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Aprenda a criar um processo de capacitação em gestão de pessoas

Aprimorar as habilidades dos funcionários tem se tornado um dos maiores desafios dos líderes, que buscam maximizar a produtividade, melhorar a qualidade dos serviços, bem como a satisfação individual. Para aperfeiçoar esses talentos, hoje as empresas têm investido em cursos de capacitação em gestão de pessoas.

O método consiste em treinar características e conhecimentos de profissionais e colaboradores para, assim, almejar metas mais duradouras e resultados corporativos mais satisfatórios.

Neste processo, existem diversas etapas que podem ser implementadas de acordo com os objetivos de cada instituição.

Quer saber como funciona? Ao longo deste artigo, você vai conhecer as principais técnicas de capacitação de pessoas e aprender a incluí-las na rotina da sua empresa. Confira!

O que é capacitação de gestão de pessoas? 

Parte dos resultados obtidos pelas organizações diz respeito ao sentimento dos colaboradores. Baixa produtividade, atrasos e relacionamentos conturbados são algumas das consequências de sentimentos fragilizados, que podem surgir por diversos fatores.

Não basta ser uma companhia com ideias criativas e, ao mesmo tempo, deixar de focar na capacitação dos seus profissionais para resolver esses e outros problemas.

Logo, a capacitação de gestão de pessoas é um processo que ajuda os líderes a desenvolverem técnicas para que os colaboradores estimulem suas visões críticas sobre si e a companhia. Eles são direcionados para entenderem como devem atuar no trabalho. Mas, isso só acontece quando a empresa tem gestores qualificados para prepará-los.

Quais são os benefícios da gestão de pessoas?

O gerenciamento de pessoas pode ser aplicado em organizações agregando diversos benefícios. São eles:

1. Contratações mais sólidas 

A capacitação em gestão de pessoas pode proporcionar processos seletivos mais equilibrados, fazendo com que os líderes e o RH tenham mais discernimento na hora de escolher seus profissionais.

Afinal de contas, nem todos os gestores avaliam se o candidato está integrado às atividades, à missão e aos valores da companhia. Esse fator pode resultar em desmotivação e gerar maiores custos com contratações provisórias.

Ao contar com um gerenciamento de pessoas efetivo, será possível definir o perfil da vaga, do cargo e selecionar os melhores candidatos, diminuindo então os custos com a rotatividade de pessoas.

2. Aumento de produtividade 

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Right Management, pessoas motivadas são 50% mais produtivas, o que prova que a recompensa salarial não é o único fator para satisfazer um trabalhador.

Nesse aspecto, as capacitações são fundamentais porque melhoram o desempenho técnico dos profissionais e fazem com que eles produzam mais rápido e com menor possibilidade de erro.

Sendo assim, o gestor deve desenvolver habilidades de liderança para motivar sua equipe, ter uma comunicação eficiente, dar feedback e investir nas pessoas ao seu redor.

3. Administração dos benefícios

Benefícios sempre se tornaram atrativos para motivar funcionários, como, por exemplo, vale-alimentação, transporte, plano de saúde, bolsas de estudos, entre outros.

Nesse sentido, implantar o gerenciamento de pessoas na empresa será positivo para compreender os interesses do time e definir um pacote de benefícios adequado ao perfil dele e ao orçamento da organização.

É possível saber as necessidades dos funcionários por meio de pesquisas internas. Ao ouvir a opinião dos trabalhadores, você descobrirá o que realmente é útil para eles.

4. Visão ampla sobre os funcionários 

A capacitação em gestão de pessoas faz com que o aperfeiçoamento dos funcionários não seja aleatório, o que inclui avaliar os objetivos, o perfil da equipe e os prós e contras.

Desse modo, é possível desenvolver um programa de capacitação adequado voltado para funcionários e líderes, além de investir em ferramentas e cursos que gerem resultados positivos.

5. Retenção de talentos

O gerenciamento de pessoas na empresa, geralmente, resulta em um bom ambiente organizacional, oferta de benefícios e treinamentos para equipe. Esses fatores fortalecem a marca e se tornam um diferencial competitivo no mercado de trabalho, contribuindo para atrair e reter talentos.

Contar com profissionais qualificados é fundamental para o desempenho do negócio. Além disso, a retenção de talentos evita a alta rotatividade e garante que os profissionais motivados permaneçam no cargo.

6. Definição dos objetivos empresariais 

É importante que os colaboradores saibam o que se espera de uma empresa. Em muitas situações, eles são contratados, mas não têm conhecimento dos objetivos da instituição.

Isso é um problema de falta de engajamento, que deve ser resolvido pelos profissionais de RH.

No momento que se investe em eventos internos, reuniões, feedbacks, integração de recém-contratados, a tendência é de que a empresa possa melhorar o engajamento do time.

Leia também sobre: O que é treinamento comportamental

Como criar uma capacitação de pessoas? 

Transmitir informações importantes

O gestor deve estimular a cultura da inovação no ambiente profissional para disseminar o conhecimento entre todos.

Mas, que tipo de conteúdo deve ser espalhado? Aqueles mais relevantes para os demais, com caráter proativo e motivacional. Ou seja, insights da empresa, dicas motivacionais e exemplos de sucesso.

Descobrir as necessidades 

Entrevistas, questionários e pesquisa ajudam a identificar as maiores lacunas da empresa, de forma que se possa saná-los e prevenir problemas futuros.

Executar processos controlados 

Para preservar o sucesso da empreitada de capacitação de pessoas, é importante desenvolver programas organizados e com resultados definidos. A relação entre custo e benefício deve ser transparente, assim como os métodos e temas abordados.

Nesse sentido, deve-se saber quem serão os instrutores, quais informações serão transmitidas e a infraestrutura necessária para o treinamento.

Avaliar os resultados

Os custos do programa de capacitação devem ser anotados detalhadamente, assim como as consequências dos investimentos. Neste caso, pergunte-se:

  • O programa agregou valor à empresa?;
  • Aumentou ou caiu a produtividade?;
  • Quais comportamentos foram ajustados?  

5 fases do processo de capacitação de pessoas 

Após conhecer as bases de uma gestão estratégica de pessoas, vamos à prática! A seguir, explicaremos as diferentes fases de um processo de capacitação de pessoas. Confira!

  • 1º fase: consiste na explicação do conceito de capacitação de pessoas. Entende-se como o treinamento pode potencializar o desempenho dos colaboradores, identificando as principais dificuldades e limitações de cada um;
  • 2ª fase: a empresa deve criar um planejamento eficaz de desenvolvimento de colaboradores. Aqui, é fundamental considerar os nomes dos profissionais participantes, o conteúdo abordado, o método aplicado, o local do treinamento e a definição do profissional que comandará este processo;
  • 3ª fase: serve para definir o modelo de capacitação de colaboradores, que pode ser a adaptação de novos funcionários, treinamento para promoções, planos de carreira ou atividades específicas;
  • 4ª fase: hora de experimentar o projeto de capacitação da empresa, que pode ser aplicado pelo departamento de Recursos Humanos ou pelos gestores;
  • 5ª fase: aqui devem ser mensurados os resultados obtidos na realização do processo de desenvolvimento de profissionais.

Qual a importância da capacitação de pessoas? 

Investir na capacitação dos colaboradores é fundamental para melhorar a performance da empresa. Companhias que se preocupam em criar conhecimentos e fortalecer as habilidades dos profissionais, geralmente, têm resultados mais satisfatórios.

Existe uma série de vantagens em investir a capacidade profissional, como o aumento da produtividade e a diminuição da taxa de turnover. Contudo, devemos observar detalhes mais inclusivos, como tornar o ambiente leve. A retenção de talentos em um ambiente corporativo agradável se torna muito mais simples.

Os profissionais se sentem bem quando realizam suas atividades saudavelmente e constroem relações mais sólidas com os colegas. Inclusive, durante as capacitações é possível que os colaboradores descubram novos talentos, o que acarreta em profissionais diferenciados. 

Quais são os indicadores de performance? 

Os indicadores de performance são estatísticas que revelam acertos e erros na gestão estratégica de pessoas. Listamos abaixo os mais relevantes para você incluir na sua capacitação:

Taxa de turnover

Indica o nível de substituição de colaboradores em uma empresa durante um período. Ele serve para analisar:

  • baixa atratividade em relação aos concorrentes;
  • falhas de recrutamento e seleção;
  • remuneração inadequada;
  • aquecimento da economia.

Absenteísmo 

Ajuda a medir os atrasos e faltas não justificados, que pode ocasionado por:

  • condições inadequadas de trabalho que comprometem a saúde e a ergonomia;
  • insatisfação salarial;
  • falta de reconhecimento pelo bom desempenho;
  • problemas pessoais;
  • conflitos com colegas.

Retenção de talentos 

É representado por dados que comprovem o desempenho dos colaboradores. Em muitos casos, realiza-se uma entrevista de desligamento para descobrir os pontos fracos, bem como um bate-papo periódico para identificar os pontos positivos e melhorias.

Custos de rotatividade 

Abrange todos os custos referentes ao pagamento das rescisões, incluindo tributos e multas. Além disso, é somado o investimento feito em capacitação e treinamento de pessoas admitidas.

Esse indicador é muito útil, pois serve para que o gestor perceba a importância de investir na evolução do profissional, em vez de apenas sair em busca de alternativas.

Produtividade 

A produtividade da equipe de RH pode ser medida por meio de três fatores: tempo, qualidade e custos. Desse modo, outros grupos de indicadores auxiliam a comprovação da produtividade do setor, como:

  • atendimento;
  • ocorrência de erros;
  • satisfação dos clientes internos;
  • diminuição de despesas;
  • otimização de processos.

Clima organizacional 

Este indicador é medido por meio de pesquisas feitas com colaboradores sobre o bem-estar no ambiente de trabalho. São realizadas perguntas, como:

  • relacionamento com gestores;
  • acesso a equipamentos de proteção e demais recursos necessários para realizar as tarefas cotidianas com segurança;
  • satisfação com os benefícios;
  • incentivo ao aprendizado e às ações de valorização e reconhecimento profissional.

Geralmente, essa pesquisa é respondida com notas de 1 a 5 para classificar o nível de satisfação dos colaboradores.

Folha de pagamento 

A folha de pagamento representa todos os custos da empresa porque, além do pagamento dos funcionários, inclui as exigências legais, o efeito da inflação e o impacto do dissídio.

Esse indicador tem mais proveito quando relacionado a valores, como o total de colaboradores, o faturamento bruto ou líquido e o crescimento das entregas.

Por meio dela, é possível considerar se as remunerações, cargos e salários estão compatíveis com as normas da instituição.

Onde encontrar uma capacitação em gestão de pessoas? 

Existem muitas capacitações em gestão de pessoas, e agora que você sabe como funciona, o ponto é combinar seu método com a realidade da sua equipe.

Avalie a implementação na organização e obtenha feedbacks de todos os membros para que você possa analisar cada aprendizado.

Mantendo controle sobre os resultados, você poderá criar um programa de capacitação em gestão de pessoas para sua realidade, a fim de que seus líderes busquem métodos para fortalecer as habilidades dos seus funcionários.

Gostou da iniciativa? Agora é colocar em prática!

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