Você esta com dificuldades de desenvolver um fornecedor e torná-lo um parceiro para o seu negócio? Cada vez mais as empresas estão percebendo a importância de se ter um bom relacionamento com seus fornecedores como diferencial competitivo. Isso porque as empresas que possuem a capacidade de criar verdadeiras parcerias também criam novas oportunidades, a de se diferenciar no mercado e de progredir de forma expressiva nos negócios.
Ao desenvolver uma boa relação com seu fornecedor é possível estabelecer parcerias duradouras que podem resultar em preços mais atraentes e até em exclusividade. Vejamos aqui algumas das principais dicas de como isso pode ser feito, bem como os benefícios possíveis para sua empresa.
Ter um bom diálogo entre fornecedor e empresa
O primeiro passo para desenvolver um fornecedor para se tornar parceiro de sua empresa é ter um diálogo franco, sincero e honesto, afim de promover esta conversa em todos os níveis que envolva seu negócio. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica.
Bons diálogos entre fornecedores e empresa são determinantes para que esta parceria se concretize. Com este diálogo é possível negociar prazos de entrega, trocas de produtos pendentes, serviçoes específicos, enfim, só fortalecerá e ampliará esta parceria.
Confiança para obter uma boa parceria entre fornecedor e empresa
No cenário atual dos negócios, não existe parceria sem confiança. É preciso que se estabeleça uma relação confiável entre fornecedor e comprador, abrindo canal para negociar boas condições e compras mais atrativas.
É importante ser flexível, principalmente em situações inesperadas. Nesta situação é necessário compreensão e ajustes de ambas as partes para que se alcance o sucesso da negociação. Além disso, os fornecedores que são parceiros de negócios estão sempre dispostos a fazer o que for preciso para que a parceria de certo, o que inclui abrir mão de taxas de lucro pré-determinadas.
Identificação cultural entre fornecedor e empresa
Só há possibilidade de uma boa parceria entre fornecedor e empresa se as partes tiverem culturas semelhantes, ou próximas, entre elas. É claro que cada um possui suas próprias características, formações diferentes, e isso deve ser respeitado. Mas esta aproximação cultural é precisa, fornecedores e empresas devem conviver em harmonia.
Caso você abra um negócio e precise de um fornecedor que é de outra localidade, você deve observar a questão cultural, desde o quesito de prazos até a forma de relacionamento com os demais compradores, umas vez que a forma das pessoas se relacionarem em uma região pode ser totalmente diferente de outras.
Efetuar os ajustes necessários de forma a considerar os elementos positivos das culturas e as formas de gerenciamento das partes são de extrema importância, já que o “choque cultural” pode resultar na não viabilização desta parceria.
Criar programas de parceria entre fornecedor e empresa
Na criação destes programas você viabiliza a fidelização do seu fornecedor, criando programas como, por exemplo, treinamento de controles de qualidade, empréstimo de maquinários e financiamento de projetos de capacitação. A criação de projetos ganha-ganha entre ambas as partes é a única forma da parceria se efetivar de forma sólida.
Qual o grau de importância dos fornecedores para a empresa? Faça uma parceria e obtenha muito mais do que produtos e serviços.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer