Home > TI e Informática > Terceirização de TI: o que é, como funciona, vantagens e mais!
terceirização de ti

Terceirização de TI: o que é, como funciona, vantagens e mais!

A terceirização de TI é um serviço que entrega um diferencial para as atividades ligadas ao setor de Tecnologia da Informação das empresas, trazendo não apenas uma melhor infraestrutura, mas também profissionais qualificados e capacitados.

Atualmente, a Tecnologia da Informação é parte integrante da estratégia das empresas, exigindo qualidade para melhorar os processos, potencializar a produtividade e aumentar a lucratividade.

Inclusive, dados compartilhados pela Finances Online mostram que o setor deve atingir uma marca de quase 4 trilhões de dólares em investimentos em 2024. 

Porém, nem todo negócio tem mão de obra para manejar a área por conta própria. Aqui entra a terceirização de TI, que entrega uma série de vantagens para qualquer empresa, tanto de pequeno quanto de grande porte. 

Confira, a seguir, o que é terceirização de TI, como funciona e quais são as principais vantagens de contratar!

O que é a terceirização de TI?

A terceirização de TI é um processo no qual uma empresa contrata outra — como prestadora de serviços — para atender às demandas relacionadas ao funcionamento do setor de Tecnologia da Informação. 

Em outras palavras, você delega as responsabilidades pelo fornecimento dos serviços de TI para uma empresa especializada. Esse processo pode envolver a terceirização completa, o que envolve até o aluguel de equipamentos ou apenas pontos estratégicos do setor. 

>>>> Aprenda mais: o que é outsourcing de TI e como ele ajuda sua empresa?

Quais são os tipos de terceirização de TI?

Existem variados tipos de terceirização de TI, que variam conforme as necessidades da contratante. Dito isto, os principais são:

  • rede e infraestrutura, que fornece serviços de instalação e manutenção de redes locais; 
  • gerenciamento e segurança, para garantir a segurança dos dados do negócio; 
  • serviços de comunicação
  • suporte, para prestar suporte aos usuários dos sistemas da empresa; 
  • análise de dados, o serviço de monitorar as informações coletadas e gerar relatórios com o que foi obtido nelas.

Como funciona a terceirização de serviços de TI?

A terceirização de serviços de TI funciona delegando as atividades necessárias para o funcionamento da área de Tecnologia da Informação para um fornecedor que presta serviços do tipo. 

Na prática, você fecha um contrato de terceirização de serviços de TI. No documento, são especificados: o escopo, as atividades prestadas, os valores cobrados e os direitos e deveres dos envolvidos na negociação. 

Vale destacar que é possível personalizar os serviços contratados, já que o objetivo é que a prestadora atenda às suas necessidades. Para chegar ao pacote ideal, costuma ser feita uma análise para descobrir o que a contratante precisa. 

Inclusive, você pode contratar os mais variados serviços. Por exemplo, o processo envolve desde o aluguel de impressoras e computadores, passa pelo desenvolvimento de sistemas únicos para as demandas do negócio contratante e pode até envolver a automação do setor comercial. 

Agora que você já sabe como funciona, que tal conferir por que terceirizar os serviços de TI da sua empresa? 

A seguir, trouxemos uma lista com as vantagens e desvantagens da terceirização de TI para os negócios. Continue lendo para conferir!

Terceirização de TI: vantagens de desvantagens 

Logo adiante, elencamos os pontos positivos e negativos desse modelo de terceirização dos serviços de Tecnologia da Informação.

Vantagens da terceirização de TI

As principais vantagens da terceirização de TI são: 

  • equipe multidisciplinar da terceirização de TI; 
  • maior controle dos serviços; 
  • melhor qualidade na terceirização de TI; 
  • maior dedicação ao negócio da empresa; 
  • redução dos custos para a contratante; 
  • inovação em tecnologia de informação; 
  • melhores resultados para a empresa; 
  • tecnologia de computação na nuvem. 

Veja, a seguir, como cada uma dessas vantagens afetam positivamente o seu negócio e, depois, trouxemos algumas preocupações que você deve ter ao fazer a terceirização de TI, mas que podem ser contornadas facilmente!

1. Equipe multidisciplinar na terceirização de TI

Contratar empresas de terceirização de TI possibilita dispor de uma equipe multidisciplinar para o atendimento das necessidades, já que a empresa prestadora de serviços investe em certificações e treinamentos para se tornarem competitivas, trazendo soluções para seus clientes.

Os profissionais contratados têm maior experiência, já que se deparam com diversas situações diferenciadas em seu trabalho, o que oferece à empresa contratante pessoas qualificadas e atualizadas com o que há de mais moderno na tecnologia.

2. Maior controle dos serviços

Na terceirização de TI, a empresa pode contar com relatórios de desempenho dos serviços, além de ter visitas periódicas para análise dos equipamentos e softwares, prevenindo possíveis problemas ou gargalos.

A prestação de contas é feita pelo prestador de serviços para maior garantia do contratante, o que permite maior acompanhamento das atividades de TI.

3. Melhor qualidade na terceirização de TI

A terceirização também possibilita ao contratante o atendimento de todas as necessidades, com um completo gerenciamento de serviços essenciais para sua atividade, realizando a manutenção de equipamentos, softwares e infraestrutura.

