Entender como cancelar contrato com administradora de condomínio é uma estratégia essencial para evitar questões legais com a prestadora de serviços. Afinal, se a empresa não estiver cumprindo com seus deveres e deixando a desejar, talvez seja a hora de escolher outra administradora para atuar no condomínio. Para isso, no entanto, é muito importante se atentar ao que foi firmado em contrato.
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Quer saber, em detalhes, como cancelar contrato com administradora de condomínio? É só continuar lendo!
Como cancelar contrato com administradora de condomínio: considerações
Antes de saber como cancelar contrato com administradora de condomínio, é preciso entender o que deve constar nesse documento. Afinal, contar com um respaldo legal é essencial para não ter problemas judiciais futuros e evitar prejuízos financeiros.
Sendo assim, a dica é: antes de saber como cancelar contrato com administradora de condomínio, foque-se nas cláusulas descritas no documento.
Uma das que geram mais polêmica e, logo, problemas, é a questão do tipo de conta usada para as operações financeiras. As contas pool, por exemplo, merecem atenção especial. Por se tratar de uma conta coletiva que abrange diversos condomínios e que aloca os recursos de todos eles, algumas administradoras se utilizam da má fé e fazem com que muitos condomínios percam seus fundos reserva, entre outros importantes prejuízos financeiros.
De acordo com Vanessa Sanson, advogada e consultora de direito imobiliário, esse tipo de conta deve ser evitada ao máximo:
“As chamadas contas pool são desaconselháveis. Isso porque os recursos arrecadados por diferentes condomínios são depositados em um mesmo lugar e, cabe à administradora fazer os pagamentos e recebimentos de cada empreendimento. O que ela escreve no balanço não é passível de auditoria, não há acesso aos extratos bancários, por que isso caracterizaria quebra de sigilo”.
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Quer saber mais sobre como cancelar contrato de administradora de condomínio e conhecer os outros pontos de contrato que merecem atenção especial? Então, siga com a leitura!

Crédito: Freepik
Como cancelar contrato de administradora de condomínio: principais pontos a avaliar
Além de evitar a conta pool, há outros pontos importantes que devem ser avaliados no contrato. Alguns deles são:
- funcionários: estipule os serviços prestados em detalhes. Afinal, uma administradora pode apenas cuidar de tarefas mais simples, como da gestão de folha de pagamento, mas também pode ser a responsável por todas as questões relacionadas aos funcionários, desde sua contratação até o distrato;
- pagamentos: nesse quesito é fundamental destacar a responsabilidade da administradora em relação ao pagamento de contas e multas;
- previsão orçamentária: é crucial que a prestadora de serviços estabeleça as previsões mensais e anuais de orçamento. Todas elas devem constar no contrato.
Todas as questões foram detalhadas no contrato? Então, ao contar com o respaldo legal, você pode dar seguimento ao cancelamento. No geral, a administradora leva de um a dois meses para elaborar a transição de documentos. Durante esse período, é recomendável manter contato cordial com a empresa para evitar eventuais problemas.
Nesse cenário é fundamental destacar que a administradora não pode reter documentos. Caso isso aconteça, é preciso registrar uma ocorrência.
Para saber mais sobre questões de contrato e ter acesso ao modelo desse documento, não deixe de ler: “Contrato de administração de condomínio: saiba tudo sobre o assunto!”
Quebra de contrato com administradora de condomínio: há multa?
Agora que você já sabe o que é preciso levar em consideração em um contrato e, assim, poder cancelá-lo, a dúvida que segue é: há multa em caso de quebra de contrato?
A resposta, infelizmente, é sim. Isso porque, no geral, esses documentos contam com previsão de multa em caso de quebra de contrato com administradora de condomínio. Dessa forma se, eventualmente, essa multa não for paga, é bem provável que a empresa entre na justiça, o que, certamente, causará mais despesas e danos para o condomínio.

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Diante de tudo o que foi dito, você conseguiu entender a importância de saber como cancelar um contrato de administradora de condomínio, não é mesmo? Compreendeu também que caso haja quebra de contrato, possivelmente multas serão aplicadas, certo? Então, agora, que você já sabe tudo isso, que tal conhecer boas dicas para contratar uma nova administradora para seu empreendimento? Assim, você não repetirá os erros que o fizeram decidir fazer essa troca!
Leia também: “O que é administração de condomínios: uma análise completa”.
Dicas para não errar na hora de escolher uma administradora de condomínio
Na hora de contratar uma nova administradora de condomínio, é importante:
- fazer uma pesquisa de mercado analisando, no mínimo, cinco empresas;
- pedir indicações de síndicos de outros condomínios;
- analisar a idoneidade dos sócios da companhia;
- estudar se a administradora conta com processos judiciais;
- verificar a quantidade e a maneira como os serviços oferecidos;
- fazer uma análise detalhada e comparativa dos preços.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Muito fácil entender como cancelar contrato com administradora de condomínio, não é mesmo? Sabe tudo sobre o assunto e decidiu contratar uma empresa para gerenciar o seu empreendimento? Então, conte com o oHub! Afinal, ao pedir um orçamento, você:
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