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7 dicas para aumentar as vendas do seu negócio

Você sabe que dedicar um tempo para entender o que é uma estratégia de vendas é uma atitude inteligente. Sabemos que, para aumentar as vendas, os esforços devem vir de todos os setores, logo um planejamento se faz necessário.

Sendo assim, ter as melhores estratégias é a maneira mais eficiente de aumentar as vendas do seu negócio.

Por isso, este artigo lista sete dicas de vendas bem-sucedidas e formas de aumentar as vendas. Confira!

O que é uma estratégia de vendas?

Uma estratégia de vendas é tudo que uma empresa faz para vender seus produtos ou serviços ao seu mercado-alvo. Por isso, existem várias estratégias que você pode implementar para ajudar a impulsionar as vendas.

Você não deve apenas dedicar tempo para criar um perfil de cliente e determinar seu mercado-alvo ideal, mas, também converter eles em leads. Ou seja, se considerarmos que 50% dos seus leads provavelmente não serão adequados para o seu produto, é fácil entender o motivo do processo de vendas ser tão desafiador.

Logo, construir a estratégia adequada permitirá que você atinja suas metas de vendas.

Entendendo o funil de vendas

Para criar uma estratégia de vendas adequada, você deve primeiro entender o “funil de vendas”. O funil de vendas é um termo usado com mais frequência pelas equipes de marketing para descrever como os clientes em potencial passam pelo processo de compra.

Assim, seu objetivo deve ser ter altas taxas de conversão. O que significa que um grande número de clientes concluiu o ciclo de vendas e, por fim, comprou o seu produto.

As estratégias de marketing normalmente compõem o primeiro estágio do funil, também conhecido como estágio de “conscientização”.

Aqui, as empresas buscam aumentar a conscientização sobre seu novo produto por meio de campanhas de marketing. Durante esse período, as empresas devem começar a estabelecer relacionamentos com os clientes em potencial.

Por fim, existem vários componentes para o desenvolvimento de uma estratégia de vendas bem-sucedida. E assim, cada estratégia deve ter alguma outra que a siga. Vejamos algumas dicas que podem incorporar sua estratégia.

1. Metas são essenciais

A primeira coisa que você deve fazer ao desenvolver uma estratégia de vendas é definir uma meta. Porém, lembre-se que os objetivos devem ser específicos e mensuráveis. Por exemplo, você pode definir uma meta de vender 100% do seu estoque restante de produtos até o final do terceiro trimestre.

Da mesma forma, você também deve destacar uma linha do tempo para que o processo de vendas aconteça. Quanto tempo leva para que um cliente em potencial passe pelo processo de compra? Quando é interessante insistir e quando não é? Se fazer essas perguntas ajuda a traçar metas atingíveis dentro dos eu planejamento.

2. Converse com seus clientes atuais

Seus clientes atuais são um dos seus melhores recursos para aumentar as vendas. Sua base de clientes pode fornecer um feedback valioso sobre o que funcionou e o que não funcionou para eles durante jornada de compra.

Igualmente, os clientes atuais são uma excelente fonte de receita. Você já os converteu uma vez para a compra dos produtos. É mais fácil vender para um cliente existente do que para um novo.

Assim, certifique-se de manter seus relacionamentos por meio de e-mails. Além disso, ofereça soluções para os problemas que seus clientes atuais estão enfrentando.

Além de conversar com clientes atuais, você também deve solicitar feedback de pessoas que não se tornaram clientes. Mesmo que você não consiga converter um lead, há uma grande chance de ainda desenvolver um relacionamento com a pessoa ou empresa.

Sendo assim, acompanhe os leads não convertidos para descobrir o que deu errado e o que você pode fazer para melhorar. Esse feedback pode aumentar as vendas.

3. Ofereça complemento aos produtos e serviços

Se o cliente aparece com uma demanda, o papel de sua empresa é satisfazê-la, certo? Até aí você cumpriu o esperado e trouxe solução ao problema.

E se além disso, você trouxesse um “bônus”, um complemento ao produto ou serviço solicitado? Tudo para que a experiência de compra do cliente seja completa!

Além de montar pacotes de produtos e serviços, certifique-se de que os clientes possam trocar itens ou optar por não os ter sempre que quiserem.

4. Peça referências

Seus clientes atuais também são uma ferramenta para aumentar as vendas. Isso porque eles podem fornecer referências de clientes em potencial. Se você souber que um cliente está satisfeito com seus produtos, peça nomes e informações de contato de outras pessoas que possam se beneficiar do seu trabalho.

Inclusive, você também pode solicitar depoimentos a clientes satisfeitos e usá-los em seu site e e-mails. Porém, sempre peça permissão antes de usar o depoimento de um cliente.

5. Tenha uma “venda ou promoção por tempo limitado”

Sabemos que, ter um desconto de em seus produtos pode parecer contra produtivo. Mas, oferecendo um pequeno desconto, por tempo determinado, pode tornar seus produtos e serviços mais atraentes para um cliente.

Sendo assim, certifique-se de definir claramente os parâmetros das vendas, incluindo datas de início e término.

6. Ouça seus clientes em potencial

Essa talvez seja a técnica de vendas mais menosprezada. Ouvir seus clientes ou clientes em potencial é a melhor maneira de entender e atender às necessidades deles. Certifique-se de que você e sua equipe de vendas entendam:

  • Como ouvir ativamente durante a jornada de compra do cliente;
  • Como fazer as perguntas certas para obter mais informações dos clientes em potencial;
  • Como oferecer as melhores soluções aos clientes sem ser impositivo.

7. Use mídia social e marketing de conteúdo para aumentar as vendas

Se você tem um pequeno número de seguidores no Instagram ou no Facebook, usar as mídias sociais é uma ótima maneira de estabelecer sua marca e gerar leads em potencial.

Não basta ver as mídias sociais como uma ferramenta de vendas, mas como uma linha aberta de comunicação. Sendo assim, use-as para publicar informações interessantes sobre o setor, republicar artigos de particular importância ou ilustrar melhor como sua empresa funciona.

Por fim, depois de agregar essas 7 dicas de como aumentar as vendas do seu negócio ao seu planejamento, temos uma sugestão.

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