Home > TI e Informática > O que é e como funciona uma análise de vulnerabilidade segurança da informação?
analise-vulnerabilidade-seguranca-informacao

O que é e como funciona uma análise de vulnerabilidade segurança da informação?

A análise de vulnerabilidade na segurança da informação é um procedimento que avalia quais são as principais brechas e falhas de segurança as quais uma empresa está exposta e como prevenir essas ameaças com a implantação das ferramentas adequadas e métodos de controle de acesso.

Todos os documentos, planilhas, apresentações e imagens armazenadas nos computadores de uma empresa são ativos importantes para o negócio.

As ideias e estratégias contidas neles se transformam em projetos e, consequentemente, em dinheiro para a empresa depois. 

Se os computadores, a rede e o sistema de gerenciamento de documentos estão vulneráveis, aumentam as chances de invasões e ciberataques que podem prejudicar todo o trabalho.

Por isso, é importante entender com clareza o que é a análise de vulnerabilidade na segurança da informação.

Continue lendo e entenda também como funciona esse processo, porque é importante fazer e que tipos de falhas ele pode identificar.

O que é análise de vulnerabilidade na segurança da informação?

Na análise de vulnerabilidade na segurança da informação a equipe de TI faz uma varredura para encontrar falhas e brechas no sistema da empresa que podem expô-lo a ameaças. Nesse processo são analisados:

  • programas terceirizados como sistemas de gestão de projetos, softwares de CRM, de gestão financeira, gerenciamento de redes sociais, etc;
  • redes de internet e intranet (caso exista);
  • antivírus e firewalls das máquinas;
  • configuração da rede entre computadores;
  • consistência do controle de acesso, entre outros.

Com essa análise, uma empresa pode dar continuidade às suas operações com segurança e manter a confiabilidade nos processos seguidos. 

Dessa etapa resulta uma lista de pontos aos quais a empresa está vulnerável e a equipe de TI fica responsável por pensar em resoluções para cada um.

Esses planos de ação precisam ter um planejamento consistente e a equipe deve estar bem alinhada para orientar e implementar as ferramentas necessárias.

Por que é importante fazer análise de vulnerabilidade?

De acordo com um estudo da IBM, 27% das violações de dados são causadas por erros humanos. Isso foi facilitado bastante pelo aumento do acesso a internet.

A Symantec apontou que um em cada dez ataques direcionados usam malware para destruir ou interromper operações de negócios. Aliás, 93% desses malwares chegam através dos e-mails.

Essas estatísticas comprovam a necessidade de uma política de segurança da informação para que os funcionários tenham orientações claras para evitar vulnerabilidades e a abertura de brechas no sistema. 

Então o objetivo da análise de vulnerabilidade na segurança da informação é evitar que as ameaças realmente se concretizem.

Para isso, uma série de melhorias podem ser implementadas para que esse resultado seja alcançado, mas além disso, a equipe do empresa também ganha em produtividade.

Alguns motivos que reforçam a importância da análise de vulnerabilidade são:

  • encontrar brechas e falhas com antecedência para evitar fraudes e roubo de informações;
  • aprimorar a eficiência, a segurança e o desempenho de softwares e programas de gestão através de configurações mais robustas;
  • escolher ferramentas de segurança apropriadas para a necessidades da empresa;
  • evitar que os sistemas fiquem obsoletos;
  • atualizar os softwares usados pela empresa, mantendo os protocolos de segurança mais atuais;
  • ter os processos da empresa documentos, facilitando o repasse e o treinamento para que todos os funcionários sigam as mesmas diretrizes de segurança.

Exemplos de vulnerabilidade na segurança da informação

exemplos-vulnerabilidade-seguranca-informacao

Dependendo da quantidade de informações que uma empresa movimenta por dia, os tipos de vulnerabilidades enfrentados podem ser maiores ou menores.

Abaixo, citamos alguns tipos que são comuns de serem encontrados na análise de vulnerabilidade na segurança da informação:

Estrutura de armazenamento

O armazenamento de arquivos é um processo que deve ser muito bem planejado para que a estrutura seja 100% segura. Além de precisar de um servidor confiável é fundamental estruturar um backup.

Este último ponto, inclusive, é um dos mais falhos encontrados na análise de vulnerabilidade na segurança da informação.

Para corrigi-lo, conheça ‘5 melhores serviços de armazenamento em nuvem para empresas’ que você pode implementar no seu negócio.

Falta de controle de acesso

Outra falha comum identificada na análise de vulnerabilidade segurança da informação é a ausência de controle de acesso.

O controle de acesso é um procedimento que controla e libera níveis de acesso ao sistema para os usuários. Esse processo é importante para evitar que informações confidenciais e estratégicas fiquem acessíveis a qualquer pessoa.

Quando identificado, é um problema fácil de corrigir. Entenda melhor neste outro post: ‘O que é controle de acesso na segurança da informação’ e como implementar.

Ausência de uma política de segurança definida

A política de segurança da informação dentro de uma empresa é fundamental para evitar vulnerabilidades no sistema.

Esse documento é um manual que reúne todas as normas e diretrizes para proteger e regular o uso de ativos confidenciais da empresa, bem como garantir a qualidade da infraestrutura de equipamento. 

Por isso, é importante que o time de TI reúna as informações necessárias e crie este documento. Para ajudar os funcionários a seguirem as regras podem ser realizados treinamentos, newsletters de repasses semanais, entre outras táticas.

Atraso nas atualizações dos sistemas

Todo serviço digital seja um software SaaS ou sistema acessado pelo navegador exige atualizações que além de novas funcionalidades agregam novidades em relação a segurança.

Aliás, as atualizações para corrigir brechas nos sistemas são o tipo de melhoria mais comum. Ou seja, as prestadoras de serviço também fazem a análise de vulnerabilidade na segurança da informação dos seus negócios.

Assim, é importante ter um profissional do time de TI ligados nas atualizações dos softwares, antivírus, sistemas operacionais, firewalls, entre outros.

Equipe especializada em TI

Nem todo negócio pode manter uma equipe fixa na empresa para cuidar de tudo relacionado a análise de vulnerabilidade na segurança da informação.

Porém, a total ausência de uma orientação profissional, mesmo que de tempos em tempos, pode ser ainda mais prejudicial.

Manter uma frequência nas auditorias para verificar vulnerabilidades, como andam as soluções implementadas e tirar dúvidas da equipe já mantém a empresa protegida.

Entendeu a importância da análise de vulnerabilidade?

Sua empresa precisa reforçar a análise de vulnerabilidade na segurança da informação? Então a melhor solução é encontrar um fornecedor qualificado que entenda da sua área de atuação.

Para encontrar o fornecedor ideal você pode contar com a ajuda gratuita do oHub. Em cinco minutos, você preenche um único pedido de orçamento e recebe o contato de fornecedores qualificados na área.

Confira a lista completa de empresas de Segurança da Informação no site. É gratuito e super rápido. Confira!

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial