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Como controlar melhor suas vendas com o funil de vendas

funil de vendas é uma ferramenta imprescindível para empresas que desejam controlar melhor seus processos. Trata-se de um sistema de gestão criado para auxiliar na criação de um controle de vendas eficiente. E ao contrário do que alguns imaginam não é nada de outro mundo. Fizemos este post com o objetivo de lhe fornecer informações úteis sobre o funil de vendas e como você pode gerir suas vendas através deste método. Confira!

As etapas do funil de vendas

Para que se consiga um bom resultado, com mais prospects, atração, nutrição de leads e mais vendas, por exemplo, é preciso conhecer bem cada etapa do funil para que consigamos identificar onde cada cliente está atualmente. A divisão do funil varia de empresa para empresa, mas num geral tem três partes: topo (geração de tráfego); meio (conversão/leads) e fundo (venda).

O ideal é conhecer bem sua realidade para então mapear seu ciclo e suas respectivas fases de acordo com as etapas que cada cliente está. Estando isso bem definido, basta aplicar a metodologia adequadamente. O controle das vendas é feito a partir de uma sinergia produtiva criada pelo funil, se tornando possível enxergar a evolução das oportunidades de negócios e como elas vão se afunilando.

Como controlar o processo

Controle das vendas:

A primeira função do funil é apresentar referências sobre o andamento do processo de vendas, mostrando o porquê de algumas delas evoluírem e outras não, quantas vendas estão se perdendo, o tempo médio para que cada uma seja concluída, os pontos críticos, entre outros dados. Esses são alguns aspectos que você pode considerar para gerir o fluxo.

Análise do desempenho dos vendedores:

Uma segunda métrica do funil de vendas é perceber onde o responsável pela venda está, ou seja, em que etapa ele se encontra no clico. Algumas perguntas podem ajudar, como: Quais estágios apresentam mais dificuldade de fechamento? Quais resultados estão sendo entregues? Perceber o que acontece com seu processo é primordial e o método do funil permite isso.

Tomada de decisões:

Sem informações é quase impossível decidir sobre decisões presentes e futuras do marketing da empresa, seja em relação a grandes questões ou a pequenos ajustes. Se você conhecer bem os fatores de cada estágio do processo de vendas, por meio do funil, ficará mais fácil tomar decisões pontuais para solucionar problemas ou elevar os resultados com acertos.

Previsão quanto ao desempenho da empresa: 

O método pode ser utilizado como um excelente indicador de receita quando se conhece o tempo médio do Ciclo de Vendas. Portanto, direcione seus esforços para essa métrica e faça perguntas como: Quanto deve ser gerado no fim? De acordo com minhas expectativas, será possível mesmo alcançar o resultado “tal”?

Otimização do tempo:

Com o devido acompanhamento do trabalho dos vendedores, o número de reuniões constantes tende a ser reduzida. Esta é uma ótima maneira de otimizar o tempo. E quando enfim reuniões forem necessárias, a abordagem será certeira tornando o processo mais ágil e eficaz. Quando o responsável pela venda trabalha sozinho, como no trabalho do consultor, o tempo também se otimiza, já que é não é preciso perder tempo com alguns pontos do processo.

oHub

Ainda dentro do contexto das etapas, não poderíamos deixar de citar a eficiência da oHub, que é uma ferramenta com o objetivo claro de levar o cliente já para o meio do funil. O sistema permite uma busca gratuita por mais de 500 tipos de serviços em 14 categorias como consultoria, marketing, engenharia, TI, segurança e logística, entre outras. É um marketplace inteligente para empresas B2B elevarem seus resultados.

Ficou claro que um melhor controle significa mais vendas para sua empresa? Utilize o funil como ferramenta inteligente de gestão e veja seus resultados aumentarem consideravelmente. Pronto para controlar melhor seu clico de vendas? Conte-nos através de um comentário!

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
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