Uma facilitie é uma empresa prestadora de serviços que atua nas mais variadas áreas e segmentos, entre os principais está a prestação de serviços de limpeza, portaria, recepção e segurança. Se você está pensando em investir nesse setor, este artigo vai te mostrar como abrir uma empresa de facilities.
Um facilitie oferece prestação de serviços de qualidade mediante remuneração do contratante. Esse tipo de negócio sempre foi muito procurado por empresas de diferentes ramos que desejam fazer o controle de gastos da empresa e diminuir seus custos com equipe fixa interna, ao mesmo tempo que obtêm qualidade no trabalho realizado.
De maneira geral, qualquer pessoa pode montar uma empresa de prestação de serviços. Em algumas áreas é importante ter formações específicas e é fundamental a preparação da equipe e de todos os profissionais que trabalham na facilitie para oferecer o melhor serviço possível dentro da área de concentração.
A seguir criamos um passo a passo de como abrir uma empresa de facilities. Ficou interessado? Então continue lendo!
Como abrir uma empresa de facilities: 7 passos para o sucesso
1. Defina a área de atuação
Como dissemos acima não é necessário ter uma formação específica para abrir uma facilitie, entretanto, é preciso encontrar profissionais que sejam preparados para a execução de cada função.
Também é importante que o empreendedor se capacite na área para poder guiar e auxiliar seus colaboradores de maneira mais confiante.
Algumas áreas que geralmente são terceirizadas dentro das empresas, como contabilidade, corretores e advogados, precisam que os profissionais que atuam na empresa sejam graduados e tenham seu registro profissional em dia.
Em outros casos, como uma facilitie de limpeza, segurança, recepção e portaria terceirizada, não exigem formações de nível superior, entretanto seus profissionais devem se manter treinados e capacitados para a melhor execução de suas funções.
Por isso, o primeiro passo de como abrir uma empresa de facilities é escolher a área em que a sua empresa irá atuar. Somente com essa definição será possível se preparar com treinamentos e capacitações, bem como encontrar os profissionais ideais para te ajudar nessa jornada.
2. Escolha o regime tributário ideal
Alguns tipos de negócio são obrigados a se enquadrar em um tipo de regime tributário específico, outros podem analisar seu planejamento financeiro e projeções de fluxo de caixa.
Entre as opções presentes no mercado estão:
- Lucro Real;
- Lucro Presumido;
- Simples Nacional.
Dentro do simples nacional existe a modalidade de microempreendedor individual, o MEI, que é indicado para quem trabalha sozinho ou com apenas um funcionário.
No MEI você tem um limite de faturamento anual de R$ 81 mil por ano.
Nessa fase é importante que você encontre um contador de confiança pois esse profissional, que inclusive também é terceirizado, será fundamental para arrecadação de impostos e garantir de que você e seu negócio estarão andando no caminho certo, cumprindo com suas obrigações financeiras.

3. Contrato social e outras documentações
O contrato social e o pedido de CNPJ é fundamental para que você tenha o registro da sua empresa legalizado e possa começar suas atividades.
Somente com esses documentos sua facilitie poderá emitir notas fiscais, solicitar empréstimos, abrir conta no banco. Enfim, só com esses documentos em mãos sua empresa será realmente sua empresa e poderá atuar no mercado.
Outros certificados e documentos que serão necessários para o início das atividades da sua empresa são:
- inscrição estadual;
- registro da empresa na prefeitura municipal;
- alvará municipal de funcionamento;
- alvará sanitário, se for o caso.
4. Faça um planejamento estratégico
O planejamento estratégico não é exatamente uma obrigatoriedade para quem está em busca de como abrir uma empresa de facilities, entretanto, ele é importante para que você conheça mais sobre:
- nicho de mercado;
- público-alvo;
- oportunidades de atuação;
- plano financeiro;
- gestão de marketing;
- defina suas metas e indicadores, e mais.
Resumindo, ele irá auxiliar sua empresa a caminhar no rumo certo para alcançar seus objetivos.
5. Contrate a equipe certa
Essa fase de como abrir uma empresa de facilities pode ser bastante complexa, afinal o processo seletivo pode ser longo e cansativo. Entretanto, é fundamental que você monte uma equipe preparada para atender aos seus clientes.
Em facilities de áreas como limpeza, portaria, recepção e segurança os profissionais atuam com autonomia e sem a fiscalização full time, por isso é preciso que você confie em suas habilidades técnicas e comportamentais.
Oferecer treinamento e capacitação constante também deve fazer parte de seu cronograma de ações.
6. Crie um sistema de gestão para garantir a qualidade dos serviços
Como dissemos acima, seus colaboradores vão atuar, em grande parte do tempo, longe de uma supervisão direta dos seus gestores. Por isso é importante criar um sistema de acompanhamento que vá garantir que seus clientes estejam satisfeitos.
Pesquisas de satisfação regulares, por exemplo, são boas opções para entender se seus clientes estão felizes com o trabalho prestado.
Também é importante oferecer um canal direto para que o contratante do seu serviço possa fazer reclamações e ser atendido na hora.
Tenha uma equipe de backup que possa substituir colaboradores que estão tendo problemas em suas funções e crie um programa de reciclagem profissional.
Também é importante oferecer feedbacks constantes para todos os funcionários para que possam melhorar suas habilidades e se sentirem motivados.
7. Encontre um canal que conecta você a clientes
Agora que você sabe como abrir uma empresa de facilities, encontrar clientes pode ser seu maior desafio.
Por isso encontrar canais que levam mais clientes até sua empresa é fundamental para sucesso do negócio.
Hoje a internet é o grande caminho para empreendedores desenvolverem negócios e encontrarem clientes. O oHub é um canal reúne facilities de diferentes ramos e conecta elas a clientes potenciais.
Para colocar sua empresa com parceira você deve cadastrar-se como anunciante. É simples, eficiente e acessível.
O oHub facilita muito o pedido de orçamento para quem vai contratar um serviço e por isso se torna interessante para quem deseja contratar um serviço e para quem deseja oferecer um serviço.
O oHub traz potenciais compradores para a plataforma e seu anúncio irá gerar oportunidades de negócio para você.
Acesse nossa plataforma, conheça mais sobre nosso serviço e inclua nosso canal em sua estratégia de como abrir uma empresa de facilities.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer