Na contabilidade, o estoque representa as matérias-primas da empresa, o trabalho em andamento e os produtos acabados.
Sendo assim, os profissionais do financeiro usam uma ampla variedade de técnicas quantitativas e qualitativas para calcular o inventário em suas análises de investimento. As técnicas quantitativas envolvem a análise de índices do inventário, calculando índices usando demonstrações financeiras.
Já a análise qualitativa inclui notas de inspeção nas demonstrações financeiras para verificar a metodologia de avaliação de inventário e sua consistência. Ou seja, pesquisando os métodos de cálculo de inventário utilizados pelos concorrentes. Assim, comparando-os com o método utilizado pela empresa.
Por isso, quando se trata de inventário a análise é feita calculando os índices usando saldos históricos de estoque.
Assim sendo, o objetivo deste artigo é mostrar como é calculado o inventário de uma empresa evitando erros durante o processo.
Medindo o desempenho
Para o cálculo do inventário patrimonial ser assertivo há um bom ponto de partida. Iniciar o rastreamento da taxa de rotações de estoque de todos os produtos. Ou seja, essa é uma métrica que os gestores devem controlar o tempo todo.
No entanto, a frequência que se mede a rotação do estoque, dependerá dos “ciclos de venda” e produção de sua empresa. A rotatividade de estoque é especialmente importante para empresas que possuem estoque físico. Indica quantas vezes o saldo do estoque é vendido durante o ano.
Da mesma forma que a proporção pendente de estoque de dias, a rotatividade de estoque deve ser comparada com os pares de uma empresa devido a diferenças entre os setores. Uma rotatividade baixa e em declínio é um fator negativo, logo os produtos tendem a se deteriorar e a perder valor ao longo do tempo.
Automatizando com tecnologia
Raramente uma empresa utilizará toda a funcionalidade fornecida por seu software. Sendo assim, na maioria das vezes, há mais coisas que o software pode fazer por você do que explorou.
Por isso as empresas de software ouvem de seus clientes sobre quais recursos eles desejam adicionar ao sistema, mas muitas vezes os recursos já estão lá.
Assim, quanto mais recursos você usa no software, mais eficaz você pode realizar o calculo do seu inventário.
É bom designar alguém da empresa para aprender as funcionalidades do software por completo ou você pode contratar uma empresa para gerir e realizar o cálculo para sua empresa.
Utilizando um novo sistema de contagem
As empresas costumavam verificar o estoque uma vez por semana. A premissa é garantir que tudo corresponda às informações em seu software.
No entanto, essa prática está desatualizada devido à quantidade de tempo e dinheiro necessários. Fazer essas verificações em ciclos menores e mais regulares impede que a empresa precise parar.
Para isso, é interessante escolher uma seção por dia para verificar os níveis de seu produto com as informações do seu software de inventário.
Calculando a matéria-prima
Insumos e materiais usados para criar um produto são matéria-prima. Por exemplo, os materiais diretos para uma empresa que fabrica biscoitos embalados seriam itens como ovos, farinha, açúcar, óleo e plástico.
Estes materiais não incluem suprimentos usados para máquinas e outros equipamentos usados para criar o produto. Por exemplo, batedores de substituição para os misturadores usados para criar a massa de biscoito não seriam parte do custo direto dos materiais.
Sendo assim, o custo direto de materiais é a soma de todos os custos diretos de materiais incorridos durante o período contábil.
Para fins de cálculo do estoque, a conta direta de materiais inclui o custo dos materiais utilizados, em vez dos materiais adquiridos. Para calcular matéria-prima, adicione esses materiais para compras diretas de materiais e subtraia matérias-primas finais.
Com auxílio de profissionais especializados
Todos os materiais fazem parte do inventário da sua empresa. Juntamente aos custos diretos de mão-de-obra e quaisquer custos indiretos de fabricação associados à fabricação de seus produtos.
Por isso, calcular o custo direto de materiais requer saber quanto sua empresa realmente gastou nos materiais utilizados durante a produção durante o período.
Assim, ter essas informações permite analisar seus custos de inventário e determinar seu inventário de trabalho em andamento. Ou seja, é um inventário que não está completamente concluído no momento em que você faz sua análise.
Por isso, talvez sua empresa queira trabalhar com uma equipe especializada no assunto e assim, obter a prestação de serviço eficiente de que sua empresa precisa.
Se deseja contratar empresas que efetuem inventário patrimonial com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.
Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam a o serviço de inventário patrimonial. É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.