Em finanças e contabilidade, patrimônio líquido é o valor atribuível aos proprietários de uma empresa. Sendo assim, o valor contábil do patrimônio líquido é calculado como a diferença entre ativos e passivos no balanço patrimonial da empresa.
Definições de ativo, passivo e patrimônio liquido
Para entender melhor tudo isso, vamos começar delimitando como são representados, os ativos na economia. Assim, poderemos diferenciar o patrimônio liquido do ativo passivo.
Os passivos são um compromisso que tem a instituição. Por exemplo, podemos dizer que são obrigações como: Impostos , salários a pagar, pagamento de fornecedores, bem como todas as obrigações financeiras que uma empresa tem com terceiros.
Em contrapartida, o patrimônio Líquido na economia é o resultado do ativo menos o passivo. Ou seja, ele consiste na riqueza líquida de uma empresa. Logo, depois de cumprida as obrigações, o que lhe resta é o patrimônio líquido.
Por exemplo, podemos afirmar que, capital Social, reservas de lucros e ações, são patrimônio líquido.
Valor patrimonial
Geralmente, existem dois tipos de valor patrimonial:
- Valor do livro;
- Valor de mercado.
O patrimônio é sempre listado pelo seu valor contábil. Esse é o valor que os contadores determinam preparando as demonstrações financeiras e a equação do balanço.
O valor dos ativos de uma empresa é a soma de cada ativo circulante e não circulante no balanço. Desta forma, as principais contas de ativos incluem:
- caixa;
- contas a receber;
- estoques;
- despesas pagas antecipadamente;
- ativo imobilizado;
- ágio;
- propriedade intelectual e intangível.
O valor do passivo é a soma de cada passivo circulante e não circulante no balanço patrimonial. Assim sendo, as contas de passivo comum incluem:
- linhas de crédito;
- contas a pagar;
- dívida de curto prazo;
- receita diferida;
- dívida de longo prazo;
- arrendamento de capital;
- qualquer compromisso financeiro fixo.
Perceba que, o valor do patrimônio líquido é calculado de uma maneira muito mais detalhada em função das seguintes contas:
- Capital social;
- Excedente contribuído;
- Lucros acumulados;
- Lucro líquido;
Para calcular completamente o valor, os contadores devem rastrear todo o capital que a empresa levantou e recomprou (seu capital social), bem como seus lucros acumulados, que consistem em lucro líquido acumulado menos dividendos acumulados. A soma do capital social e dos lucros acumulados é igual ao patrimônio líquido.
Valor de mercado do patrimônio
Em finanças, o patrimônio líquido é normalmente expresso como um valor de mercado, que pode ser materialmente maior ou menor que o valor contábil. A razão dessa diferença é que as demonstrações contábeis são retrospectivas (todos os resultados são do passado), enquanto os analistas financeiros esperam, no futuro, prever o que acreditam que será o desempenho financeiro.
Se uma empresa é negociada publicamente, é fácil calcular o valor de mercado de seu patrimônio. É simplesmente o preço mais recente das ações multiplicado pelo número total de ações em circulação.
Pelo contrário, se uma empresa é privada, é muito mais difícil determinar seu valor de mercado. Se a empresa precisar ser formalmente avaliada, geralmente contratará profissionais como financeiras, ou bancos de investimento, empresas de contabilidade (grupo de avaliações) ou empresas de avaliação para realizar uma análise completa.
Estimando o valor de mercado do patrimônio
Se uma empresa é privada, o valor de mercado deve ser estimado. Este é um processo muito subjetivo. É tanto que, dois profissionais diferentes podem chegar a valores diferentes para o mesmo negócio.
No entanto, os métodos mais comuns usados para estimar o valor do patrimônio são:
- Análise do fluxo de caixa descontado;
- Análise comparável da empresa;
- Transações precedentes.
Na abordagem do fluxo de caixa descontado, um analista irá prever todo o fluxo de caixa livre futuro de uma empresa e descontá-lo de volta ao valor presente usando uma taxa de desconto.
A avaliação do fluxo de caixa é uma forma muito detalhada de avaliação e requer acesso a quantidades significativas de informações da empresa. Além disso, ela é também a abordagem mais fortemente apoiada, pois incorpora todos os aspectos de um negócio. Portanto, é considerada a medida mais precisa e completa.
Patrimônio líquido
O conceito de liquidez se aplica tanto a pessoas físicas quanto a empresas. Todos nós temos nosso próprio patrimônio líquido e uma variedade de ativos e passivos que podemos usar para calculá-lo.
Por isso, veja que os exemplos comuns de ativos incluem:
- Dinheiro;
- Imóveis;
- Investimentos;
- Mobiliário e utensílios domésticos;
- Carros e outros veículos
Exemplos comuns de responsabilidades pessoais incluem:
- Dívida de cartão de crédito;
- Linhas de crédito;
- Contas pendentes (telefone, energia elétrica, água etc.);
- Empréstimos estudantis.
- Leia também sobre : O que é um inventário patrimonial
Por fim, a diferença entre todos os seus ativos e todos os seus passivos é o seu patrimônio líquido. Sendo assim, uma consultoria financeira profissional, pode lhe ajudar a identificar melhor seus ativos.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Se deseja contratar empresas para avaliar seu financeiro com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar. Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam consultoria financeira.
É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.