Home > Consultoria Financeira > Como cortar custos de uma empresa: 5 dicas para evitar a falência na era COVID-19
como cortar custos de uma empresa

Como cortar custos de uma empresa: 5 dicas para evitar a falência na era COVID-19

Mais de 600 mil pequenas empresas fecharam no Brasil por causa da crise econômica gerada pelo Coronavírus. Para evitar que isso aconteça também com o seu negócio é preciso fazer uma reorganização financeira e aprender como cortar custos de uma empresa. 

Sim, o corte de gastos é um passo fundamental na tentativa de fazer sua empresa sobreviver a esse turbilhão de acontecimentos. 

Então, não tenha medo! Lápis e papel na mão para colocar nossas dicas em prática. 

Minha empresa vai falir o que fazer:  como cortar custos de uma empresa?

Organização financeira é a etapa mais importante para evitar que uma empresa declare falência.

E, é claro, que a gestão financeira empresarial não deve ser pensado apenas em tempos de crise, mas desde antes da tempestade. Isso ajudaria você a ter construído uma reserva de emergência, por exemplo. 

Essa reserva facilitaria a passagem por uma crise como a atual. Entretanto, não adianta olhar para trás e pensar no que deveria ter sido feito. É hora de considerar as suas chances de salvar seu negócio.

Mas, afinal, como cortar custos de uma empresa? Indicamos 5 passos:

  • Reorganize gastos, 
  • Considere novos modelos de negócio, 
  • Renegocie dívidas, 
  • Reavalie seu regime tributário, 
  • Conte com uma consultoria especializada.

A seguir detalhamos cada um deles. Confira!

1. Reorganize gastos

É hora de destrinchar seu fluxo de caixa e entender onde você pode cortar despesas.

A primeira coisa que quase todo empresário pensa ao falarmos sobre cortar custos é despedir seus funcionários, mas é importante lembrar que isso acarreta uma série de despesas que podem ser fatais para sua empresa nesse momento tão delicado. 

Não estou falando que você não deve fazer isso, mas que talvez seja melhor usar a força de trabalho para reorganizar a empresa. 

Com o COVID-19, o Governo lançou a MP 936 que trata sobre a possibilidade de redução de salários e jornada de trabalho para que empresas possam superar esse momento difícil. Confira se a sua empresa pode se beneficiar desse modelo. 

Além disso, você pode cortar outros custos como:

  • telefonia fixa, troque por contatos por WhatsApp ou Skype, 
  • operadoras de internet, negocie com outras empresas e busque valores mais baratos, 
  • reduza gastos com impressão de materiais e se concentrar em usar serviços de armazenamento em nuvem e e-mails, por exemplo. 

O próprio aluguel da empresa pode ser reconsiderado. Será que você precisa mesmo de uma empresa com endereço fixo? Que tal considerar o home office? Assim você ainda reduz despesas como transporte e alimentação de colaboradores. 

Para aprofundar seu conhecimento sobre controle financeiro indicamos que acesse o artigo, Como fazer controle financeiro empresarial: 5 dicas práticas”. 

2. Considere novos modelos de negócio

Começamos a falar acima sobre a opção de home office. É claro que nem toda empresa se adapta bem a esse modelo, entretanto vale a pena considerá-la. 

O trabalho remoto foi uma escolha que muitas empresas se viram forçadas a tomar por causa da quarentena, mas será que ela não é uma opção que pode ser benéfica também a longo prazo? 

É claro que isso vai depender do tipo de negócio que você tem hoje, mas considerar novos modelos de negócio pode ser a respostas para afastar sua empresa da falência. 

Um loja de roupas, por iniciar um e-commerce. Uma livraria pode considerar a venda por marketplaces. 

Pesquise sobre modelos de negócio que possam agregar à sua empresa, reduzindo custos e ampliando o mercado. 

No vídeo abaixo você recebe algumas dicas de como implantar o home office na empresa. Leia também o artigo,Como implantar home office na empresa: guia definitivo com 5 etapas obrigatórias”. 

3. Renegocie dívidas

Uma das formas mais clássicas de como cortar custos de uma empresa é renegociar dívidas. 

Se você deve ao banco, provavelmente, está pagando altos valores de juros e multas. 

Se está devendo aos fornecedores pode acabar pagando mais caro por matérias-primas e produtos. 

Busque alternativas para renegociar suas dívidas e cumpra sua palavra. 

A partir da renegociação você começa a pagar um valor fixo mensal, que vai te ajudar a controlar suas despesas. Além disso, pode trocar os juros altíssimos do cheque especial, por juros mais “amigos” de outras modalidades de crédito

Devido a crise, o Banco Central divulgou medidas para ajudar micro, pequenos e médios empresários, oferecendo novas modalidades de crédito. É claro que você pode usá-las para evitar que sua empresa feche, mas tenha atenção para fazer um acordo que realmente caiba no seu bolso, e que não vá se tornar um problema com o passar do tempo.

Leia também: Empresa com dívidas: o que fazer para superar a crise COVID?

4. Reavalie seu regime tributário

Lembre-se que estamos em busca de estratégias de como cortar custos de uma empresa.

O regime tributário, que controla o volume de impostos que sua empresa paga, é uma das grandes questões sobre redução de despesas de um negócio.

Grande parte das empresas acreditam que o Simples Nacional é a melhor opção tributária, vindo logo atrás do MEI, entretanto, nem sempre essa á uma verdade.

Para saber se você está pagando mais impostos do que deveria, pode ser interessante conversar com seu contador ou com uma consultoria fiscal e tributária. Imagine ter uma redução de impostos, nesse momento tão difícil! 

A economia gerada pela redução de impostos pode te ajudar a pagar outros compromissos financeiros. 

Leia também: Qual o melhor regime tributário para abrir um negócio?

5. Contrate uma consultoria especializada

Pode parecer contraditório o que eu vou falar, mas a verdade é que a consultoria financeira pode ser a solução para evitar que sua empresa vá à falência. 

Isso acontece porque os profissionais que atuam em empresas como essas são preparados para gerir crises empresariais e enxergar soluções onde você não procuraria.

Pense o seguinte: com uma consultoria financeira você vai economizar a ponto de pagar o trabalho deles e sobrar no final do mês. Passou a fazer sentido?

Além disso, esses profissionais vão te ajudar a organizar sua empresa financeiramente, criando um planejamento financeiro para curto, médio e longo prazo. 

O oHub oferece um sistema de oferta prático com os melhores fornecedores de serviços de Consultoria Financeira Empresarial, onde sua empresa recebe vários orçamentos e fecha negócio com o que for mais apropriado. Clique e peça aqui o seu orçamento.

Leia mais sobre as vantagens de contratar uma consultoria no artigo: Consultoria financeira: o que faz e vantagens de contratar.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial