Antes de conhecer como funciona esse tipo de negócio, é preciso ressaltar que montar uma empresa de limpeza e portaria precisa
conter um plano de negócios. Além de conhecer o perfil do ambiente do qual o empreendedor deseja angariar oportunidades de trabalho.
O objetivo é desmistificar todo o processo de criação. Assim como mostrar como deve ser o posicionamento no mercado que está em constante desenvolvimento.
Como levantar as informações necessárias para iniciar seu empreendimento?
Existem diversas variáveis para esse tipo de mercado.
O mercado de empresas de limpeza e portaria é considerado um fenômeno recente. Pode-se levar em conta o segmento econômico, principalmente para micro e pequenas empresas.
O serviço precisa ser executado com as métricas e técnicas adequadas. Assim como feito por profissionais e produtos adequados.
São atividades que representam uma função principal de organização de condomínios, e que até pouco tempo atrás não eram priorizadas.
Chegou o momento de saber como poderá abrir seu empreendimento com um passo a passo simples e repleto de boas ideias para quem está iniciando. Acompanhe!
Como é o segmento de empresas de limpeza e portaria
Segundo as estatísticas do segmento de empresa de limpeza e portaria, vem sendo um dos setores que mais cresce no Brasil.
Consequentemente, formaliza de maneira direta mais de 1,6 milhões de trabalhadores, alocados em cerca de 13 mil empresas em todo o Brasil.
Da mesma forma, aproximadamente 66% das empresas do setor possuem 20 funcionários ao menos, e até 5% chegam a mais de 500 colaboradores.
O mercado é uma grande tendência nacional. É chamariz para quem deseja iniciar seu negócio.
Empresas deste setor possuem grande diversificação. Costuma, por exemplo, prestar serviços para condomínios, residências e prédios comerciais.
Sua empresa deverá definir a missão, a visão, a análise de ambiente e os valores. Além disso, deverá se posicionar de maneira estratégica com o público-alvo que será escolhido.
Requisitos legais para abrir sua empresa
Como se trata de um trabalho que está em torno dos aspectos operacionais de limpeza e portaria, sua empresa precisa atender primeiramente alguns requisitos legais.
É de extrema importância consultar e ter a disposição um contador. Dessa forma poderá auxiliar no cumprimento de legislações fiscais e trabalhistas.
Dessa maneira garantirá a idoneidade de sua empresa, mantendo profissionais ativos e motivados e atuando de acordo com as leis formais.
Fique atento às atualizações de pessoal
O setor de empresa de limpeza e portaria é exercido por equipes profissionais nas áreas.
Falando do aspecto técnico, administradores, assim como colaboradores, precisam passar por constantes treinamentos e capacitações.
Desta forma, sua empresa conseguirá atuar com profissionais de primeira linha, além de acessórios, equipamentos, produtos e tudo o que possa tornar as operações técnicas mais ágeis e eficientes.
É preciso que seus colaboradores saibam modernizar as técnicas operacionais. Assim, a empresa será indicada como firma com tecnologia avançada e com desempenho de ponta em todas as atribuições oferecidas.
Padronização para empresas desse setor
Empresa de limpeza e portaria precisa ter métodos, sistemas e processos padronizados.
A utilização de diferentes procedimentos é um dos maiores causadores de problemas, o que acaba por comprometer a reputação da empresa prestadora de serviços.
Não é essa imagem que você deseja passar, certo? Por isso, atente-se ao plano de treinamento e de trabalho, tornando sua empresa eficiente e mais organizada.
Cuidados legais que precisam ser tomados no momento da contratação de pessoal
É preciso manter um quadro de funcionários que seja registrado através do regime CLT para oferecer o staff para terceiros, assim acontece a diminuição de riscos como processos trabalhistas.
Além de que, muitos dos clientes exigem a apresentação desse tipo de documento para comprovar regularidades sobre encargos, e assim, continuar com os serviços contratados.
A melhor saída é optar pelo Simples Nacional, que é aplicável para micro e pequenas empresas. Permite que uma nova empresa pague menos impostos e com pouca burocracia.
Adicional noturno e seguro de vida
Outra dúvida do setor de empresa de limpeza e portaria é se existe a obrigação do pagamento de adicional noturno e seguro de vida para seus funcionários. A resposta é sim.
Como todo e qualquer funcionário que atue em jornada noturna, será preciso efetuar o pagamento de adicional noturno, da mesma forma que é preciso seguro de vida que cubra os requisitos básicos do regime CLT.
Responsabilidades que caem sobre a empresa
A responsabilidade da maioria dos acontecimentos que envolvem os seus funcionários recairá sobre a empresa prestadora de serviços terceirizados.
Fique atento aos colaboradores que mantém em sua empresa, bem como atualize e capacite seus funcionários sempre que possível para oferecer o melhor serviço para seus clientes.
Não se esqueça, a melhor propaganda ainda é a famosa “boca a boca”. Nesse segmento, certamente, é a maneira que oferece bons resultados.
Aprenda a fazer parcerias com profissionais habilitados que possuam bons graus de especialização. Tenha como filosofia oferecer um sistema de serviços que atenda exatamente as necessidades dos clientes que irá atender.
Seja para condomínios residenciais ou comerciais, é preciso ter a solução correta para cada tipo de caso. Dessa maneira, sua empresa se consolidará no mercado facilmente.
Perguntas frequentes sobre abrir uma empresa de terceirização
Tem alguma dúvida sobre como abrir uma empresa de limpeza? Confira nossa sessão especial de perguntas frequentes:
Para ter uma empresa de limpeza é importante seguir alguns passos antes de abrir o seu CNPJ:
– pesquisar o setor onde deseja atuar: limpeza residencial, condominial ou comercial?;
analisar quais são os principais concorrentes e os serviços oferecidos por eles;
– descobrir as principais necessidades do setor de atuação em relação a mão de obra de limpeza;
– listar quais são as demandas não atendidas no mercado com base nas informações dos dois tópicos anteriores para analisar as possibilidades de prestar serviços em um nicho ainda não explorado;
– levantar os custos com a contratação de funcionários, compras de produtos e equipamentos e com despesas básicas (aluguel da sede do negócio, luz, água, internet, equipe de atendimento, etc).
– criar uma identidade visual para o seu negócio (nome, logomarca, cores da empresa, etc.);
definir os canais digitais para promover a marca na internet: site, redes sociais, cadastro em sites de contratação de serviços online, entre outros;
– selecionar empresas parceiras para ajudar na divulgação inicial dos serviços.
Para conseguir clientes para a empresa de limpeza é preciso analisar os meios de comunicação disponíveis para selecionar os mais adequados. A comunicação da marca pode ser feita com mais eficiência usando canais digitais como:
– site oficial: para reunir todas as informações sobre a empresa como quem é, missão e valores, serviços, contatos, pedidos de orçamento, etc. Dica: ter um ‘www’ próprio ajuda seu negócio ser encontrado pelas pessoas nos mecanismos de busca;
– perfis em redes sociais: analise onde o público-alvo do seu negócio está mais presente para investir nos canais que podem gerar mais clientes. Um exemplo de rede social para empresas explorarem é o LinkedIn;
– anúncios pagos: os anúncios pagos em plataformas como Facebook e Google permitem direcionar as propagandas para um perfil de público específico que pode atrair os primeiros clientes do seu negócio;
– parcerias com outras empresas: empresas de segmentos complementares ao seu podem se tornar parceiras e recomendar seus serviços para seus atuais clientes através de banners no site, posts em redes sociais, divulgações por e-mail marketing, etc.
– cadastro em sites de fornecedores online: estar em canais onde o objetivo é a busca e a contratação de serviços pode atrair clientes qualificados para o seu negócio. O oHub é um exemplo desse tipo de site.
Para montar uma empresa de terceirização de serviços é preciso: Se você quer contratar um fornecedor de terceirização de empresa de limpeza e portaria, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam terceirização de limpeza e portaria.
– definir o setor de atuação da empresa — serviço residencial, condominial ou comercial;
– fazer um planejamento com os investimentos iniciais necessários para começar;
– contratar um contador para auxiliar na abertura da empresa e formalizar a contratação da equipe;
– contratar um advogado para criar e revisar os contratos de trabalho da equipe e dos clientes que precisam seguir especificações, de acordo com o tipo de trabalho;
– descrever passo a passo todos os processos padrão para contratação e execução de cada tipo de serviço que será oferecido pela empresa.
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