A calibração de instrumentos é uma tarefa que deve ser feita em todos os instrumentos de medição que apresentam influência para a exatidão e validade de ensaios. Em razão disso, é necessário calibrar qualquer instrumento que seja utilizado para controle de qualidade.
Os instrumentos de medição tendem a ter reduzido seu desempenho ao longo do tempo e, assim, quanto mais é utilizado, maiores são as possibilidades de que apresentem erros acima do aceitável ou fora das especificações do fabricante. Erros de medição não podem ocorrer para não afetar a qualidade dos ensaios ou dos produtos e, portanto, a calibração de instrumentos deve ser realizada periodicamente.
Quando não se faz a calibração de instrumentos, aumenta-se o risco de problemas no controle de qualidade, além de não se poder tomar as decisões mais acertadas para a melhoria dos processos e dos produtos. Quando um instrumento de medição apresenta qualquer erro, a empresa pode ter prejuízos no produto final e nas etapas do processo em que estiver utilizando o instrumento.
A calibração de instrumentos é a forma mais acertada de avaliar o funcionamento de qualquer equipamento, sendo uma condição exigida para que se tenha resultados confiáveis.
O processo de calibração de instrumentos deve ser feito desde o momento em que qualquer equipamento entre em operação, não deixando dúvidas sobre seu funcionamento para que os produtos não apresentem qualquer defeito.
Receba orçamentos grátis e sem compromisso de serviços de calibração de instrumentos.
O oHub faz o trabalho de cotação para você.
- Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
- Economize tempo
- Consiga melhores preços
Calibração de instrumentos e seus resultados
A calibração de instrumentos é um processo experimental, definido como um conjunto de operações para estabelecer, dentro de condições especificadas, a relação entre valores indicados por um instrumento de medição ou entre valores representados por uma determinada medida exigida ou por um material de referência, com valores correspondentes de condições estabelecidas como padrão.
Os resultados da calibração de instrumentos devem ser apontados num certificado de calibração para fornecer todas as informações necessárias para oferecer apoio à tomada de decisões gerenciais, como correções a serem feitas, determinando o valor padrão exigido para os ensaios e produtos finais.
Os valores padrões são os que determinam as propriedades de qualquer produto, como efeitos de grandeza de influência sobre indicações ou comportamentos em condições adversas de utilização, como, por exemplo, temperaturas elevadas ou reduzidas, condições sob ausência de gravidade ou radiação, entre outras.
Um fator essencial que influencia a calibração de instrumentos é a preservação de sua integridade, sendo esta uma das mais importantes responsabilidades para os usuários dos equipamentos.
Sem a calibração de instrumentos não se pode, dessa maneira, certificar-se de que qualquer ensaio ou produto esteja dentro dos padrões necessários para garantir sua qualidade final.
Para garantir essa qualidade, a empresa deve estabelecer um programa de calibração de instrumentos que contenha todos os critérios para a manutenção e calibração, inclusive com os parâmetros que devem ser utilizados, métodos de calibração e frequência, através de uma empresa responsável.
O programa de calibração de instrumentos deve ser estabelecido de maneira que todas as medições sejam rastreáveis aos padrões necessários, com um período determinado através de um conjunto de fatores, como tipo do equipamento e recomendações do fabricante, análise de tendências segundo dados de calibrações anteriores, histórico de uso e manutenção.
Empresas que podem fazer calibração de instrumentos
A calibração de instrumentos deve ser feita por empresas que tenham conhecimento para tanto. Todas as calibrações devem ser realizadas com o necessário rigor técnico, respeitando exigências de padrões e de condições ambientais e oferecendo um procedimento dentro do exigido para que seus resultados sejam aceitáveis tecnicamente.
As calibrações, quando feitas por entidades especializadas, neutras e independentes são sempre aceitas pelas partes envolvidas em qualquer transação comercial ou quando houver qualquer disputa judicial, o que leva as empresas a contratarem laboratórios que mantenham os padrões e um quadro técnico de pessoal qualificado.
Uma empresa de calibração de instrumentos, para ser considerada capacitada para esse trabalho, deve atender requisitos técnicos e organizacionais, como, entre outros: os padrões de calibração, um pessoal qualificado, uma estrutura de laboratórios mantendo ambiente controlado, além de procedimentos técnicos de calibração e de avaliação de incertezas de medição. Além disso, é necessário que essas empresas possuam avaliações técnicas para obter a acreditação e o reconhecimento de competência técnica.
| E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de calibração de instrumentos, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam serviços de calibração de instrumentos.Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes. |
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer