Conquistar clientes é um objetivo que tem por finalidade obter o maior lucro possível, tanto no comercio de produtos quanto na prestação de serviços. Dessa forma, ter a fidelidade do consumidor é imprescindível para que a empresa consiga se manter competitiva no mercado. Algumas empresas optam por contratar um representante comercial, fazendo com que ele tenha um contato direto com o cliente, transmitindo credibilidade ao nome da companhia e ao mesmo tempo a segurança de estar se comunicando com uma pessoa física.
Todavia, as grandes empresas de sucesso já abandonaram essa ideia e hoje investem em divulgação através das ideias de marketing, publicidade e propaganda, atraindo os consumidores para um contato direto sem intermediadores. Veja a seguir as vantagens e desvantagens em ter um representante da sua empresa e qual a melhor opção.
Vantagens do representante comercial
Geralmente, os representantes já possuem uma cartela de clientes em potencial. Outra vantagem está na segurança que esse especialista consegue proporcionar aos clientes, pois os mais conservadores ainda preferem o contato entre pessoas (consumidor e representante) do que as novidades das outras formas de se comunicar diretamente com a empresa.
Além disso, o valor percentual cobrado por esses profissionais é relativamente baixo. Por exemplo, em um fechamento de negócio no valor de R$10.000,00, com uma comissão de 7%, o custo em ter conseguido uma venda foi de R$ 700,00. E a cada venda o representante leva este valor.
Desvantagens
É arriscado colocar a credibilidade do nome da empresa nas mãos de uma única pessoa responsável pelo contato direto com o cliente. Em caso de desentendimento profissional ou pessoal entre consumidor e representante, a empresa sofrerá com a perda de um cliente e a propaganda negativa que ele pode fazer sobre o acontecimento. Além disso, há casos que, por diversos motivos, o representante pode desejar deixar de atender a empresa mas sem pedir rescisão do contrato. Ele pode ficar desmotivado e não obter mais o sucesso de vendas anteriormente conquistado e ocorrer uma situação em que seja necessário ter que rescindir o contrato com este representante.
Outra desvantagem esta na competitividade dos preços oferecidos pela companhia. Em um mercado altamente competitivo, cada detalhe faz a diferença. Veja o seguinte exemplo: o mesmo produto oferecido por uma companhia que tem um representante comercial custa R$1000,00. Contudo, a empresa que opta pelo contato direto com o cliente, oferece por R$930,00 (7% a menos). Em qual loja o cliente ira comprar o produto ou serviço desejado?
A melhor opção para ter novos clientes
As empresas que estão tendo mais sucesso na expansão de seus canais de divulgação e venda, já não utilizam o serviço de representante como a principal forma de conquistar consumidores. O modelo atual de prospecção de clientes acontece via web, com técnicas eficazes de marketing e publicidade. Dessa forma, as companhias podem investir na criação do site da empresa e na divulgação em mecanismos de busca e marketplaces que possuem relevância com o produto ou serviço comercializado.
A empresa pode determinar seu investimento para uma nova venda com base na comissão que pagaria para um representante comercial, numa venda média de R$ 10.000,00 investir até R$ 700,00 por exemplo. E ainda com a vantagem de que o cliente conquistado nesta venda é da empresa e não do representante.
Logo, a utilização da internet como principal maneira de conseguir atrair novos clientes é uma necessidade, pois além de estabelecer o contato direto entre empresa e consumidor, há uma economia da contratação de representantes, diminuindo o preço dos produtos e serviços, tornando a empresa ainda mais competitiva, vendendo mais e aumentando os lucros.
Além disso, pela internet, através de e-mails e redes sociais, como facebook e twitter, utilizados tanto pelas empresas quanto pelos clientes, é possível ter um contato direto e próximo ao consumidor. Ele se sentirá seguro em realizar elogios, críticas, reclamações e sugestões. Outro ponto relevante está na divulgação em massa, como se trata do principal meio de informação, a internet, os consumidores podem realizar a melhor propaganda: a recomendação.
Portanto, caso queria manter alguns representantes para agradar os clientes mais conservadores, não há problema. Entretanto, para conseguir permanecer no mercado, é altamente recomendado que a empresa utilize os meios tecnológicos para atrair e fidelizar novos clientes. Afinal, ter um representante competente de acordo com a área é uma tarefa difícil e o valor gasto para a contratação pode ser revertido em investimento no marketing da empresa.
Que tal investir mais na empresa e no contado direto com o cliente. Deixe um comentário expressando sua opinião sobre o assunto.
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