Os planos de vida mudaram, a vida profissional tomou um novo rumo e você tem um negócio em mãos e gostaria de repassá-lo para um novo dono pelo valor justo. É neste ponto que bate a dúvida: como avaliar uma empresa para venda?
Por ser um negociação mais complexa e que pode envolver grandes valores, é fundamental entender de forma objetiva o valor real do ativo que você construiu.
Do momento em que você decide vender até fechar negócio com um comprador, existe um trabalho importante de avaliação para ser feito.
Dificilmente você vai fazer negócio com um investidor sem fornecer dados concretos sobre o panorama atual da sua empresa e o potencial das suas operações para o futuro.
Para te ajudar nesse trabalho de como avaliar o valor de venda de uma empresa, reunimos os principais fatores que compõem a avaliação, um método utilizado e dicas para fazer esse trabalho sem errar.
Continue a leitura e aprenda como avaliar uma empresa para venda.
GUIA de negócios | Como avaliar uma empresa para venda
O primeiro passo de como avaliar uma empresa para venda é entender os fatores envolvidos na avaliação do negócio.
A seguir, explicamos os principais pontos pelos quais a análise vai passar. Confira!
1. Principais pontos para avaliar o valor de uma empresa
Potencial de lucro
A lucratividade, ou seja, o lucro líquido mais a receita total gerada pelo produto ou serviço de uma empresa, faz parte do processo de como avaliar o valor de uma empresa.
Essa análise só é possível se a empresa tiver seu controle financeiro em dia com os dados de desempenho atualizados e organizados.
Planilhas e softwares de automação, se implementados, possibilitam fazer esse balanço se no momento da avaliação o cálculo não estiver pronto.
O potencial de lucro atual e o futuro são analisados pelos investidores para determinar se o negócio vale o investimento pedido.
Capacidade para crescer
Outro fator importante de como avaliar uma empresa para venda é a oportunidade que o negócio apresenta para crescer no mercado.
Os rendimentos estão ligados ao aumento da receita que indicam o potencial de crescimento. Dessa forma, a avaliação de empresas de qualquer tamanho é influenciada por este fator.
Influência dos ativos no valor da empresa
Os ativos de uma empresa é o conjunto de bens patrimoniais que compõem a estrutura física e operacional que permite a execução do serviço ou fabricação do produto.
Esses ativos como o maquinário de uma fábrica, por exemplo, podem ser convertidos em capital caso seja necessário.
Ao avaliar uma empresa para venda outros fatores devem se somar aos ativos para validar o negócio como bom para investimento.
As empresas que concentram seu valor apenas nos ativos físicos apresenta um desequilíbrio em suas operações.
Gestão de passivos
Toda empresa tem contas para pagar e em maior ou menor proporção acumulam um saldo devedor.
No momento de avaliar uma empresa para venda, é importante verificar esse saldo e, de preferência, saldá-lo antes da venda.
Pegar uma empresa com dívidas é uma atitude arriscada que raros compradores bancam, pois isso desvaloriza a empresa.
Dependendo do método de avaliação, outros critérios mais subjetivos podem entrar na análise de uma empresa para venda.
As empresas que precisam passar por uma avaliação podem contar com o apoio de uma consultoria em avaliação patrimonial para conduzir o processo.
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2. Método de avaliação patrimonial
Entendidos os pontos pelos quais pode passar o processo de como avaliar uma empresa para venda, vamos falar de um dos métodos usados.
A avaliação patrimonial é um dos meios de fazer a análise do valor de uma empresa para que ela seja vendida a um preço justo e ainda gere lucros para o vendedor.
Em linhas gerais, o método de avaliação patrimonial envolve a soma de todos os ativos de uma empresa — imóveis, máquinas, equipamentos gerais, saldo bancário, valor em estoque — descontando os passivos (saldo devedor) que ela possui.
Para fazer esse levantamento, é necessário ter os dados e os balanços financeiros em dia. Uma empresa sem essa organização gasta mais tempo e recursos colocando a gestão em dia, atrasando a venda.
A avaliação patrimonial se concentra nos valores tangíveis para traçar o panorama atual da empresa e mostrar seu potencial de investimento.
Atributos como a reputação e o valor da marca da empresa não são critérios avaliados, nesse caso.
E como avaliar uma empresa para venda sem errar nas projeções, chegando no valor adequado para oferecer no mercado? Confira as dicas abaixo para acertar nas contas.
3. Dicas para avaliar uma empresa para venda corretamente
Seja profissional durante o processo
A sua empresa é um bem no qual você investiu tempo, recursos financeiros e suas expectativas profissionais.
A escolha por vender pode estar ligada tanto a um novo objetivo profissional quanto a algo que não deu certo.
Muitos donos de empresa se frustram por não terem conseguido o sucesso e na hora de avaliar uma empresa para venda esse fator emocional não é favorável.
Se for participar do processo, tenha uma postura profissional para saber lidar com a realidade e tomar decisões acertadas sobre os rumos do negócio.
Contrate uma consultoria especializada
Uma maneira de avaliar uma empresa para venda de forma imparcial é contar com uma consultoria de avaliação patrimonial para trabalhar nesse momento.
Os consultores terão uma visão totalmente profissional e neutra, avaliando a estrutura da empresa sem a influência emocional.
Além disso, uma empresa especializada tem experiência com o tipo de trabalho que precisa ser executado, o que vai evitar erros durante o processo.
Contrate um fornecedor para avaliar seu negócio!
Agora que você sabe como avaliar uma empresa para venda, os pontos principais e o método usado nessa avaliação, pode escolher um fornecedor para auxiliá-lo nesse processo.
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O passo a passo é simples e em menos de cinco minutos você contacta diversas empresas com apenas um pedido:
- preencha as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
- especifique a localização da sua empresa;
- forneça os dados para contato do fornecedor.
Pronto! Agora é só aguardar as propostas comerciais de fornecedores qualificados de Consultoria em Avaliação Patrimonial.
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