A situação é extremamente comum, o condomínio decide optar pela contratação de uma nova administradora de condomínios, e a missão é conseguir apresentar quais são as melhores opções para todos os moradores.
No momento de efetuar a pesquisa, é normal encontrar diferentes opções e mais comum ainda é não saber quais são as informações mais pertinentes a serem observadas neste momento.
Leia também sobre: Quais os deveres de uma administradora de condomínio
Existem algumas práticas para selecionar profissionais ou empresas que são consideradas especialistas dentro do mercado. Por isso mesmo, deverão estar em seu checklist:
- Indicações para diferentes síndicos;
- Indicações para condomínios próximos ou de conhecidos;
- Idoneidade da empresa no mercado;
- Referências de trabalhos já efetuados anteriormente.
Posteriormente, para ser uma boa administradora de condomínios é preciso conseguir oferecer uma excelente estr30utura organizacional. Desde uma equipe de especialistas em gestão de condomínios, além de obviamente, contar com inovações tecnologias, conhecimento técnico em gestão financeira, contábil, gestão de pessoas, jurídica, etc.
Parece um pouco complicado? Fique tranquilo, vamos responder todas as questões para o seu condomínio encontrar a nova e melhor administradora de condomínios que o seu empreendimento já possuiu.
Qual o papel principal de uma administradora de condomínios?
Quando se pensa em administrar condomínios, automaticamente de pensa que é um dos trabalhos mais simples. Aí que mora o erro. Além de todas as obrigações trabalhistas, jurídicas, fiscais e contas, uma boa gestão condominial necessita envolver obrigações sociais com os próprios moradores.
- Leia também: Qual o custo de uma administração de condomínio
São tantas coisas para um síndico resolver, que acaba se tornando preciso a entrada de uma boa administradora de condomínios. Será ela a responsável por demandas administrativas, sempre em parceria com o síndico do empreendimento.
Você sabe quais são as demandas administrativas? São inúmeras, do qual podemos citar as principais como:
- Contas a pagar;
- Emissão de boletos;
- Controle de receitas e contas do condomínio;
- Folha de pagamento;
- Orçamento de compras;
- Orçamento de serviços de limpeza, manutenção, jardim, etc.
Aliás, um dos papéis centrais de uma boa administração de condomínios está na gestão de pessoal. Será ela que irá cuidar de toda a parte burocrática que envolve os colaboradores do empreendimento:
- Admissão;
- Demissão;
- Salários;
- Benefícios;
- Férias;
- Holerites;
- Contrato de trabalho;
- Adicional noturno, etc.
Atente-se para um ponto extremamente importante: é total dever da administradora se manter de olho em todas as convenções coletivas para o empreendimento sempre siga as normas que são estabelecidas por ele.
- Leia também sobre: Dicas práticas para administrar um condomínio
Quais as obrigações jurídicas e tributarias de uma administração de condomínios?
Essa é uma pergunta essencial que todo síndico precisa fazer para nova administradora de condomínios que pretende contratar. Até porque as obrigações tributarias e jurídicas dos novos tempos, como por exemplo o EFD Reinf e o e-Social, estão realmente mexendo consideravelmente com todo o mercado de administração condominial.
Foram deitas inúmeras mudanças na legislação e ainda estão sendo feitas. Sem contar a Reforma Trabalhista, que ainda não foi completamente assimilada por grande parte dos administradores, empresários e departamentos jurídicos.
Além de toda a responsabilidade que existem e possuem no Novo Código Civil e na Convenção Condominial, das quais impactam a responsabilidade dos síndicos.
Por isso, uma boa administradora precisa oferecer uma excelente retaguarda, sólida e segura, para que essas mesmas obrigações sem cumpridas com total transparência e correção.
Problemas como boletos, atas e cumprimento de convenções ficaram para trás como as únicas preocupações de uma administradora. As questões trabalhistas e tributárias representam atualmente grandes desafios e mudanças.
É preciso investir massivamente na gestão profissional e que o foco no constante aperfeiçoamento de suas equipes, através de diferentes metodologias de trabalho e novas tecnologias de informação
Quais as informações necessárias? Indicação funciona?
Escolher uma nova administradora de condomínios sempre uma enorme responsabilidade. Ainda mais quando se trata da contabilidade e administração de todo um empreendimento.
Por isso, saber escolher a melhor administradora é preciso ser feito de maneira cautelosa.
Uma das maiores dúvidas é quem será o responsável pela escolha da nova empresa. Entenda: isso sempre estará totalmente a critério do próprio condomínio. Ou seja, a escolha deverá ser feita por meio de votações em assembleias.
Nesse ínterim, vale ressaltar que quem irá contratar a empresa, é o próprio síndico, pois como já dito anteriormente é ele que possui responsabilidade civil pelo empreendimento. Ou seja, é ele quem representa a escolha de todos os moradores.
Veja as informações necessárias para encontrar uma boa administradora:
- Se oferece uma boa gestão de benefícios;
- Quantidade de condomínios que a empresa já administra;
- Experiência dela com outros empreendimentos no mercado;
- E claro, indicações de outros síndicos, condomínios e até mesmo funcionários.
Onde encontrar as melhores administradoras de condomínios do mercado?
Se deseja contratar empresas que auxiliem a encontrar uma boa administradora de condomínios, com qualidade e credibilidade que o seu empreendimento merece, o oHub pode ajudar.
Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam o serviço de administradora de condomínios.
É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer