Os serviços de limpeza doméstica têm sido cada vez mais requisitados nos lares brasileiros.
Como a demanda por este tipo de serviço tem crescido exponencialmente, o campo de atuação para os profissionais em limpeza doméstica expandiu. Assim, tornando-se um mercado atrativo para empresas.
Para a efetiva atuação neste mercado, a abertura de uma empresa de limpeza doméstica é a melhor opção a fim de diversificar a base de clientes e fornecer serviços de limpeza doméstica mais sofisticados. Dessa maneira, por meio do uso da tecnologia avançada e do trabalho de profissionais qualificados.
A limpeza doméstica compreende os serviços de higienização e conservação de casas, condomínios, apartamentos e demais ambientes residenciais.
Antes de tudo, o empresário que decidir investir neste mercado, abrindo uma empresa de serviços de limpeza doméstica, deve atentar-se para as etapas de abertura do novo negócio. Assim garantindo que todo o processo seja realizado conforme o que é previsto em lei.
A expansão do mercado da limpeza doméstica é constante. Logo, há movimentando grande porcentagem de capital. Dessa maneira permite que as companhias cresçam e diversifiquem sua base territorial, atendendo clientes de diferentes localidades.
Os passos para abrir uma empresa de limpeza doméstica
Então, para que todo o procedimento de abertura da nova empresa de limpeza doméstica ocorra de forma regular, são necessários passos fundamentais. Dessa maneira o negócio seguirá os requisitos legais.
Escolha do nome da empresa de limpeza
O nome fantasia é a marca registrada da empresa no mercado. Portanto, é o primeiro passo a ser definido pelo empresário e sua gestão.
O nome da empresa deve ser criativo, fácil de memorizar e tem que ser relacionado com os serviços de limpeza doméstica.
A boa escolha de um nome para a companhia influencia o seu futuro no mercado.
Veja nossa lista de empresas de Limpeza Terceirizadas
É fundamental que seja feita uma pesquisa para averiguar se o nome escolhido está registrado por outra companhia.
Definição da estrutura jurídica
A escolha da estrutura jurídica da empresa de limpeza deve ser feita com cautela.
Definirá aspectos, como os limites de atuação da companhia, quantos funcionários serão contratados, a participação dos sócios e acionistas e o faturamento médio mensal.
De acordo com os objetivos da gestão, será feita a opção dentre as possibilidades legais. São elas: empresário individual para as empresas que não possuem sócios; e o microempreendedor individual (MEI) para o pequeno empreendedor que possua somente um funcionário.
Há também as opções de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) que requer o capital de 100 salários mínimos no momento de sua abertura. Assim como a sociedade empresária, onde há a participação efetiva dos sócios.
Por fim, pode-se optar pela Sociedade Limitada (LTDA), a mais utilizada pelos empresários brasileiros, devido à proteção do patrimônio dos sócios. Existe também a Sociedade Anônima (S.A.), que divide-se em capital aberto e fechado; e a Sociedade Simples que dispensa o registro na Junta Comercial.
Elaboração do contrato social
Uma vez definida a estrutura jurídica da companhia, chega o momento de elaborar o contrato social.
O contrato definirá, por exemplo, a participação dos sócios na empresa, quais serão as responsabilidades de cada um e como será feita a divisão em uma possível dissolução empresarial.
O contrato deve ser feito na presença de um advogado especializado. Dessa forma as cláusulas poderão ser criadas com segurança jurídica. Posteriormente, será efetuado o registro nos órgãos competentes.
Enquadramento em um regime de tributação
Da mesma forma, o regime de tributação é outro ponto essencial.
A gestão deve contar com uma equipe contábil especializada. A finalidade é que proceda com o enquadramento em um regime fiscal que melhor se adeque aos objetivos do empresário.
Conforme o porte da companhia e o faturamento anual será definido entre o Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.
Nesse momento, a participação do contador é essencial. Assim, haverá o enquadramento correto que evite que a empresa pague tributos a maior.
Registro na Junta Comercial
Concluídos os passos iniciais de criação de um novo negócio, será o momento de efetuar o registro.
Deve ser feito na Junta Comercial do estado de localização da empresa ou no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, a depender de sua estrutura jurídica interna.
Somente com este registro a empresa passará a existir legalmente.
Porém, o procedimento será feito mediante a entrega de todos os documentos pertinentes.
Resultará na obtenção do Número de Identificação do Registro de Empresa, necessário para a próxima etapa.
Obtenção de um CNPJ
O procedimento de obtenção do CNPJ será realizado online no site da Receita Federal, sendo a última etapa de formalização da nova empresa. Para que a companhia obtenha este cadastro, deve ser informada a atividade econômica exercida.
Obtenção do alvará de funcionamento
Para que a empresa possa iniciar suas atividades de limpeza doméstica será necessária a obtenção do alvará de funcionamento, procedimento a ser feito na prefeitura do município onde a companhia encontra-se instalada.
Portando o CNPJ, contrato social e demais documentos necessários, será preenchido um formulário contendo todas as informações sobre as atividades exercidas, como, por exemplo a forma como as atividades serão operadas e o espaço físico da companhia.
Dependendo do tipo de atividade econômica, pode ser necessário também um laudo de órgãos de vistoria para obtenção deste alvará.
Elaborando o planejamento de atividades
Criada a empresa de limpeza doméstica, a gestão deverá estipular os planos de ação para início das atividades.
Será levantado o orçamento para a compra de materiais e equipamentos tecnológicos de limpeza doméstica, definido os mercados específicos a serem explorados, o público-alvo da companhia e os profissionais que exercerão cada função.
Feito todo o planejamento inicial, a empresa de limpeza doméstica poderá começar a prestar seus serviços, prospectando novos clientes para que cresça e adquira autoridade no mercado.
É essencial que a administração busque sempre renovar os procedimentos internos da companhia para reformular os serviços de limpeza doméstica oferecidos, de forma a manter a competitividade da empresa, de acordo com as tendências econômicas que forem surgindo.
Para ampliar a base de clientes de sua empresa, ofereça os serviços de limpeza doméstica por meio da plataforma oHub que viabiliza o contato entre prestadores de serviços e clientes.
Para encontrar e contratar as melhores empresas de limpeza doméstica, o oHub fornece também uma lista completa, por região específica, com as companhias que prestam estes serviços, de acordo com o orçamento previsto.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer