O marketing é de extrema importância para os negócios, por isso que para evitar os principais erros de marketing, é preciso não desprezar importantes técnicas de comunicação com seus clientes.
Dentro desde contexto, sua empresa pode deixar de ser vista por seus clientes, levando até em casos extremos, a mortalidade do seu negócio.
Infelizmente não se discute a importância da publicidade e divulgação on-line para o aumento das vendas de uma empresa. Nesse ínterim, diversos erros acabam sendo cometidos, em especial pela pressa de ter bons resultados.
O marketing digital chegou para revolucionar a forma de como se fazer publicidade. Depois da chegada do inbound marketing, os antigos formatos perderam sua força.
Atualmente existe uma nova forma de abordagem que é totalmente voltada na experiência que a sua empresa proporciona ao seu cliente, porém essa transição pode não ser uma das tarefas mais fáceis quando não se possui experiência e/ou bons profissionais ao seu lado trazendo erros durante o caminho.
Conheça agora quais os principais erros de marketing e como pode evitá-los.
Os principais erros de marketing que sua empresa não deve cometer
Os erros de marketing digital acabam sendo extremamente comuns porque é uma área relativamente nova e por estar em constante transformação.
A cada momento surgem novas estratégias e plataformas. Empresas acabam se perdendo durante o caminho e não traçam uma diretriz para realizar o marketing de maneira eficaz.
1- É preciso (ou não) montar uma estratégia de marketing
Quando uma empresa decide que é o momento de dar sua cara na internet, sem se atentar aos erros de marketing que possam surgir, costuma ser porque não é conhecida a melhor forma de estruturar uma boa estratégia.
Não basta somente criar um blog durante o início de sua jornada no marketing digital. É preciso se atentar com as estratégias como a criação de personas – que irã se identificar com o tema que sua empresa aborda- escolha de palavras-chave, pautas, e claro, um conteúdo que tenha relevância para o seu público.
Assim, você conseguirá melhor planejar sua presença nas redes sociais, transmitindo confiança e solidez para os seus leads. Esse é um dos principais erros que as empresas cometem e, acredite, é altamente perigoso não passar por essas etapas.
É preciso elaborar uma boa estratégia de marketing digital porque somente assim você terá o máximo de vantagens que esse tipo de marketing oferece para o seu negócio.
A dica é encontrar uma agência de SEO, criação de personas, escolhas de palavras-chave realmente relevantes para seu tipo de negócio.
2- Não conhecer seu público-alvo
Outro erro de marketing é não conhecer a fundo sua persona.
O público-alvo de sua empresa deve ser extremamente delimitado e não somente uma de forma genérica.
É preciso angariar o máximo possível de informações para que consiga ter o melhor proveito em suas ações.
Qual o gênero? Qual a faixa etária? Quais as prioridades? O que gostam de fazer no tempo livre? Esses são os tipos perguntam que precisam estar na ponta da língua.
Quanto mais você souber e conhecer sobre sua persona, melhor conseguirá direcionar divulgações, ações de promoções e aumentar suas chances de conversão.
Se você não souber reconhecer sua persona, irá atingi-la de que maneira? Não basta sair atirando diversas ações de marketing sem ter foco.
Sem foco a empresa terá apenas gasto de energia e dinheiro. E certamente, os resultados que você deseja atingir, não serão nada positivos.
3- Não efetuar análise de métricas
Você sabe o que são métricas?
São de extrema importância dentro do marketing digital. São o número de leads gerados, número de visitantes e o número de clientes que foram convertidos.
Nesse ínterim, será através delas que sua empresa conseguirá identificar os resultados que sua estratégia está tendo. Além de saber quais são os erros de marketing que estão cometendo.
O número de curtidas em redes sociais, seguidores, compartilhamento são as métricas mais analisadas em uma estratégia.
É de extrema importância saber se os seus visitantes estão demonstrando interesse nas soluções apresentadas por sua empresa. Também é sempre bom ficar de olho nos cadastrados de novos clientes via site.
4- Colocar seu serviço ou produto em foco ao invés de seus clientes
Simultaneamente, grande parte das empresas atualmente, apresentam um comportamento um tanto quanto narcisistas dentro das ações de marketing.
Você já parou analisar quantas vezes focou suas ações de marketing somente para destacar o seu serviço ou produto?
Um bom exemplo, é o famoso “somos o melhor do mercado”. Um slogan que é utilizado repetidamente por diversas empresas.
A verdade é que o seu consumidor não quer saber se o seu serviço ou produto é o melhor do mercado. Ele deseja é a melhor solução para sua necessidade ou problema, portanto voltamos a focar na importância de focar suas ações com base na persona.
5- Não contar com o suporte de uma agência especializada
Como se pode observar, a elaboração de boas estratégias de marketing não é simples. Existem diversos fatores que influenciam de maneira direta no bom resultado.
É preciso ter uma boa presença on-line que consiga funcionar e manter um constante trabalho e interpretação de dados. Somente assim, sua empresa irá conseguir evitar erros de marketing que são extremamente comuns nos dias de hoje.
A dica é encontrar uma agência que efetue uma consultoria que ofereça suporte personalizado para o seu negócio, além de criar estratégias direcionadas para sua empresa.
Se você deseja garantir o sucesso, a dica é encontrar uma agência que possa tomar conta do marketing, caso você não tenha uma equipe direcionada dentro de sua empresa. Assim você garante que os esforços de suas estratégias terão relevância e o impacto que você deseja.
Onde encontrar empresas que efetuam consultoria de marketing
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