Segurança patrimonial desarmada ou armada: eis a questão. Quando se trata de escolher entre tipos de serviço de segurança existem vários fatores para considerar.
As equipes de segurança privada podem atuar em empresas, escolas, bancos, prédios comerciais, instituições públicas, entre outros lugares.
Optar por profissionais armados ou não depende principalmente da necessidade e do nível de segurança que o local exige.
Armas de fogo são objetos perigosos, por isso, é fundamental contar com um fornecedor de segurança patrimonial qualificado, legalizado e com profissionais capacitados para exercer essa função.
Está fazendo um plano de contingência para segurança patrimonial e precisa precisa decidir entre segurança patrimonial desarmada ou armada?
Entenda o que é, os parâmetros para contratar cada tipo e as vantagens e desvantagens para sua segurança patrimonial.
O que é segurança patrimonial desarmada?
A segurança patrimonial desarmada é o serviço no qual a equipe de vigilantes patrimoniais atua sem armas de fogos.
Todos os procedimentos de segurança patrimonial são executados através de ferramentas e tecnologias que garantem a proteção do espaço físico e das pessoas que transitam/trabalham nele.
Quando executadas, o objetivo é assegurar a integridade do espaço, das pessoas e evitar que o serviço seja interrompido prejudicando os processos operacionais.
Além dos vigilantes são usados equipamentos como sistema de monitoramento com câmera (em áreas internas e externas da empresa), portaria 24h ou parcial com porteiro, catracas de acesso com biometria, equipe uniformizada, entre outros.
O que é segurança patrimonial armada?
Já na segurança patrimonial armada os vigilantes fazem as rondas armados, usando uniforme e colete a prova de balas. As outras ferramentas também são utilizadas neste tipo de serviço de segurança patrimonial.
Geralmente, a segurança armada é utilizada em empresas que movimentam altos valores em dinheiro vivo, armazenam e transportam cargas de alto valor, possuem uma área de sede grande, entre outros fatores.
Também é um modelo de segurança preventiva, mas os profissionais são autorizados a usar o armamento de fogo para deter situações como invasões e furtos.
E quando usar vigilância patrimonial desarmada e quando usar a armada? Continue lendo e entenda como avaliar cada necessidade.
Quando contratar segurança patrimonial armada ou desarmada?
Para uso profissional existe uma legislação que estabelece os pré-requisitos que permitem sua utilização de armas de fogo nos serviços de segurança.
Dessa forma, para analisar se a sua empresa precisa de vigilância patrimonial armada ou desarmada, tenha atenção aos seguintes pontos:
Conheça as leis de segurança patrimonial
A lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983 é a legislação que rege o uso desse tipo de serviço. Os artigos dispõe:
“Sobre segurança para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituição e funcionamento das empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores, e dá outras providências”.
De forma resumida, a lei determina que a segurança patrimonial é um serviço privado, os profissionais devem ser treinados em um Curso de Formação de Vigilantes e a empresa prestadora desse serviço deve estar credenciada na Polícia Federal.
Cheque esses detalhes na hora de contratar.
Busque a assessoria especializada
Decidir entre segurança patrimonial armada ou desarmada exige uma análise mais ampla da necessidade da empresa.
Por isso, buscar o auxílio de um fornecedor qualificado irá ajudá-lo no decisão e também a criar um planejamento integrado de soluções de segurança.
Faça uma análise uma análise de risco de segurança patrimonial
Por fim, para bater o martelo na opção mais adequada para sua empresa faça uma análise de risco de segurança patrimonial.
Esse processo analisa todas as vulnerabilidades possíveis as quais a empresa está exposta de acordo com o seu tamanho, área, volume de circulação de pessoas, etc.
Essas informações serão a base para saber se você deve contratar vigilância patrimonial armada ou desarmada.
Vantagens e desvantagens dos tipos de segurança patrimonial
É importante entender bem cada um dos tipos de segurança patrimonial para pode avaliar os detalhes que envolvem sua contratação.
Reunimos as vantagens e desvantagens de cada uma a seguir.
Vigilância patrimonial desarmada: vantagens e desvantagens
1. Vantagens
– Custo menor de contratação comparado a segurança armada: como a última exige treinamento e requisitos mais específicos, os gastos com a formação da equipe são maiores e, consequentemente, isso se reflete no valor do serviço;
– Proteção 24h: quando a empresa tem proteção ininterrupta de vigilantes é possível manter atividades noturnas com mais tranquilidade;
– Inibir a intenção de ação de bandidos: o locais com segurança especializada tendem a afastar a atuação de criminosos;
– Ter um controle de acesso mais eficiente: monitorar quem entra e sai de um local seja residencial, comercial ou industrial é a base de um protocolo de segurança eficiente;
– Valorização do imóvel: os prédios com segurança patrimonial tem mais apelo no mercado, pois a sensação de segurança que o serviço promove contribui para o bem-estar das pessoas.
2. Desvantagens
– Dependendo do local, a segurança desarmada pode abrir brechas para bandidos. Por exemplo: uma empresa que movimenta cargas ou dinheiro vivo apenas com a segurança física.
– Maior tempo de resposta para deter uma ocorrência: seguindo a ideia exposta acima, caso aconteça uma ameaça de roubo ou interceptação, os profissionais desarmados ficam em desvantagem.
Vigilância patrimonial armada: vantagens e desvantagens
1. Vantagens
– Ter uma equipe certificada pela Polícia Federal para atuar na segurança com porte de arma;
– Contar com profissionais treinados para agir em situações de risco e ameaças;
– Fornecer segurança qualificada, pois os vigilantes passam por treinamentos psicológicos para fazer o uso consciente do armamento.
2. Desvantagens
– Caso a empresa não seja credenciada na Polícia Federal, a contratante do serviço pode ter que responder judicialmente por contratar um serviço clandestino;
– Quem atua ilegalmente não garante a mesmo nível de qualidade do serviço. É necessário que a pesquisa de fornecedores seja criteriosa;
– Pode significar um gasto extra, caso o local não necessite desse tipo de segurança patrimonial.
Leia também: 8 dicas de segurança patrimonial em empresas: como investir?
Onde encontrar indicações de segurança patrimonial desarmada e armada
Depois dessa análise, com certeza você espera uma dica de onde buscar bons fornecedores de segurança patrimonial, não é mesmo?
Conheça a lista completa de empresas de Segurança Patrimonial cadastradas no site da oHub.
O passo a passo para solicitar uma proposta é simples e em menos de cinco minutos você contacta diversas empresas com apenas um pedido:
- preencha as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
- especifique a localização da sua empresa;
- forneça os dados para contato do fornecedor.
Pronto! Agora é só aguardar as propostas comerciais de fornecedores qualificados.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Economize tempo e obtenha melhores preços. Solicite hoje seu pedido de orçamento.