O trabalho do prestador de serviços é entregar qualidade, já que seu principal objetivo é tornar o cliente satisfeito. Dessa maneira, o compromisso é maior, refletindo nos serviços prestados.

4. Maior dedicação ao negócio da empresa

Quando o empresário contrata a terceirização de TI, seu foco pode se voltar à atividade-fim da sua empresa, tendo mais tempo para planejamento e execução do seu planejamento estratégico.

A Tecnologia da Informação é um meio para atingir os objetivos. Portanto, não deve ser uma preocupação do empresário.

5. Redução de custos para a empresa

A terceirização de TI, como acontece na terceirização de outras atividades, representa a redução de custos para o contratante. 

Em vez de investir numa equipe interna, o contratante pode contar com o atendimento pleno de um fornecedor que atende a vários clientes e, com isso, pode ratear o custo entre eles.

Assim, ao contratar uma empresa prestadora de serviços de TI, é possível ter à disposição profissionais qualificados, melhorar a qualidade dos serviços e, ainda, investir muito menos do que na manutenção de uma equipe interna.

Ter uma equipe própria traz diversos gastos, como seleção e contratação, treinamento e encargos trabalhistas. Fora isso, há o investimento em equipamentos e ferramentas. No fim, isso pode acabar pesando no bolso. 

Em contrapartida, na terceirização de serviços de TI, a empresa contratante precisa arcar apenas com o que foi acordado no contrato, uma vez que mão de obra especializada e as ferramentas de trabalho são de responsabilidade da prestadora. 

6. Inovação da Tecnologia de Informação

A Tecnologia da Informação apresenta, a cada dia, novas soluções para otimizar a gestão de qualquer tipo de empreendimento. 

E uma boa parte dessas soluções são totalmente ajustáveis. Isso significa que podem ser implementadas de acordo com as necessidades da empresa.

Ademais, as prestadoras terceirizadas estão atentas para qualquer novidade no mercado, principalmente porque elas sabem onde procurá-las e conseguem definir quais são as melhores opções para seus clientes.

Logo, a terceirização de TI permite contar com uma equipe que é capaz de fornecer a orientação com relação às possibilidades existentes, mantendo o setor sempre à frente, com as inovações apresentadas pela sua evolução.

7. Melhores resultados para a empresa

A tendência da Tecnologia de Informação é de ser um personagem relevante para a estratégia do negócio e não apenas um setor limitado à manutenção da estrutura empresarial.

A terceirização de TI permite garantir processos mais fluidos, maior dinamismo na gestão e operações otimizadas. Aliás, a contratação de serviços externos de TI possibilita que a empresa possa desenvolver seus processos e conseguir melhores resultados.

8. Tecnologia de computação na nuvem

A tecnologia cloud computing surgiu para trazer novas propostas de transformações, sempre bem-vindas para a área de TI das empresas. 

Os custos com equipamentos mais avançados já não se tornam obrigatórios para quem precisa de espaço para processamento e armazenamento de dados, além de outras ferramentas, como segurança em backups, acessibilidade e outras funcionalidades.

A terceirização de TI, com serviços baseados na nuvem, viabiliza que a empresa contrate somente a capacidade de que precisa, tendo disponíveis estruturas de data centers com computadores de ponta para gerenciamento de seus dados. 

Desvantagens da terceirização de TI

No começo, mencionamos as vantagens e desvantagens da terceirização de TI. E a boa notícia é que há poucos itens neste último quesito, sendo que eles podem ser facilmente contornados com uma pesquisa e um contrato com boas empresas de terceirização de TI. 

Essas desvantagens costumam ser:

  • perda de controle sobre os processos, já que eles ficam sob responsabilidade de terceiros; 
  • problemas de compatibilidade entre a empresa e a prestadora. 

Percebe como tudo isso pode ser evitado se você pesquisar bastante suas opções e fechar um contrato alinhado com suas necessidades e expectativas? Então, no fim do dia, vale a pena investir na terceirização de TI. 

Como terceirizar a TI de uma empresa?

Não é tão complicado assim fazer a terceirização dos serviços de TI. Na verdade, é até mais fácil do que montar uma equipe interna para cuidar do setor de Tecnologia da Informação. 

Vale a pena seguir alguns passos para evitar problemas. O primeiro é definir o que seu negócio espera receber com a terceirização. Por exemplo, reduzir os custos ou otimizar o funcionamento dos sistemas.

O importante é saber o que quer para não ficar perdido no meio de tantas opções de serviços e ferramentas disponíveis. Assim, você consegue assinar um contrato de terceirização de serviços de TI mais assertivo. 

Em seguida, busque os fornecedores desse serviço. O ideal é procurar uma empresa com qualificação e reconhecimento no mercado, bom atendimento ao cliente e garantia da segurança dos dados do contratante. 

É interessante olhar além do preço. Busque referências e faça reuniões para entender melhor os serviços. Assim, você segue com a certeza de que fez a decisão certa para o seu negócio. 

Quer saber onde encontrar empresas do tipo e fazer todo esse processo de contratação on-line? Basta acessar a plataforma do oHub. Lá, você confere uma lista com os melhores fornecedores de outsourcing de TI do Brasil

Quando escolher a opção ideal, é só preencher nosso formulário e solicitar um orçamento gratuito. Feito isso, basta negociar e fechar o acordo!

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial