Home > Administrativo e Financeiro > Consultoria Empresarial > Balanço patrimonial como fazer?
Balanço patrimonial como fazer - oHub

Balanço patrimonial como fazer?

Certamente você já passou por algum local e leu a frase “Fechado para balanço!”. O que isso significa?

Fique tranquilo! No post de hoje vamos explicar o que é e como fazer o balanço patrimonial. E claro, entender por que o inventário patrimonial é parte disso e se faz tão importante para sua empresa.

Primeiramente, a melhor maneira para avaliar a situação financeira-econômica de sua empresa é através de uma ferramenta: o balanço patrimonial.

É através dele que sua empresa terá um detalhamento completo de todas as variações das contas, por meio de exercícios. Dos quais, irão fornecer de maneira totalmente organizada como está a performance através de todos os anos de funcionamento do seu negócio.

Seja qual for o porte de sua empresa ou mesmo para efetuar um controle pessoal, você pode e deve utilizar essa ferramenta. Bem como, ela poderá ser adaptada a cada nível de detalhe desejado e cada realidade.

Vamos juntos entender o conceito de balanço patrimonial.

Qual a diferença entre balanço patrimonial e inventário patrimonial?

Como já falamos em posts anteriores, inventário patrimonial se trata dos ativos imobilizados de uma empresa. Entretanto, o balanço patrimonial é quando as empresas calculam como foi a situação financeira da empresa, a partir de um determinado período.

Em grande parte dos casos, o período se dá em um ano completo de atividades que foram exercidas.

Portanto, chamamos de balanço patrimonial a reunião de determinados dados, em documentos que irão auxiliar a equipe contábil de sua empresa. Para poder visualizar como está o posicionamento atual do seu negócio, relacionando custos e bens.

 

Como é a estrutura do balanço patrimonial?

De uma maneira simples e rápida, vamos falar como é feita a composição do balanço patrimonial. Basicamente, ele é composto por três categorias. Veja quais são elas:

Ativos

Tudo o que a empresa possui, como itens em estoque, bens, aplicações que poderão gerar benefícios econômicos futuros.

Passivos

Aqui são as obrigações financeiras de uma empresa. Bem como, os pagamentos que precisarão ser feitos. Ou, se preferir, as contas a pagas, dívidas e tudo o que a empresa deve em si.

Patrimônio líquido

Essa é a diferença entre o valor existente dos passivos e ativos. Ou seja, todo o capital que uma empresa possui.

É muito simples. Normalmente, para trabalhar o balanço patrimonial de sua empresa, é justamente efetuar uma lista de todos os valores que estão investidos em débitos com fornecedores, empréstimos, pagamentos de funcionários, estoque e qualquer outro tipo de item relacionado.

Necessariamente, é o balanço patrimonial que deverá representar o retrato de sua empresa. Por isso, tratamos como uma demonstração estática. Ou seja, como está a situação contábil, econômica e financeira de sua companhia em um exato momento.

Quais informações anotar? Como registrar cada uma delas?

Para realizar um bom balanço patrimonial, é necessário, inicialmente, saber o que é preciso de fato ser considerado. Pensando nisso, criamos um passo de todos os elementos que precisam ser registrados. Veja abaixo:

  • Determine qual será o período do balanço patrimonial;
  • Efetue o levantamento de todos os ativos de sua empresa;
  • Efetue o levamento dos passivos de sua empresa;
  • Efetue o levantamento de todo patrimônio líquido;
  • Ao final, somente todos os elementos e terá o balanço patrimonial.

Não é de hoje que o balanço patrimonial é considerado como a mais importante demonstração que a contabilidade pode fornecer a administração e gestão de uma empresa.

Além de ainda, ser uma análise patrimonial e financeira imprescindível para todos os negócios.

Bem como, o balanço patrimonial é uma exigência legal já prevista no Artigo 1.179 do Código Civil Brasileiro de 2002. Toda empresa legalmente constituída, deverá, sob pena de sansões, apresentar o balanço patrimonial anualmente dentro de todas as normas previstas em lei.

 

Quais os benefícios do balanço patrimonial?

Já com o balaço patrimonial em mãos, será possível efetuar a análise de toda a estrutura de uma empresa, assim como efetuar a identificação do montante disponível em caixa ou as condições de dívidas.

Sem contar que ao identificar os recursos imobilizados em ativos fixos, os mesmos que possuem pouca liquidez se comparados aos investimentos.

É através do balanço patrimonial que sua empresa terá todos os insumos significativos para as melhores tomadas de decisões. E assim, gestores poderão melhor analisar a linha do tempo de sua empresa, observar, entender a lucratividade, capacidade de endividamento, crescimento e investimento.

 

Existem empresas especializadas em balanço patrimonial?

Se deseja contratar empresas que efetuem balanço patrimonial com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.
Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam a o serviço de balanço patrimonial, consultoria empresarial, entre outros. É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.

Sobre Luiza Guimarães

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial