Home > RH > Folha de Pagamento > Aprenda tudo sobre folha de pagamento
Aprenda tudo sobre folha de pagamento - oHub

Aprenda tudo sobre folha de pagamento

Para que sua empresa se desenvolva de maneira saudável e seus funcionários sejam mais engajados, é preciso que você aprenda tudo sobre a folha de pagamento.

É necessário saber quais são os processos de valores, como os funcionários recebem todos os meses, como não ter atrasos, ser organizado e como ser feito de maneira correta.

Entretanto, a maior questão, é que com o crescimento de organização é um tanto quanto difícil manter a eficiência da folha de pagamento, se tornando cada vez mais complexa.

Quer saber como gerir da melhor maneira a folha de pagamento do seu negócio?

Veja algumas dicas importantes a seguir.

O que é  folha de pagamento?

Primeiramente, também conhecida como contracheque, a folha de pagamento nada mais é do que uma lista. Nela está a remuneração que se paga aos colaboradores. E é exatamente este documento que tem todas as informações trabalhistas, através de dados contábeis. Contudo, feita por empresas especializadas ou por colaboradores de outras empresas alocados em seu negócio.

São eles que possibilitam efetuar o cálculo do valor de salários brutos, e em especial, o líquido que são contabilizados já todos os descontos.

Realizar uma boa folha de pagamentos, não é somente uma questão de necessidade para os empreendedores. Da mesma forma que, lidar com o salário de funcionários não é uma das tarefas mais fáceis.

Entretanto, isso pode ser mais simples, em especial se utilizar a tecnologia a seu favor.

Uma prática que auxilia e a evitar erros, que em diversos casos pode ocasionar pagamentos de multas e até processos trabalhistas. Portanto, ao saber gerenciar da melhor maneira, sua empresa estará protegida e segura contra as falhas mais comuns que ocorrem nesse procedimento.

Todos os meses, quando o colaborador recebe sua folha de pagamento, ou holerite como quiser chamar, não imagina todas as variáveis, legislações e processos que o profissional de RH precisa avaliar e cumprir antes efetuar seu fechamento.

São elementos que fazem parte dos principais processos dos recursos humanos de uma empresa, e é um dos fatores primordiais para que a empresa ande de maneira correta.

O que inserir ou não inserir na folha de pagamento

Para elaborar o cálculo, do qual se trata de uma obrigação legal para empresas que efetuam a contratação através da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). É por meio dela que a empresa ganha em vantagens por poder acompanhar todos os investimentos mês a mês, como para o colaborador. É praticamente um espelho de sua renda fixa, e assim, conhece melhor os descontos e vencimentos que são realizados.

É um tanto quanto abrangente e complexo – o que acaba gerando inúmeras dúvidas – em especial para quem é o responsável pelo fechamento da folha.

Para entender melhor, é preciso entender a diferença entre:

Salário

Aqui já se trata do pagamento que é feito para o colaborador, de acordo com o tempo trabalhado e os serviços prestados. É necessário fazer parte as gratificações legais, o salário estipulado e suas devidas comissões.

Ou seja, o que deverá constar na folha de pagamento são as variáveis de sua remuneração, o salário base e os descontos previstos – que iremos falar mais à frente.

O pagamento deverá ser feito até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido, de acordo com a lei, em casos de pagamentos mensais. E para semanais ou quinzenais é preciso que seja feito até o 5º dia útil.

A princípio, diversas empresas efetuam o pagamento somente no último dia do mês. Dessa maneira, o fechamento da folha de pagamento precisa ser feito antes, para ganhar mais tempo para fazer os descontos e proventos devidos ao colaborador.

Remuneração

Aqui ocorre a soma do pagamento do empregador de forma indireta ou direta. Ou seja, adicionais, horas extras, insalubridades, gratificações, comissões etc.

Para todos os efeitos legais, entende-se por remuneração, o que é pago diretamente pelo empregador. Por exemplo, gorjetas e contraprestação do serviço – além do salário devido.

Veja um checklist do que deve ser feito

Listamos abaixo um checklist para fazer diariamente e sempre que houver necessidade. Veja:

Todos os dias

  • Regulagem de horas-extras;
  • Regulagem de marcações no ponto – atenção para possíveis exceções;
  • Ajustar e apurar faltas;
  • Regular banco de horas;
  • Conferir e enviar para o e-social retornos de qualquer tipo de afastamento;
  • Conferir vencimentos de contrato de experiência, prorrogações, efetivações e casos de rescisões.

Sempre que existir necessidade

  • Lançamento de vales – valores de convênio e adiantamentos;
  • Efetuar admissão e emitir contratos;
  • Lançar atestados;
  • Aplicação de advertências;
  • Aplicação de suspensões;
  • Cálculos de rescisões e emissão de documentos;
  • Cálculos de férias e documentações.

Terceirizar ou “fazer dentro de casa”?

A terceirização de folha de pagamento é uma excelente solução que vem sendo adotada não só no Brasil, como em todo o mundo. A cada dia empresas se preocupam com eficiência e competitividade. Logo, preferem entregar essa responsabilidade para empresas especializadas em serviços relacionados aos recursos humanos.

Por conta de tamanha complexidade, muitas empresas encontraram a solução ao terceirizar esse tipo de serviço.

Logo, a terceirização de RH consegue evitar diversas questões internas relacionadas, por exemplo, a erros de cálculos. Como também, vem sendo utilizada como uma nova estratégia para maximizar recursos.

Assim também, organizações de qualquer segmento poderão ter mais tempo para se dedicarem ao seu negócio. Sem contar que, na maioria dos casos é uma grande saída para redução de custos.

SAIBA: o que é treinamento organizacional


Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:

Onde encontrar as melhores empresas para auxiliar na folha de pagamento de sua empresa

Logo, sabe-se que é um tanto quanto complicado formalizar o processo de folha de pagamento. Não tem experiência e precisa de ajuda com essa parte em seu negócio?

Que tal contratar um fornecedor para realizar um serviço de terceirização de folha de pagamento? O oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou, se preferir, veja a lista de empresas que realizam terceirização de folha de pagamento. É fornecedor? Cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes.

Sobre Luiza Guimarães

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial