O processo de vendas é algo que requer, antes de qualquer coisa, planejamento adequado. Independente do tipo ou porte da empresa, todo negócio precisa conhecer bem seu público-alvo, estudar um pouco de seu comportamento, compreender suas preferências e necessidades e encontrar a melhor forma de dialogar com ele para que tenha sucesso em seu trabalho de vendas.
A verdade, no entanto, é que por trás de tudo isto, há técnicas importantíssimas que se pode desenvolver para atingir o consumidor adequadamente, bem como garantir êxito e vantagem competitiva, mas que apesar de todo o conhecimento que se acumula em gestão ainda não são aplicadas em todo negócio. E uma delas é, sem dúvidas, aprender a ouvir clientes. Descubra a seguir como é possível fazer isto e quais serão os benefícios desta ação para sua empresa:
5 dicas para ouvir os clientes
1 – Defina seu público corretamente para saber como você fará para ouvi-lo
O trabalho de comunicação para ouvir clientes, entendê-los e conseguir mais vendas começa com uma boa análise e mapeamento de mercado a fim de definir qual o público em que você realmente tem interesse e para o qual irá direcionar esforços.
Em seguida, conhecendo o alvo (que pode não ser especificamente um único público), você criará formas de se relacionar com ele de que forma a obter sua opinião.
Seus clientes utilizam quais canais? Internet, TV, folhetim? Em que canal buscam mais informação para comprar? Participam de fóruns? Procure saber estas coisas para encontrar um meio de se engajar com eles e saber o que pensam e necessitam.
2 – Faça uma pesquisa aprofundada para conhecer suas características e alinhar a abordagem
Qual a linguagem que entendem? Será que você está falando a língua deles ou está oferecendo um conteúdo pouco focado, pouco esclarecedor, de difícil entendimento ou baixa relevância? Enxergue isso na prática: se você tem um blog, por exemplo, ou um folhetim online que tenha objetivo de levar informações interessantes aos seus clientes, será que está abordando o que ele quer saber?
Tem as dicas que ele procura, gera conhecimento útil a respeito de como aplicar, manter e tirar melhor proveito dos produtos que você oferece? Procure alinhar suas estratégias de abordagem. Você só saberá o que o cliente quer ler se ouvi-lo. Pergunte o que é mais valioso para ele; faça uma pesquisa de opinião. Este conteúdo, se bem trabalhado, poderá ajudar imensamente na conversão de vendas.
Seja objetivo: se seus clientes são graduados, utilizam ou preferem meios como apresentações formais, virtuais e visitas pessoais para escolher o melhor fornecedor, adapte seu trabalho de divulgação a isto. Se for de outro modo, similarmente.
3 – Ouça experiências para oferecer produtos que atendam às expectativas
Clientes buscam produtos que lhes agreguem valor e que verdadeiramente façam valer seu investimento. Somente ouvindo você poderá saber, por exemplo, quais as vantagens que ele enxerga na concorrência, o que ela faz que é capaz de atrai-lo, para poder ter um diferencial.
Ouvir clientes é essencial, portanto, também para entender qual a percepção do cliente sobre você e seus concorrentes e assim ver que tipo de abordagem, programas de relacionamento, benefícios e etc. você pode oferecer para se destacar e conquistar a preferência. Assim, trabalhando o relacionamento com seus clientes, você com certeza terá maiores chances de vender mais.
Ajude inclusive a criar valor em uma cadeia de negócios: se seu cliente é também uma empresa (no caso de foco em B2B), ele também tem clientes e igualmente precisa entendê-los para vender mais… se ele vende mais, logo compra mais de você e você também vende mais…quanto mais qualidade oferecer ao cliente, melhor será o processo de produção dele e a qualidade refletida também em seus produtos. Procure estabelecer a cultura de ouvir como um modelo de negócios que gerará maiores oportunidades para todos.
4 – Procure avaliar feedbacks constantemente
Ouvir clientes para vender mais não significa somente ouvir uma única vez. É um relacionamento constante. Preocupe-se em fazer pós-venda, em ouvir sempre a opinião do cliente, sua experiência (positiva ou negativa) com determinado produto, bem como demandas novas que lhe tenham aparecido, para saber se seu produto continua competitivo ou se é hora de atualizá-lo. Se necessário, a partir da opinião e relato de experiências de seus clientes, faça melhorias em seus produtos e avalie sempre os resultados.
5 – Crie canais para se comunicar com seu público
Estabeleça um modelo de comunicação de duas vias (em que você dá e recebe informação). Ouvir clientes não significa apenas procurá-los e fazer perguntas, por exemplo, mas também deixar a comunicação aberta para que voluntariamente cheguem até você e exponham suas necessidades, opiniões, interesses, sempre que possível. Invista num blog, site, chat, e-mails, o que for cabível.
Seu cliente começou um novo negócio? Um novo modelo de produção? Ele te contou a respeito? Quais as dificuldades que ele está encontrando? Mostre-se como um amigo, um parceiro de negócios. Tudo consiste em criar e manter um bom relacionamento com seus clientes e ouvi-los é o caminho mais certo para fidelizá-los. E desta forma, sua empresa irá vender mais, não só uma vez, mas continuamente.
E então? Você está ouvindo seus clientes? Compartilhe sua experiência aqui conosco!