O serviço de consultoria é prestado por um profissional capacitado em alguma área específica de conhecimento, podendo ser realizado por empreendedores individuais, profissionais liberais, ou pequenas e médias empresas.
Esse serviço auxilia os clientes a atingirem os seus objetivos de forma mais rápida e eficiente. Mas ainda existem algumas dificuldades enfrentadas pela maioria dos consultores na hora de apresentar o seu serviço e conquistar novos clientes.
Quer saber como desenvolver o seu negócio de consultoria e alavancar as suas vendas? Continue lendo esse artigo que você vai descobrir:
- Tipos de consultoria disponíveis no mercado;
- 5 dicas para tornar a sua consultoria um destaque;
- Dica bônus!
Tipos de consultoria disponíveis no mercado
Existem diversos tipos de serviços de consultoria que podem ser oferecidos pelos consultores, e conhecê-los é de grande importância tanto se você for um consultor, quanto se for um contratante.
Caso você seja um consultor, é importante conhecer os tipos de consultoria para entender em quais segmentos de mercado você pode atuar.
Porém, se você for um contratante, também é importante que você conheça mais sobre os tipos de serviços oferecidos e entenda quais se encaixam melhor à sua necessidade.
Dentre os vários tipos de consultoria, podemos destacar algumas que são mais conhecidas, como:
- Consultoria de vendas;
- Consultoria financeira;
- Consultoria em saúde;
- Consultoria jurídica;
- Consultoria empresarial;
- Consultoria imobiliária;
- Entre outras;
Mas você pode se perguntar: Como ser um destaque no meio de tantas opções disponíveis no mercado?
Continue lendo esse artigo que vou te contar 5 dicas para que você consiga alavancar as vendas do seu negócio de consultoria e ser um destaque!
5 dicas para tornar a sua consultoria um destaque
Preparamos 5 dicas que você pode aplicar no seu negócio de consultoria para desenvolvê-lo ainda mais e se tornar uma referência no seu ramo de atuação. Confira agora quais são elas!
1 – Definição do ramo de atuação
O primeiro passo para ter sucesso nas vendas do seu negócio é a definição do ramo de atuação.
Como você viu anteriormente, existem diversos tipos de serviços que podem ser oferecidos por um consultor. Por isso, você deve escolher em qual vai querer atuar para conseguir estabelecer uma estratégia bem definida para o seu negócio.
Para isso, alguns fatores são importantes na hora dessa definição, como:
- Afinidade com a área: É importante que você goste do nicho empresarial que quer atuar. Assim, a sua motivação e empenho serão maiores;
- Análise do mercado: Analisar a demanda existente no mercado e quais são as suas deficiências é fundamental para enxergar as possibilidades em potencial para o seu negócio;
- Análise da concorrência: Conhecer a concorrência é um ponto muito importante para que você saiba quais aspectos precisa desenvolver e como pode ter um diferencial competitivo;
- Conhecimento do assunto: Entender sobre o assunto a ser trabalhado em sua consultoria é um dos fatores mais importantes para a definição do ramo de atuação. Caso você não possua um conhecimento técnico suficiente, é indicado que alguém na sua equipe possua.
2 – Pesquisa das necessidades do cliente
Após a definição do ramo de atuação, é necessário conhecer as necessidades do seu futuro cliente.
Uma ferramenta muito utilizada para isso é a pesquisa de mercado. Ela é muito válida para conhecer tanto os clientes em potencial, quanto a sua concorrência.
Para iniciar essa pesquisa, é importante que você tenha pelo menos uma definição genérica do seu público-alvo. Desta forma, poderão ser feitas perguntas mais direcionadas e que te deem respostas mais específicas.
Uma opção muito aplicada atualmente é a pesquisa de mercado de forma online. Desta forma, você economiza recursos além de conseguir atingir um público muito maior.
Com os resultados dessa pesquisa, você saberá quais são as necessidades que o seu cliente possui e quais são as áreas que você deve focar o seu trabalho.
3 – Atendimento personalizado e eficiente
Um dos passos mais importantes para ter sucesso em um atendimento, seja no serviço de consultoria, ou em qualquer outro ramo, é um atendimento personalizado e eficiente ao seu cliente.
Após o conhecimento das necessidades do cliente, é importante adequar o seu serviço ao que o contratante precisa. Isso é o que vai diferenciar o seu serviço do da sua concorrência, proporcionando uma experiência única e individual.
Além disso, é muito importante que o atendimento seja feito de forma rápida, gentil e eficiente, sem demora no retorno das respostas ao cliente. Essas práticas ajudarão a captar e fidelizar ainda mais clientes.
4 – Proposta de consultoria bem definida
Após a definição do ramo de atuação da sua consultoria e da definição das necessidades do cliente, o próximo passo é apresentar a sua proposta de consultoria ao prospect.
Para isso, é necessário ter uma definição clara dos objetivos e responsabilidades que você deseja cumprir com o seu cliente, qual é o prazo definido para a realização das atividades e quanto você cobrará pelo seu serviço de consultoria.
Essa proposta é a sua “carta de apresentação” ao futuro contratante. Por isso, também é recomendável inserir depoimentos de antigos clientes, para promover maior autoridade no seu nicho de atuação.
É por meio de uma proposta de consultoria bem formulada que você conseguirá passar as informações sobre o seu serviço, mostrar o seu profissionalismo e, consequentemente, aumentar o número das suas vendas.
5 – Negociação
A negociação é o passo final para concluir a venda do seu serviço de consultoria. É nessa etapa que você deve usar as armas da persuasão para convencer o cliente a fechar o negócio.
Para isso, você deve mostrar que se importa com a pessoa e não quer apenas vender um serviço à ela, buscando adequar as expectativas que ela tem ao que você tem a oferecer.
Algumas ações que podem auxiliar na decisão de compra são: oferta de brindes e benefícios ao comprador, facilidade nas formas de pagamento e se mostrar sempre disponível para a pessoa quando ela precisar.
Dica bônus!
Além das 5 dicas apresentadas acima, preparamos uma dica bônus para você!
Mantenha-se sempre atualizado às novidades do mercado, buscando se desenvolver através de cursos, capacitações e encontros relacionados à sua área de atuação.
Além disso, também é importante que você esteja em um constante processo de melhoria pessoal, desenvolvendo as soft skills, que são habilidades muito procuradas nos profissionais atualmente.
Seguindo todas essas dicas, certamente a consequência será o sucesso nas vendas da sua consultoria e o destaque no seu ramo profissional.