Firewall é o nome dado a uma das ferramentas de segurança da informação que age como uma barreira de proteção que filtra e bloqueia dados maliciosos, impedindo que eles entrem em contato com o computador.
Esse recurso pode ser implementado em formato de software ou hardware para executar a proteção na escala de segurança necessária.
Por isso, entender qual a importância do firewall é importante para criar uma infraestrutura de navegação adequada, protegendo os usuários de possíveis deslizes.
Continue lendo e entenda o que é firewall e qual sua importância nas empresas e os principais tipos utilizados.
Boa leitura!
O que é firewall?
O firewall é uma solução de segurança para os computadores que a partir de regras de segurança pré definidas faz o controle do que pode passar e do vai ser barrado em uma rede de internet.
A analogia com o nome da ferramenta em inglês — firewall significa ‘parede de fogo’, nome dados às portas colocadas em prédios para bloquear a passagem de fogo em caso de incêndio — se encaixa perfeitamente no que esse recurso faz.
Ou seja, ele impede que programas e tentativas de acessos maliciosos sejam identificados e barrados antes de causar qualquer dano na rede.
Usando regras de segurança é possível configurar o firewall para bloquear e também liberar determinados programas, controlando o fluxo de dados na rede.
Qual a função do firewall corporativo?
Entendido o que é firewall, compreender a sua função nas redes corporativas fica fácil.
A proteção contra invasões, que se tornaram comuns na internet, é a primeira delas. Principalmente para as empresas que precisam manter seus documentos sigilosos e seu fluxo de trabalho ágil e seguro 24h.
Uma pesquisa da IBM apontou que 27% das violações de dados são causadas por erros humanos e, por isso, o firewall é uma ferramenta que ajuda e alertar sobre posturas inadequadas dos usuários.
Outra função do firewall é impedir que informações não autorizadas saiam do computador. Caso uma ação esteja bloqueada no firewall o sistema impede e notifica que uma informação não autorização está sendo realizada.
Qual a importância do firewall?
A internet abriu muitas portas, permitindo que as empresas trabalhem de forma integrada. Assim, a troca de arquivos, mensagens e e-mails agilizou e permitiu que muitas evoluíssem no mercado.
Algumas empresas que já nasceram como ‘nativas digitais’ dependem 100% do mercado digital para crescer e, por isso, precisam de uma gestão da segurança da informação consistente.
Essa necessidade explica qual a importância do firewall, pois é um recurso importante para criar um ambiente de trabalho digital seguro.
Claro que ele não faz todo o trabalho sozinho. Em conjunto com o antivírus, por exemplo, a segurança fica ainda mais robusta e menos vulnerável aos ataques.
Conheça mais ferramentas de segurança da informação para empresas, além do firewall neste outro post do blog.

Como funciona um firewall para empresas
Antes de falarmos dos tipos, é importante entender as duas formas possíveis de colocar um firewall em ação: por software ou hardware.
Firewall por software
O firewall por software é um aplicativo nativo que vem incluso nos sistemas operacionais. Se você checar no Windows, Linux ou iOS vai encontrar esse tipo de solução.
Os roteadores de internet também possuem essa ferramenta inclusa em seu sistema para garantir a segurança necessária para a criação e proteção da rede.
O sistema do firewall funciona através da configuração de regras de segurança que podem ser personalizadas para criar as permissões específicas em cada computador da empresa.
Firewall por hardware
Já o firewall por hardware é uma solução mais complexa. Nesse caso, um equipamento específico faz a função de barreira de segurança, evitando acessos maliciosos.
As empresas que possuem um grande tráfego de dados usam esse tipo de solução para fortalecer as ameaças à segurança da informação.
O equipamento dedicado para a função de firewall não compartilha recursos com outros aplicativos dos computadores e consegue analisar com mais agilidade as milhares de requisições que chegam pela rede.
Quais os tipos de firewall para empresas?
Agora que você já sabe o que é firewall e qual sua importância, conheça os principais tipos:
1. Filtro de pacotes
É o tipo mais simples de firewall. O desenvolvedor do sistema cria uma série de regras para que o firewall analise sempre, desde o momento que o computador começa a ser utilizado.
Dentro da filtragem de pacotes existem dois subtipos:
– filtragem estática: é a análise padrão que segue as regras estabelecidas para os pacotes de informação. É comum o firewall bloquear algumas ações necessárias por causa do padrão seguido. O que levou a criação do próximo subtipo.
– filtragem dinâmica: é uma análise que permite a configuração de padrões de acordo com a necessidade, criando novas permissões para sistema. Isso elimina o gargalo em relação aos conflitos, mas para não errar é importante consultar um suporte de TI especializado.
2. Controle de aplicação
É um tipo de firewall muito utilizado em grandes servidores e com funcionamento mais complexo.
Também é conhecido como proxy e faz toda a análise de dados entre a rede interna e a externa (internet), fazendo uma varredura criteriosa dos dados e seguindo regras específicas.
Como o volume de conformações analisadas é grande, a configuração exige profissionais especializados em tecnologia da informação.
3. Controle de estado
O firewall de análise de estado consegue comparar a atividade que está ocorrendo com o cenário esperado para a ação. Dessa forma, consegue encontrar os padrões aceitáveis e armazená-los no firewall para fazer apenas permissões seguras.
Com esse tipo de firewall, qualquer tentativa feita por uma porta de acesso não autorizada é bloqueada.
Gostou de saber o que é firewall?
Entender o que é firewall é um princípio básico de segurança da informação e que deve estar ativo na rede da sua empresa. Quer implementar essa ferramenta da forma correta?
Para encontrar o fornecedor ideal você pode contar com a ajuda gratuita do oHub. Em cinco minutos, você preenche um único pedido de orçamento e recebe o contato de fornecedores qualificados na área.
Confira a lista completa de empresas de Segurança da Informação no site. É gratuito e super rápido. Confira!
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer