O síndico profissional realizava gestão de pessoas, administrativa e financeira. Sob o mesmo ponto de vista, desde o início da pandemia a importância do síndico profissional no combate à Covid-19 entrou para a lista de prioridades de seus afazeres.
O responsável precisa ser um excelente líder para alinhas condôminos, funcionários e visitantes, às novas regras de convivência do condomínio.
Confira as curiosidades sobre o síndico profissional e qual sua importância no combate à Covid-19.
Qual é o salário de um síndico profissional?
Os valores do salário para exercer a função variam conforme a solicitação do serviço.
Por exemplo, se o condomínio exigir contrato exclusivo, o valor pode ser mais alto. Se o síndico profissional administrar diversos condomínios, o valor diminui, assim como o período de trabalho oferecido pelo síndico.
Outro fator que altera o valor cobrado é o tamanho do condomínio que o contrata e sua localização.
Qual a função do síndico profissional?
Como já dito, são diversas a atribuições de um síndico profissional.
O profissional é responsável desde fiscalizar o serviço da equipe de limpeza, segurança e portaria até lidar com questões de inadimplência. Veja mais algumas tarefas:
- realizar assembleias do condomínio;
- ser representante do condomínio, inclusive em juízo;
- comunicar à assembleia sobre notificação judicial;
- fazer cumprir a convenção, regimento interno e demais decisões acordadas em assembleia;
- realizar previsão orçamentária anual;
- realizar prestação de contas anual, e quando for exigida;
- fiscalizar o pagamento de taxas condominiais e realizar sua cobrança.
O que é preciso para ser um síndico profissional?
Administração como “dom” ou por formação
Isso mesmo, se não há um perfil administrador no síndico profissional, o fracasso o aguarda.
Sabemos que pode soar intimidante ou dura essa afirmação, no entanto, é fundamental que o contratado tenha habilidade de gestão.
Seja algo natural dele ou conquistado ao longo dos anos pelo estudo e prática, a administração é o requisito número um para esta atividade. Ou seja, todo o seu trabalho está ligado a ela.
Boa comunicação
Uma boa comunicação é uma ferramenta essencial para todos os âmbitos da vida, seja profissional ou pessoal. Porém, na função de síndico profissional ela é fundamental. Sem uma boa comunicação todo o seu trabalho pode ser destruído em pouquíssimo tempo. Uma comunicação eficiente garantirá o um trabalho bem executado além de informações claras aos condôminos.
Inteligência emocional
O síndico profissional é quem define o tom de sua organização. Se ele não tem inteligência emocional, isso pode ter consequências de longo alcance, resultando em menor envolvimento dos colaboradores e situações de estresse com alguns condôminos.
A inteligência emocional é definida como a capacidade de compreender e gerenciar suas próprias emoções, bem como reconhecer e influenciar as emoções das pessoas ao seu redor.
Ao dominar a inteligência emocional, qualquer síndico pode continuar avançando em sua carreira e organização sem se deixar abater.
Qual a diferença entre síndico profissional e zelador?
O síndico profissional é um gestor. Ou seja, um administrador dos recursos do condomínio e da boa manutenção e ordem do que lá é realizado.
O profissional tem como atribuições, gerenciar o que foi determinado em assembleia, empregar de forma correta os recursos financeiros e materiais que condomínio dispõe.
Ademais, o síndico tem funções específicas determinadas por lei que devem ser cumpridas durante seu mandato.
Já o zelador, tem a função organizacional e operacional do condomínio. Além de, literalmente “zelar” pelo cuidado externo do prédio, como gerir os demais funcionários quanto a limpeza, fachada e portaria, o zelador ainda tem outras funções.
Ele trabalha como o encarregado direto do síndico profissional. Enquanto o síndico gerencia o que deve ser feito, o zelador opera, fiscaliza e executa as ações.
Qual a carga horária de um síndico profissional?
O Código Civil determinou várias funções do síndico profissional, porém, não delimitou sua carga horária. Sendo assim, não é possível definir e determinar que o síndico deve trabalhar um tempo exato de horas. Assim, o que for acordado dentro da leis, pode ser feito entre o condomínio e o síndico profissional contratado.
Por fim, muito ainda pode ser discutido sobre as funções e particularidades do síndico profissional, mas, para saber como escolher a pessoa certa é sempre bom, realizar entrevistas pessoalmente.
Assim, se deseja contratar um síndico profissional com a qualidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar. Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam este serviço.
É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer