É muito importante saber quais são as principais ameaças à segurança da informação para que sua empresa possa se precaver e evitar problemas nessa área.
Os ataques à segurança da informação são cada vez mais frequentes e precisam ser levados a sério, independente do tamanho da sua organização.
Desde um pequeno escritório de advocacia, um escritório de contabilidade ou até mesmo uma grande empresa, todos estão correndo riscos, caso não se informem e tomem os cuidados necessários para evitar qualquer um dos tipos de incidentes de segurança da informação.
São muitos os exemplos de riscos de segurança da informação e para que você possa ficar bem informado escrevemos esse material. Com ele você poderá tomar a decisão correta em relação a segurança de seus dados.
Portanto, segue com a gente e conheça quais são as principais ameaças à segurança da informação.
Quais são as principais ameaças à segurança da informação?
Vamos então listar as principais ameaças à gestão da segurança da informação e falar um pouco mais sobre cada uma delas.
Você verá que os casos de falha na segurança da informação podem trazer grandes problemas se não tratados com a devida importância. E pode acreditar, esses casos de falha na segurança da informação são mais comuns do que você imagina.
As principais ameaças à segurança da informação são:
- Malware
- Ransomware
- Spyware
- Phishing
- DDoS
Vamos então conhecer mais sobre cada um deles e ver alguns exemplos de riscos de segurança da informação que uma empresa corre.
1. Malware
O Malware é uma das ameaças à segurança da informação mais comum. Malware é a abreviação das palavras em inglês: malicious software, e é o nome que se dá para um tipo de programa desenvolvido para infectar computadores.
Um Malware pode causar grandes danos se infiltrando nos sistemas de uma empresa e conseguindo acesso não autorizado a dados sensíveis.
Para que um Malware funcione, ele precisa ser executado dentro do computador, iniciando assim suas ações. Portanto, o cuidado com anexos de email, pen-drives e links desconhecidos deve ser sempre observado.
Como Malware é apenas o nome que se dá a este tipo de arquivo ele pode trazer diversos tipos de ameaças diferentes, de acordo com o objetivo do criminoso por trás de sua criação.
Inclusive, grande parte das ameaças à segurança da informação que vamos falar aqui são tipos de Malware.
2. Ransomware
Ransomware é um dos exemplos de riscos de segurança da informação que mais cresce nos últimos anos.
Com um Ransomware, hackers se apossam de informações dos computadores da empresa sem apagar ou movê-los, apenas encriptando todos os seus dados. Dessa forma você perde acesso aos dados das máquinas atingidas.
Esse tipo de ataque à segurança da informação vem seguido de extorsão, na qual os hackers pedem um pagamento, em bitcoin (para não ser rastreado), em troca da chave que libera os arquivos “sequestrados”.
Porém, mesmo com pagamento, o que se vê é exigências de mais pagamento enquanto os arquivos nunca são liberados.
O melhor caminho, ao invés de pagar aos hackers, é contratar o serviço de empresas de segurança da informação para que eles possam tentar trazer seus arquivos de volta e mesmo evitar que eles sejam “roubados”.
Exemplos de incidentes de segurança da informação como este, servem de alerta para que os cuidados com os ataques à segurança da informação sejam sempre uma prioridade em sua empresa.
Qual empresa hoje pode se dar ao luxo de perder todas suas informações e recomeçar do zero?
Muito difícil, não é mesmo?!
3. Spyware
Como o próprio nome sugere, o Spyware se encarrega de espionar as atividades de um sistema. Seja informações de acesso, tráfego de rede e qualquer outro tipo de informações digitadas ou armazenadas nos computadores de sua empresa.
É muito importante que sua empresa tenha sistemas de seguranças que se encarreguem de minimizar os casos de falha na segurança da informação, para que seus dados não caiam em mãos erradas.
Em segurança da informação, é muito comum usar o termo minimizar quando se fala em riscos de ataques à segurança da informação, ao invés falar em evitar.
O motivo é a constante descoberta por brechas de segurança, que é agravada pela evolução da tecnologia que acaba por trazer também novas falhas de segurança.
4. Phishing
Phishing é a forma que os hackers usam para enganar os usuários de um sistema ou serviço, a fim de ter acesso a informações confidenciais como logins, senhas e informações de cartões de crédito.
Você já deve ter recebido um email falso se passando por algum serviço como um banco, por exemplo.
Este tipo de ataque usa falsos sites que imitam o site oficial do serviço que eles querem obter as informações, e confunde os usuários fazendo com que eles entreguem suas informações confidenciais.
5. DDoS
Os ataques à segurança da informação por DDoS acontecem há muitos anos e têm o objetivo de derrubar os serviços de uma máquina ou rede.
Os ataques DDoS funcionam enviando uma grande quantidade de acessos simultâneos até que o sistema não aguente e saia do ar.
Há muitas formas de se precaver desse tipo de ataque, mas sua simplicidade e a falta de preocupação de algumas empresas fazem dele um ataque ainda muito recorrente.
Leia também: [Guia] Conscientização em segurança da informação na empresa
Prevenção é o melhor remédio
Como você pôde ver, são muitos os exemplos de incidentes de segurança da informação que podem atingir as empresas e estes que você viu aqui não são os únicos.
Portanto, você precisa estar sempre preparado com as melhores práticas para minimizar o seu risco a qualquer tipo de incidente de segurança da informação.
Entre essas práticas está a contratação de uma empresa de Segurança da Informação. Para encontrar o fornecedor ideal você pode contar com a ajuda gratuita do oHub. Em 5 minutos, você preenche um único pedido de orçamento e recebe o contato de fornecedores qualificados na área.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Confira a lista completa de empresas no site. É gratuito e super rápido. Confira!