BPO é o acrônimo de ‘Business Process Outsourcing’ que significa ‘Terceirização de Processos de Negócios’ em português. Uma prática comum nas empresas que precisam otimizar para ganhar produtividade nas tarefas que resultam em lucro.
A tecnologia tornou a terceirização BPO ainda mais rápida e fácil de implementar, auxiliando o desenvolvimento de pequenas e médias empresas.
Quer dar mais atenção para o seu negócio e para as atividades essenciais e ainda conseguir manter uma gestão eficiente?
Continue lendo e entenda tudo sobre BPO: o que é, como funciona, os principais serviços terceirizados e as vantagens.
O que é uma empresa de BPO?
Uma empresa de BPO — ‘Business Process Outsourcing’ — é aquela que fornece serviços em uma determinada área para outras empresas.
Por exemplo: empresas de BPO financeiro, auxiliam os negócios na área de Finanças, padronizando e colocando em ordem tudo relativo ao dinheiro.
Os fornecedores dessa área, geralmente, criam processos padronizados para serem aplicados em diversos tipos de negócios.
Por isso, é importante se dedicar na fase de pesquisa para encontrar uma empresa de BPO confiável e que atenda as necessidades do seu negócio.
Como funciona a terceirização BPO
O dono de uma pequena loja de informática deseja aumentar as vendas e expandir seu negócio, trabalhando com um público empresarial.
Mas como também executa o serviço junto de sua pequena equipe é impossível para o dono se dedicar ao planejamento de ações de marketing.
Como montar uma equipe própria ainda não está nos planos, a melhor opção é utilizar o BPO para encontrar uma agência de marketing digital.
Dessa forma, o dono continua focado nas atividades principais e que colocam o dinheiro dentro da empresa e delega essa tarefa, alinhando os objetivos com a empresa contratada.
É assim que funciona a terceirização BPO. Os processos necessários são executados por um fornecedor capacitado na área desejada e consegue auxiliar o desenvolvimento do negócio.
Leia também: Como impulsionar as vendas de pequenas e médias empresas com marketing digital?
Tipos de serviços mais comuns

Além do Marketing Digital, o BPO é utilizado em outras áreas: da financeira até o atendimento ao cliente. Alguns dos serviços mais comuns e procurados para BPO são:
– Help Desk;
– Tecnologia da Informação (TI);
– Gestão Financeira e Contabilidade;
– Portaria;
– Criação e manutenção de site;
– Software de RH, etc.
Existem outros processos que podem ser otimizados dentro de uma empresa com o BPO e o mercado de fornecedores é cheio de opções.
Mas encontrar uma empresa confiável, com uma boa equipe e que presta serviço de qualidade é essencial.
Para selecionar o melhor fornecedor de BPO, confira a lista completa de empresas que o oHub tem em diversas áreas para encontrar o melhor preço.
Com apenas um pedido você consegue obter orçamentos detalhados com várias empresas pelas quais se interessar. Todas possuem avaliações e identificação de documentação verificada.
Vantagens do BPO para as empresas
O BPO favorece o desenvolvimento da empresa de várias formas positivas. Listamos abaixo as principais vantagens de escolher um fornecedor externo:
1. Enxugar os custos da empresa
Ter um equipe própria para cada um dos setores da empresa não é algo viável para a maioria dos pequenos e médios negócios.
A burocracia de contratação e os custos com a folha de pagamento de uma equipe também são muito elevados.
Com isso, o BPO entra como solução com ótimo custo-benefício, pois o fornecedor trabalha com um processo bem estruturado e com uma equipe capacitada para colocá-lo em prática com qualidade.
2. Ter mais tempo para as atividades principais
Conseguindo enxugar o orçamento das atividades de apoio, as empresas podem direcionar esse orçamento para contratar profissionais qualificados para as atividades principais.
Assim, o tempo que um empreendedor dedicaria para tentar entender sobre Contabilidade, pode ser investido no treinamento da equipe para torná-la mais eficiente.
3. Manter o negócio atualizado
Acompanhar as novidades de todos os setores e o que a tecnologia traz para otimizar cada um é uma tarefa complicada.
Com o BPO, é possível escolher um fornecedor atualizado, que usa o melhores recursos e que vai implementar processos e ferramentas úteis no negócio.
Esse movimento contribui para criar uma cultura organizacional mais forte e uma equipe motivada em trabalhar na empresa.
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Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer