Você sabia que as dinâmicas de motivação são uma excelente estratégia para engajar seus funcionários? Está cada vez mais comum que empresas utilizem programas de treinamento e palestras motivacionais como estratégias de motivação para seus colaboradores.
Além disso, também tem crescido bastante as dinâmicas de motivação em grupo nas palestras motivacionais. Essas dinâmicas contribuem para unir e motivar as equipes. Sua empresa ainda não faz dinâmicas de motivação? Então você precisa conferir esse artigo.
Nele vamos listar as dinâmicas de motivação mais eficazes para estimular seus funcionários. Por meio dessas dinâmicas, sua equipe ficará mais motivada, integrada e ainda desenvolverá melhor suas competências. Não deixe de conferir e boa leitura!
Dinâmicas de motivação – dica 1: aceita o desafio?
Essa é aquela dinâmica para “quebrar o gelo” entre os participantes. É divertida e bem simples de ser realizada, sendo ideal para ser a primeira da série. Para fazê-la, você só vai precisar de uma caixa embrulhada com papel preto ou pardo, um brinde que pode ser um chocolate e uma música animada.
O primeiro passo é dividir sua equipe em dois grupos. Depois forme um círculo de forma que os integrantes dos grupos se alternem. Isso significa que um integrante, nunca estará do lado de um membro do seu grupo.
Depois coloque a música para tocar e comece a passar a caixa entre os participantes da dinâmica. Depois que a música parar, você deve informar para a pessoa que está com a caixa na mão que dentro dela existe um desafio. O colaborador precisa dizer se aceita ou não fazer o desafio.
O colaborador que aceitar o desafio, vai descobrir que o que ele precisava fazer era apenas comer o chocolate. Com esse desfecho, os funcionários vão perceber que o melhor é enfrentar uma situação difícil, ao invés de fugir dela.
Dinâmicas de motivação – dica 2: carta para si mesmo
O intuito dessa dinâmica é trabalhar a automotivação. As pessoas que participarem da brincadeira, devem escrever uma carta falando de como se sentem no momento.
Também é necessário que elas coloquem o que esperam que aconteça nas próximas semanas e como desejam que suas vidas estejam daqui a 30 dias. Passados 45 dias, a empresa deve enviar as cartas para os participantes.
A ideia é que as pessoas comparem e vejam o que se tornou realidade e se seus desejos continuam ou não alinhados.
Dinâmicas de motivação – dica 3: hora da história
Essa é uma dinâmica com o objetivo de estimular o trabalho em equipe e a criatividade. Para realiza-la, divida seus funcionários em grupos de até cinco membros. Cada grupo deve receber uma lista com verbos e substantivos.
Depois disso, os grupos devem contar uma história com as palavras que estão na lista. É importante que a história seja contada na mesma ordem que as palavras aparecem.
Dinâmicas de motivação – dica 4: objeto pessoal
Essa é uma atividade com o intuito de estimular o comprometimento e a confiança. Peça para cada participante trazer de casa um objeto pessoal que seja significativo para ele. Os objetos devem ser trocados entre os participantes da dinâmica.
Cada participante deverá cuidar do objeto do outro colega por um tempo determinado. Na data estipulada, os participantes voltam a se reunir e devem falar o que aprenderam sobre o outro a partir do objeto pessoal.
Dinâmicas de motivação – dica 5: vamos construir uma fogueira?
O intuito dessa dinâmica é destacar a importância do trabalho em equipe. Para fazer a atividade, você só vai precisar de palitos de sorvete. Depois disso, forme equipes de, pelo menos, cinco participantes.
Entregue para cada equipe uma certa quantidade de palitos e peça para que eles construam uma fogueira. As equipes podem conversar entre si, pedir palitos emprestados, mas não devem descuidar dos seus palitos.
No fim, o líder da atividade deve destacar quem fez a fogueira sozinho, quem teve iniciativa, quem delegou tarefas e quem ficou apenas olhando.
Dinâmicas de motivação – dica 6: quem eu levaria?
Essa dinâmica tem como intuito motivar os participantes. Além disso, essa atividade vai ajuda-los a desenvolver habilidades e reconhecer qualidades das outras pessoas e como elas nos enxergam.
Você só vai precisar de papel, envelopes e lápis. Distribua esses itens entre os participantes e informe que dentro do envelope há três indagações:
- Quem do grupo você gostaria que estivesse com você caso você se perdesse em uma ilha deserta?
- Quem você gostaria que te ajudasse se você precisasse fazer uma festa?
- Escolha três pessoas para viajar com você caso você ganhasse um prêmio em dinheiro.
Informe que os envelopes não devem ser assinados. Faça essa dinâmica mais algumas vezes, repetindo todo o processo. Depois, devolva os envelopes para os participantes.
O objetivo é que as pessoas percebam que as escolhas podem mudar de acordo com o grau de intimidade e com as atividades desenvolvidas diariamente.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Agora você conhece seis excelentes dinâmicas de motivação para realizar em palestras ou no dia-a-dia com os seus funcionários. Até mais!