Você encomenda um produto de uma loja pela internet, o seu produto atrasa mais de um mês e ainda chega danificado. Você cria uma postagem falando sobre isso no Facebook, algumas pessoas comentam, outras compartilham, e no fim das contas já são centenas de pessoas que tiveram acesso ao seu relato. Um pequeno deslize cometido pela empresa pode ser fatal, afinal, hoje em dia estamos constantemente conectados, emitindo e absorvendo opiniões alheias.
Cada vez mais, abre-se espaço para os clientes comentarem, indicarem e criticarem empresas, produtos e serviços. Não só isso, mas também é visível o alcance e a influência dessas opiniões nas compras de inúmeros outros usuários. Nesse contexto, surge a questão: como criar uma boa reputação online para o seu negócio?
5 pontos que devem ser analisados
1. Depoimentos no próprio site e em redes sociais
Se você estiver em dúvida entre dois produtos muito similares, com preços iguais e de marcas distintas, porém um deles contar com vários comentários positivos e o outro apenas com a recomendação da própria empresa, é provável que você decida comprar o primeiro deles, não é mesmo?
Abrir um canal de comunicação com o cliente em que ele possa dar um feedback sobre os seus produtos e serviços pode ser um grande diferencial, mostrando para os demais interessados que seus clientes gostaram do que consumiram. Para aderir a essa estratégia, os dois principais locais são o site de sua empresa e as diversas redes sociais – principalmente o Facebook, pela popularidade, e o LinkedIn, pelo cunho empresarial.
2. Avaliações em outras plataformas
Existem várias plataformas específicas para a contratação de serviços pontuais, em que é criado um cadastro individual para cada empresa. Por exemplo, no oHub, para que uma empresa seja bem vista pelas demais, são avaliados itens como atendimento, prazo de entrega, qualidade e preço. Por isso, nessas plataformas é também muito importante receber avaliações positivas para passar credibilidade aos interessados em contratar você.
3. Respostas ao cliente
Quando o cliente entrar em contato com a sua empresa é muito importante responde-lo de forma rápida e cordial, procurando resolver seus problemas da forma mais eficiente possível. Afinal, um cliente insatisfeito pode gerar reputação negativa para a sua empresa, enquanto um cliente que enfrentou pequenos problemas, se solucionados de forma eficaz, sairá satisfeito.
4. Gerar conteúdo relevante
Mais do que vender o seu produto, cada vez mais as empresas procuram também gerar conteúdos relevantes para o seu público-alvo, trazendo-os para perto da empresa e criando um relacionamento duradouro. Dessa forma a sua empresa deixa de ser lembrada apenas pelo negócio em si, mas também por tudo que remete a ela.
Um bom exemplo dessa prática são as pequenas e médias empresas que mantêm um blog e publicam textos para ajudar seus potenciais clientes. Mesmo que essa prática não gere um negócio de imediato, ajuda a construir a marca com uma reputação de quem ajuda o público – trazendo resultados em longo prazo.
5. Fomentar o boca a boca
Por mais que sejam feitos estudos e desenvolvidas novas formas de atingir o público, a melhor e mais eficiente continua sendo o bom e velho boca a boca. E a melhor parte dessa técnica é que a premissa para que ela funcione é simples: basta você ser bom e cumprir o que promete. Se o cliente sair da sua empresa satisfeito com o serviço prestado, com o valor cobrado e com o tempo de execução, você ganhou não só um cliente, mas também um pequeno ponto de divulgação de sua marca.
Para amplificar ainda mais a prática de indicações as empresas podem adicionar ao seu site ferramentas que incentivem e ajudem seus clientes a fazerem indicações para outros, como por exemplo, botões para compartilhamento nas redes sociais ou a opção de enviar o conteúdo por e-mail para seus amigos.
Você se preocupa com a sua reputação online? O que você faz para melhorar a opinião de seus clientes? Deixe seu comentário!
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer