Para montar uma administradora de condomínio é preciso analisar bem o mercado. Será a partir dessa análise que haverá o entendimento da necessidade da administração de uma maneira sistêmica para evitar os problemas rotineiros de um condomínio.
Existe uma enorme complexidade que envolvem esses fatores, como:
- Limpeza;
- Contabilidade;
- Manutenção;
- Mão de obra.
A melhor solução para conseguir administrar as tarefas é contratando uma empresa especializada e terceirizada.
Ao resolver contratar uma administradora de condomínios, ao invés de diversos profissionais, o condomínio economiza recursos. A empresa terceirizada dará suporte sobre a administração financeira, contabilidade, gestão e mão de obra.
Quer saber como montar uma administradora de condomínios passo a passo? Acompanhe este artigo e entre para o mercado em ascensão.
Entenda as funções de uma administradora de condomínio
Será de inteira responsabilidade do síndico a contratação de uma administradora de condomínio, para poder exercer funções, como:
- Contratação pessoal;
- Preparação e previsão de despesas;
- Prestação de contas;
- Elaboração de folha de pagamento;
- Cobrança das contribuições condominiais;
- Pagamentos de encargos do condomínio;
- Recolher contribuições fiscais e tributos.
Administradoras e síndicos necessitam trabalhar juntos para exercerem as funções com maestria.
Dentre uma responsabilidade primordial da administradora está em marcar assembleias, além de tratar de assuntos que sejam de interesse dos moradores.
Como são feitos os contratos de serviços da administradora de condomínio?
O empresário que deseja abrir uma administradora de condomínio necessita se manter atento para efetuar a cobrança dos custos que não irão fazer parte dos orçamentos de serviços, como transporte, despesas de escritório, cópias, homologações, demissão de funcionários, certidões para órgãos públicos, entre outros.
Deverá constar no contrato todas as obrigações e pretensões do condomínio para com a contratação do serviço. Se as cláusulas não forem cumpridas, o condomínio terá o direito de rescindir o contrato sob a proteção legal.
Os empresários, no entanto, precisam ficar atentos aos riscos de contratar uma administradora.
Receitas e custos de uma administradora de condomínios
Uma administradora de condomínios recebe percentuais fixos sobre as arrecadações de um condomínio, além dos custos corriqueiros para manter a empresa atualizada e adequada para responder aos clientes com qualidade.
Não podemos deixar de ressaltar que uma administradora necessita de espaço, do qual será cedido pelo próprio condomínio, tendo ou não custo para ser locado. No entanto, os custos com telefone, água e luz, por exemplo, não devem ser cobrados pelo condomínio, caso exista uma espaço exclusivo para a administradora no edifício.
É preciso alguma formação para montar uma administradora de condomínios?
- Contabilidade;
- Administração de empresas;
- Gestão de pessoas;
- Gestão de recursos humanos;
- Direito.
Não é obrigatório ter Ensino Superior, no entanto, é exigido muito preparo dos membros para oferecer um excelente serviço ao cliente.
Quanto é preciso investir para abrir uma administradora de condomínios?
Para a abertura de uma administradora de condomínios é necessário averiguar alguns pontos:
- Valor do imóvel (aluguel/mensalidade);
- Número de colaboradores;
- Investimentos que serão feitos sobre materiais de escritório;
- Equipamentos de informática.
O valor é variável porque é preciso analisar, por exemplo, a geolocalização da empresa e custos adicionais que ficam à escolha do empresário.
Dá para administradora de condomínios ser virtual?
Não é possível realizar a administração utilizando apenas o método virtual. No entanto, com o avanço das tecnologias atuais, as administradoras já atuam com softwares que permitem condôminos acompanharem diversas atividades através do site da empresa.
A administradora de condomínios precisam ter valores, como dedicação, ética, respeito e transparência de acordo com as reivindicações de funcionários, moradores e síndicos.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Onde encontrar empresas que administram condomínios ou fornecedores que auxiliem na abertura da empresa?
Se deseja contratar empresas que auxiliem na abertura de uma administradora de condomínios, com qualidade e credibilidade que o seu empreendimento merece, o oHub pode ajudar.
Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam o serviço de administradora de condomínios.
É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer