Ainda que medidas de segurança sejam flexibilizadas, é importante aprender a fazer gestão financeira na pandemia do Coronavírus. A economia extremamente flutuante é uma periculosidade para os negócios desorganizados, por isso a necessidade da prevenção dos custos e gastos corporativos.
Sendo assim, vejamos algumas dicas importantes sobre como fazer uma boa gestão financeira em tempos difíceis:
Mantenha a calma e busque informações confiáveis
O Coronavírus, que causa a Covid-19, tem permeado notícias locais e internacionais desde que foi detectado pela primeira vez na China. Agora, tornou-se uma crise que os governos estão tentando controlar.
A gestão financeira da empresa colabora para que não haja gastos em excesso de produtos no momento atual, para apontar quais os gastos podem ser cortados – temporariamente ou definitivamente -, por exemplo.
Saiba como utilizar de maneira benéfica os recursos disponíveis para sua empresa.
Renegocie com fornecedores
Talvez você já tenha ouvido falar sobre o assunto, mas é importante salientar. Não é só o Brasil que está em crise, o mundo está. Sendo assim, discuta novamente o contrato.
A renegociação é imprescindível na gestão.
Ligue para fornecedores e procure negociar pagamentos, juros, e demais custos.
- Leia também sobre: Empresas com dívidas por causa da COVID-19
Boa parte das empresas está consciente da situação e por isso, não quer perder contratos.
Se você tentar uma nova negociação, pode combinar com os fornecedores boas formas de pagamento ou outras ações que possam beneficiar sua gestão financeira.
Use suas economias para uma melhor gestão financeira
Este é um momento razoável para um “respiro”.
Se tiver dinheiro guardado é melhor gastá-lo para abonar as dívidas do que pedir empréstimo bancário.
No entanto, consulte seu banco para mais informações. Pesquise quais as oportunidades para quitar as dívidas e, quem sabe, ainda manter uma porcentagem do “pé de meia”.
Faça acordos com funcionários
Enquanto durar essa crise, é importante manter seus gastos ao mínimo. A empresa não espera perder os colaboradores, mas pode ser inviável manter os mesmos valores da falho de pagamento, por isso acordos são bem-vindos para ambos, empregado e empregador.
Seus funcionários desejam trabalhar e estão conscientes da crise. Você deseja mantê-los na empresa? Então, ofereça um acordo que respeite as leis trabalhistas.
Desta maneira a empresa ganha “fôlego” financeiro e os funcionários seguem no mercado de trabalho.
- Leia também sobre: Planejamento financeiro para pequenas empresas
A gestão financeira começa nos detalhes. As orientações citadas no artigo exclusivo do oHub podem ser a “luz no fim do túnel” para empresas.
Diminuir os gastos pode exigir sacrifícios simples ou alavancar os esforços de ajuda do governo. Em ambos os casos, a sobrevivência e boa gestão financeira da empresa dependerá dos caminhos que serão escolhidos. Manter a vida financeira da firma é uma janela para bons ares.
Como contratar gestão financeira?
Se deseja contratar uma empresa para cuidar da sua gestão financeira com a qualidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar. Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam este serviço.
É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer