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7 dicas para o desenvolvimento de liderança na sua empresa

Grandes líderes não nascem, eles são feitos. Então, o que faz um grande líder? Nesse conteúdo separamos 7 dicas para o desenvolvimento de liderança. O processo de evolução de habilidades indispensáveis para a liderança dentro de suas equipes, com o objetivo de alcançar resultados revolucionários!

O que vem a sua mente quando pensa em grandes líderes? Líderes fortes têm o poder de envolver os outros, motivar sua equipe e tornar suas paixões as nossas. Eles são visionários que inspiram ações para alcançar a missão empresarial. Liderança forte é vital para o engajamento dos funcionários e o sucesso nos negócios.

Então, como desenvolvemos líderes fortes? Como podemos aproveitar o poder de inspiração de Michelle Obama? Como engarrafamos algumas das grandezas de Churchill? Como motivamos as pessoas a sonhar tão grande quanto Elon Musk? Abaixo, separamos 7 dicas de desenvolvimento de liderança para aplicarmos dentro de nossas próprias equipes de gerenciamento.

Porque uma liderança forte importa?

Segundo pesquisa realizada pela Gallup, cerca de 50% das pessoas nos EUA que deixaram seu último emprego aponta o mau gerenciamento por parte do líder de sua equipe como motivação para pedirem afastamento. É claramente importante criar líderes fortes que se envolvam. Seu sucesso comercial depende disso!

Desenvolver as habilidades de liderança de seus gerentes tem enormes benefícios para os negócios. Algumas das vantagens são:

  • Aumento do engajamento dos funcionários
  • Produtividade
  • Lucros
  • Redução da rotatividade de pessoal.

Um gritante 91% dos funcionários se sentem motivados a fazer um melhor trabalho quando têm um bom suporte de liderança. Então, como cultivamos o desenvolvimento de liderança?

TOP 7: Dicas para o desenvolvimento de liderança na sua empresa

  1. Crie uma cultura de aprendizagem

Em primeiro lugar, os grandes líderes se importam com o desenvolvimento de sua equipe e por um bom motivo. 65% dos funcionários citam “oportunidades de treinamento e desenvolvimento” como um dos três principais motivadores do trabalho.

Líderes fortes aproveitam o desejo dos funcionários de aprender, fornecendo acesso constante a tipos de treinamentos empresariais diversos, que atendam às necessidades pessoais e da empresa.

Criar uma cultura de aprendizado forte entre suas equipes não apenas melhora as capacidades dos funcionários, mas também aumenta a motivação e o envolvimento da equipe com a missão empresarial.

2. Formação de gestão

O aprendizado nunca para! Não importa o título que a sua liderança ostenta no currículo ou na carteira de trabalho, sempre há mais para aprender. Portanto, certifique-se de que os gerentes tenham acesso ao desenvolvimento de liderança por meio de treinamentos e cursos de liderança e gestão de pessoas.

Dessa forma, eles estarão mais bem posicionados para apoiar o crescimento de sua equipe e estimular o potencial que há em outras pessoas.

3. Aprendendo um com o outro

90% do que sabemos vem da aprendizagem informal – ou seja, tudo o que aprendemos fora do treinamento formal, partindo da prática de novas habilidades à observação dos outros.

Os melhores líderes sabem que toda oportunidade, toda conversa e toda experiência são uma chance de aprender. É por isso que o aprendizado social é tão importante! Dê à sua equipe as oportunidades e ferramentas para compartilhar seus conhecimentos, aprender com seus colegas e liderar uns aos outros.

4. O poder do elogio

O elogio é uma coisa poderosa, especialmente quando vem de líderes! É por isso que 52% dos funcionários dizem que seu reconhecimento mais memorável vem de seus gerentes.

É vital incentivar os gerentes a reconhecerem os esforços da equipe, pessoalmente ou com recompensas, como cartões de elogios. Lembre-se, não é tudo sobre os grandes eventos com medalhas entregues aos funcionários.

70% dos funcionários dizem que a motivação e a moral melhorariam de forma exponencial se os gerentes simplesmente dissessem “obrigado” com mais frequência.

Leia mais: Treinamento motivacional para empresas: 6 benefícios para seus funcionários

5. Expectativas claras

22% dos funcionários dizem que expectativas irreais dos gerentes são o principal fator de estresse no local de trabalho. Líderes fortes tornam o trabalho de seus funcionários mais fácil, não mais difícil e estressante.

Eles entendem a importância de banir a ambigüidade e as expectativas irreais, estabelecendo objetivos claros para os membros de sua equipe. Portanto, forneça aos gerentes um desenvolvimento de liderança adequado para que eles possam definir objetivos tangíveis, utilizando, por exemplo a técnica de criação de objetivos SMART. Ofereça o treinamento e as ferramentas corretas para garantir que eles definam metas claras.

6. Missão clara

É importante que os líderes em todos os níveis da empresa envolvam sua equipe com os ideais da missão empresarial. Isso ocorre porque os funcionários estão mais envolvidos quando entendem seu lugar no quadro maior.

7. Conheça sua equipe

Por último, mas não menos importante, os grandes líderes conhecem sua equipe de dentro para fora. Eles sabem onde estão os pontos fortes e as lacunas de habilidades e como estruturar melhor suas equipes para o sucesso.

Além disso, os funcionários que acreditam que seu gerente pode nomear seus pontos fortes têm 71% mais chances de se envolver no trabalho. Todos em sua equipe podem se conhecer melhor, compartilhando suas habilidades e pontos fortes nos quadros de mensagens, por exemplo. Então, o que você está esperando? Vá e conheça sua equipe!

O desenvolvimento de liderança é um dos pontos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa como um todo. Além de sua capacidade analítica e de gestão para guiar o sucesso do planejamento e o alcance dos objetivos da empresa, uma boa liderança é responsável por fazer com que as pessoas que fazem tudo acontecer, ou seja os colaboradores, se sintam realmente parte de um plano maior.

O entendimento da parceria entre gestor e colaboradores é um passo importante para o aumento da produtividade de seu negócio e torna o caminho mais rápido para o alcance de seus objetivos, ou seja, o desenvolvimento de liderança só apresenta pontos positivos para a empresa e seus funcionários.

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