A análise de risco de segurança patrimonial é um dos primeiros passos executados para definir o tipo de segurança que deve ser implementado em uma empresa.
Depois é feito um plano de contingência para segurança patrimonial especificando cada medida preventiva, recursos e ferramentas para manter a segurança do local e das pessoas.
Para que a análise seja assertiva é importante ter a orientação de uma empresa especializada em segurança patrimonial.
Além de executar o serviço, primeiro, a equipe vai definir as necessidades que a empresa possui e como elas devem ser atendidas.
Como o serviço de segurança patrimonial é privado, ele segue uma legislação federal específica que só empresas certificadas possuem.
Antes de confiar a segurança dos seus ativos a uma empresa, confira se ela possui a certificações necessárias e o aval da Polícia Federal.
Checagem feita, é hora de colocar a mão na massa. Entenda o que é análise de risco de segurança patrimonial, para que serve este documento e as falhas mais comuns que ocorrem no processo. Boa leitura!
O que é análise de risco de segurança patrimonial?
A análise de risco de segurança patrimonial é um processo que tem como objetivo identificar e analisar riscos, ameaças e outras vulnerabilidades a que uma empresa está sujeita.
Também identifica as ações que podem prevenir que aconteça algum dano ao patrimônio e as pessoas que trabalham/circulam pelo local.
Ao final da análise tem-se um panorama geral dos riscos e seus impactos na organização.
É importante destacar que toda atividade tem uma probabilidade de risco, portanto, a segurança patrimonial é importante para garantir um bom desempenho.
Tem dúvidas sobre esse tipo de serviço? Confira o post: ‘Tudo sobre o que é segurança patrimonial e como contratar’.
Para que serve a análise de risco?
A análise de risco de segurança patrimonial é a base da gestão de segurança patrimonial nas organizações.
A partir desse trabalho são definidas as ações práticas mais adequadas para prevenir e manter a segurança diária das operações.
Tem dúvidas sobre contratar segurança patrimonial desarmada ou armada para o seu negócio? Com a análise de riscos, é possível identificar o tipo de serviço que vai atender melhor suas necessidades de proteção.
Assim, a empresa investe nas soluções que serão realmente úteis, otimizando o orçamento.
Com essa base, o passo seguinte, que é o plano de contingência, pode ser feito com mais assertividade e soluções inteligentes.
Quer saber entender melhor como funciona a análise de risco? Leia também o post: ➤ Como fazer uma análise de risco segurança patrimonial.
Quais são as falhas de segurança mais comuns?
Até aqui deu para perceber que a análise de risco de segurança patrimonial é essencial. Por isso, vale a pena ficar de olho na execução do processo para evitar alguns erros.
Reunimos abaixo quatro falhas de segurança mais comuns que as organizações precisam devem evitar.
1. Plano que não cobre todos riscos
As brechas no planejamento são uma das falhas mais comuns na análise de risco de segurança patrimonial.
Por isso, é importante que a empresa que vai executar esse serviço para você preste um serviço personalizado. Afinal, não existe plano de segurança padrão. Cada empresa tem necessidades diferentes.
Alguns critérios que orientam a criação do planejamento são:
- diagnóstico de riscos;
- estudo detalhado de cada vulnerabilidade diagnosticada;
- lista de soluções e ferramentas para prevenir os riscos;
- cronograma de implementação;
- responsável pelo execução, implementação e monitoramento do plano de contingência;
- escolha do fornecedor para terceirização de segurança patrimonial;
- orçamento total do investimento.
Se o plano deixa pontos vulneráveis, provavelmente, a análise de risco pode ter perdido detalhes importantes.
2. Falta na conscientização da equipe
O investimento na análise de risco de segurança patrimonial será em vão se a equipe da empresa não estiver consciente dos riscos e dos processos adotados para evitá-los.
Por isso, as campanhas de conscientização e o treinamento dos profissionais que executam os procedimentos de segurança são tão importantes.
As campanhas de conscientização colocam todos da empresa na mesma página e reduzem as chances de erros e improvisos para contornar alguma situação que aparecer.
Já o treinamento é fundamental para os profissionais da linha de frente que precisam saber o que fazer quando alguém solicita acesso a empresa no portão, por exemplo.
Ou como é autorizada e feita a carga e descarga nos galpões. Assim, o trabalho tem diretrizes claras executadas igualmente por todos.
Padronizar é a palavra de ouro da segurança patrimonial, pois dá autonomia à equipe e incentiva a autoconfiança entre os membros.
3. Subestimar ou superestimar riscos
Fazer a análise de risco de segurança patrimonial é uma forma de prevenção que também orienta a utilização adequada dos recursos.
Isso permite uma resposta mais assertiva e rápida quando algo acontece, mas evita principalmente que os processo precisem entrar em ação.
Dessa forma, quando uma vulnerabilidade é tratada com menor ou maior importância do que realmente deve, acontece um desequilíbrio na forma de lidar com ela.
As empresas que já possuem alguma solução de segurança implementada, por exemplo, também devem ter essas soluções reavaliadas.
Os indicadores de segurança patrimonial, por sua vez, ajudam a orientar se esses processos precisam ou não de melhorias.
4. Equipe não qualificada
Ao fazer a terceirização de segurança patrimonial, você precisa checar a referência de cada fornecedor, buscar opiniões de clientes antigos e os cadastros nos órgãos competentes.
Tentar enxugar os custos pode fazer você cair no radar de empresas que não são qualificadas para fazer a análise de risco de segurança patrimonial.
E sem essa base, a equipe que ela fornece para executar o serviço também não é qualificada para o mesmo.
Um dos protocolos que reforçam a idoneidade de uma empresa de segurança patrimonial séria é sua regularização na Polícia Federal. Principalmente, se ela oferece serviço de vigilância armada, por exemplo.
Uma equipe sem a devida competência pode colocar em risco seu patrimônio e as pessoas que trabalham nele. Fique atento!
Onde encontrar um fornecedor de segurança patrimonial?
Sua empresa precisa dar os primeiros passos na análise de risco de segurança patrimonial ou atualizar os protocolos de prevenção de riscos?
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O passo a passo para solicitar uma proposta é simples e em menos de cinco minutos você contacta diversas empresas com apenas um pedido:
- preencha as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
- especifique a localização da sua empresa;
- forneça os dados para contato do fornecedor.
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