiros de sua equipe. Através dessa garantia, os funcionários estarão preparos e treinados para lidar com diversos tipos de situações, e o condomínio se mantém tranquilo. Um porteiro bem instruído é sinônimo de segurança aos condôminos.
Dessa maneira, o prédio irá aproveitar todos os benefícios de uma empresa que possua experiência na área, ou seja, oferecendo mais segurança, com autoridade e conhecimento no assunto.
3) Menos burocracias e preocupações com encargos trabalhistas
Pedidos inesperados de demissões, imprevistos e faltas são alguns contratempos que devem ser administrados quando se tem funcionário fixo na portaria.
Entretanto, com a terceirização de portaria, todos esses tipos de questões relacionadas à gestão de pessoas ficam a cargo da empresa contratada. Se o porteiro usual não comparecer, a responsabilidade é da companhia de terceirização, assim como as atividades para qualificação dos profissionais. A burocracia de contratação de funcionários, como pagamento de salário, folgas e férias, também é responsabilidade da empresa.
Quando se opta pela contratação do serviço de terceirização, o condomínio não tem preocupações administrativas, como adicional noturno e 13º, , folgas, Todos os valores são pagos e gerenciados pela empresa contratada.
- Veja também nossa lista de empresas de limpeza e conservação
4) Redução de custos através da terceirização de portaria
Reduções de burocracias resultam na otimização de gastos para seu condomínio ou prédio comercial. Os valores são acordados e pagos pela empresa contratada.
Por exemplo, a partir do momento da contratação da terceirização de portaria, fica sob responsabilidade da empresa, a seleção de funcionários, 13º salário, treinamentos, férias, licença-maternidade, horas extras, uniformes, entre outros assuntos recorrentes.
Como já sabemos, o momento de contratar um novo colaborador acaba sendo um processo caro, da mesma maneira que acontece no momento de demití-lo. Quando se contrata uma empresa especializada em terceirização de portaria, o condomínio só precisa aguardar que o novo funcionário selecionado se apresente ao posto.
A regra não vale somente para os custos de contratação. Os custos com demissões de funcionários acabam sendo sempre mais pesados para os condomínios.
Em casos onde as pessoas do local não se adaptam com o encarregado que foi selecionado, é preciso efetuar a dispensa. Através de uma empresa de terceirização de portaria, o condomínio ganha com a vantagem de trocar um colaborador por outro, caso o prédio não se adapte ao perfil do funcionário que foi contratado primeiramente, sem se preocupar com os gastos.
Ficam isentas as preocupações com faltas porque a empresa dispõe de plantonistas e folguistas economizando com pagamentos de horas extras.
Leia também sobre: Serviços de limpeza em um condomínio
5) Gestão facilitada
Ao contratar uma empresa de terceirização de serviços, o condomínio não tem vínculo trabalhista direto, tampouco com problemas ou reclamações. Todos os assuntos são tratados diretamente com a empresa contratada. É extremamente importante avaliar a experiência e reputação da empresa que deseja contratar.
Esteja alerta se a empresa efetua o pagamento correto de seus funcionários e, principalmente, se cumpre com os encargos e direitos trabalhistas.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Busque por referências sobre empresas de terceirização de portaria com o auxílio do oHub, sua empresa terá a qualificação das melhores empresas da sua região para utilizar esse tipo de serviço.