Existem diferentes tipos de treinamento para capacitar os funcionários. A escolha do modelo de treinamento deve ser baseada no perfil tanto da empresa quanto da equipe, nos objetivos a serem alcançados e na carga horária disponível para a capacitação. Para o treinamento acontecer e impactar a empresa, uma coisa é certa: é preciso priorizá-lo.
Escolher o treinamento ideal para seu negócio muda sua visão do mercado e aumenta a produtividade e lucros de sua empresa.
1) Treinamento Técnico ou Tecnológico
O treinamento técnico oferece conhecimentos específicos para a realização de atividades primordiais na empresa. Este modelo tem como objetivo desenvolver aptidões já presentes na equipe. Por exemplo, aprimorar as técnicas de uso de determinado software de Gestão de Relacionamento com Clientes, conhecido como CRM, no setor de vendas.
No segmento gastronômico, por exemplo, o treinamento técnico é indicado para que os funcionários destrinchem as tecnologias utilizadas para registro de pedido, impressão de conta e recebimento de pagamento.
Os treinamentos técnicos são necessários sempre que houver mudanças nos sistemas, ainda que pareçam simples, como atualização do pacote Microsoft Office. O que é simples para um funcionário, pode ser de alta complexidade para outro, portanto faça upgrade com data definida para o treinamento técnico.
Se ainda está com dúvidas sobre a importância do treinamento para sua empresa, basta lembrar que “pior do que treinar um funcionário e vê-lo partir, é não treiná-lo e vê-lo ficar”.
2) Treinamento de Qualidade
O treinamento de qualidade familiariza os funcionários com os meios de prevenção, detecção e eliminação de itens fora do padrão sugerido pela empresa e pelas fiscalizações oficiais referentes aos setor de atuação da firma.
Em um mundo em que a qualidade diferencia seus negócios dos concorrentes, o treinamento com foco neste objetivo ensina os funcionários a técnica de reconhecer os produtos que passam pelos padrões exigidos pela marca e, no caso de não responder ao formato imposto, qual procedimento deve ser tomado.
A Organização Internacional para Padronização (ISO), representada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), promove a normatização de empresas e produtos, focando na qualidade e na gestão ambiental.
A ISO 9000 é o conjunto de padrões para gerenciamento de qualidade, enquanto ISO 14000 é o conjunto de padrões para gerenciamento ambiental. A ISO desenvolveu 18 mil padrões nos últimos 60 anos. O aumento da globalização despertou ainda mais a importância dos padrões internacionais de qualidade para o desenvolvimento de negócios.
O treinamento de funcionários em padrões de qualidade – incluindo os padrões ISO – pode proporcionar uma vantagem competitiva. Resulta em economia de custos na produção, além de proporcionar vantagem na comercialização de produtos com qualidade.
Optar pelo treinamento de qualidade é um excelente método para capacitar os funcionários e manter os produtos com qualidade.
3) Treinamento de Habilidades
O treinamento de habilidades aperfeiçoa as competências necessárias para executar as tarefas com maestria.
O assistente administrativo recebe treinamento para realizar os atendimentos telefônicos, o vendedor é treinado para avaliar as “dores” do consumidor, entre outras maneiras de aprimorar as práticas interessantes para realizar determinadas funções.
Este modelo pode ser ministrado internamente por um profissional que possua know-how no tema abordado.
4) Treinamento de Habilidades Sociais
As habilidades sociais são traços de personalidade, comunicação e hábitos individuais de cada funcionário que são usados para caracterizar relacionamentos com clientes e/ou equipe.
As habilidades pessoais podem incluir desde realizar atendimento específico de maneira gentil e agradável para com os clientes até como agir em situações delicadas que exigem inteligência emocional apurada. São inúmeros os objetivos para realizar treinamento de habilidades sociais, podendo ser inclusive uma forma de conservação da estrutura alinhada do grupo.
Este treinamento é, sem dúvida, o caminho do ouro para a empresa. Mais do que conhecimento técnico, o mercado busca profissionais que tenham facilidade com comunicação, especialmente que saibam escutar e compreender a “dor” do próximo, habilidades complexas para o cenário atual tomado pela tecnologia.
O treinamento de habilidades deve ser planejado em equipe: gestores e RH, visando fortalecer as particularidades de cada membro do time.
5) Treinamento de Segurança
O treinamento de segurança ocorre para garantir que os funcionários estejam protegidos contra lesões causadas por acidentes de trabalho. A capacitação costuma ser obrigatória em fábricas e empresas que ofereçam riscos, seja por utilizarem maquinário ou por fazerem uso de substâncias de alta periculosidade.
Treinamentos de segurança englobam planos de evacuação, exercícios de incêndio e procedimentos de violência no local de trabalho.
6) Treinamento de Formação Profissional e Formação Jurídica
O treinamento profissional é indicado para áreas que exigem atualização constante para atuação. Um excelente exemplo do quão benéfico é optar pelo treinamento é no caso de contador. É indicado que o profissional faça atualização anualmente sobre as leis tributárias, que sofrem mudança frequentemente, para oferecer um serviço de qualidade aos clientes.
Há opções de melhoramento em todas as áreas. No campo da saúde, é comum, por exemplo, o personal trainer procurar mais do que novidades sobre exercícios, mas também informações de nutrição e bem-estar. No segmento gastronômico, gestores optam pelo treinamento visando receber de forma prática as melhores novidades.
A busca pelo aprimoramento e por novidades simboliza o valor do serviço, seja para um profissional autônomo ou para uma grande equipe de multinacional. Conhecimento enobrece o homem e enriquece a empresa.
7) Treinamento da Equipe
Você conhece o exercício em que uma pessoa é convidada a fechar os olhos e se joga para trás e, supostamente, os membros da equipe a seguram? Este é um exercício de formação de equipe.
O objetivo do treinamento da equipe é desenvolver coesão entre os membros da equipe, permitindo que eles se conheçam e facilite a construção de relacionamentos. Podemos definir o treinamento como um processo de capacitação que facilita na tomada de decisões, na resolução de problemas e nas habilidades de desenvolvimento coletivo para alcançar resultados de negócios.
Geralmente, esse formato de treinamento ocorre após a reestruturação da empresa. Veja alguns motivos para aderir ao treinamento de equipe:
- Melhorar a comunicação e produtividade da equipe;
- Tornar o local de trabalho mais agradável;
- Motivar o grupo;
- Conhecer os componentes além da esfera profissional;
- Traçar objetivos em conjunto;
- Montar novas estratégias com a equipe;
- Ajudar os participantes a aprender mais sobre si mesmos (pontos a serem aperfeiçoados e pontos positivos).
Leia também sobre: Treinamento e capacitação
8) Treinamento de gestores
O treinamento gerencial é indicado para observar as qualificações individuais a fim de remodelar a estrutura da equipe. Muito aderido para remanejar funcionários dentro da empresa, como, por exemplo, para oferecer promoção no cargo de gerência.
São trabalhadas habilidades pessoais, como motivar e delegar, assim como práticas de natureza técnica. Sob orientação da equipe de RH é possível analisar quais os cargos mais indicados para cada membro tendo como base o comportamento individual de cada pessoa da grupo.
A empresa que não capacita seus funcionários perde boas oportunidades de negócios. No oHub estão disponíveis as melhores empresas de treinamentos prontas para preparar sua firma e seus funcionários para o mercado.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer