Saber como reduzir a inadimplência de uma empresa é uma das práticas que deve estar entre as prioridades de todo bom gestor. Isso porque uma taxa muito elevada de clientes devedores pode afetar o fluxo de caixa de qualquer negócio.
Só para você ter uma ideia, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o número de famílias endividadas brasileiras aumentou em setembro de 2019 quando comparado com o mesmo período do ano anterior, como você pode observar na tabela abaixo.

A inadimplência ameaça qualquer tipo de negócio. Afinal, a falta de dinheiro em caixa atrapalha a execução de planos, afeta as previsões de orçamento e, em alguns momentos, impede que o empresário pague em dia seus funcionários e fornecedores.
Nesse contexto, o gestor ainda tem que se preocupar com mais uma questão: como cobrar um cliente sem que ele fique insultado?
Pois é, trata-se de um desafio, não é mesmo? Pois saiba que você não está sozinho nessa! Isso porque, segundo pesquisa feita pelo SEBRAE, a inadimplência é um dos fatores que mais geram preocupações entre o micros e pequenos empresários.
No entanto, a sua história pode acabar bem! Para isso, é importante lidar com essa situação de forma leve e pragmática. Quer saber como? Então, leia este post até o fim e descubra dicas práticas e valiosas de como reduzir a inadimplência em sua empresa!
Como reduzir a inadimplência de uma empresa: por que os clientes não pagam?
O primeiro passo para saber como reduzir a inadimplência de uma empresa é se planejar. Para isso, é essencial entender quais motivos que levam as pessoas a não pagarem suas dívidas. Com essas informações, é possível estruturar e criar um plano prático sobre o assunto.
De forma geral, os principais fatores que impedem que um cliente realize o seu pagamento em dia são:
- instabilidade econômica;
- falta de educação financeira;
- atraso de salário;
- doenças;
- falta de controle financeiro;
- má conduta.
Lidar com má conduta e com outros fatores citados acima não deve ser sua responsabilidade, certo? Porém, quando um cliente é bom pagador e não consegue quitar uma dívida por motivo de doença ou por falta de controle de suas finanças, é possível lidar com essas questões com assertividade.
Continue lendo para descobrir como e conhecer dicas para saber como reduzir a inadimplência em sua empresa!
Como reduzir a inadimplência das empresas: top 5 dicas
Confira, agora, cinco dicas valiosas para saber como reduzir a inadimplência de sua empresa.
1. Tome uma atitude preventiva
Conhece o ditado: é melhor prevenir do que remediar? Pois é, ele cai como uma luva nesse contexto. Isso porque é imprescindível saber se o cliente tem crédito para realizar a compra de seu produto ou serviço.
Para saber a situação do cliente, você pode fazer uma consulta em órgãos como a Serasa e o SPC.
Caso exista alguma situação em aberto que indique falta de pagamento, é essencial que você leve isso em conta. Afinal, isso pode representar um padrão de comportamento. Logo, trata-se de um indício que a pessoa em questão pode repeti-lo com você.
2. Monitore os pagamentos
A prática de monitorar os pagamentos é importante porque ao realizar esse acompanhamento contínuo é possível saber dados importantes, como se os atrasos são constantes, por exemplo.
Nesse sentido, vale ressaltar que, às vezes, o que ocorre é uma falha no sistema do pagamento. Caso você verifique isso e conclua que não houve, é possível, também, que o cliente tenha se esquecido de quitar seu título. Nesse cenário, uma dica interessante é mudar a data de vencimento.

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3. Envie lembretes sobre a situação
Outra medida prática e efetiva para saber como reduzir a inadimplência de sua empresa é enviar lembretes para o cliente que indiquem que a data de vencimento está próxima.
Nesse quadro, é importante enfatizar que esses lembretes não devem soar como uma cobrança, ok? Em outras palavras, deve conter uma mensagem simples e discreta.
Essa ação pode ser realizada tanto por um representante de seu time comercial (por telefone ou e-mail), como também por uma régua de cobrança que envie mensagens personalizadas e de forma automática.
4. Valorize os bons relacionamentos
Como dito acima, há alguns fatores que geram a inadimplência. Sendo assim, é bom descobrir qual a situação de seu cliente.
Em caso de enfermidade ou de atraso de salário, por exemplo, e se configurar uma situação pontual e ele for um bom pagador, uma boa e empática prática é conceder a ele um tempo maior para realizar o pagamento ou, então, propor uma renegociação da dívida que faça sentido para ambas as partes.
5. Conte com um bom sistema de cobranças
Um bom sistema de cobranças pode fazer toda a diferença na questão da inadimplência. Isso porque, por meio dele, é possível enviar lembretes programados e ainda efetuar cálculos de juros e multas instantaneamente.
Além disso, uma plataforma desse gênero conta com funcionalidades personalizadas. Com elas, é possível analisar o perfil de toda a sua carteira de clientes, assim como mandar mensagens customizadas.
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