O inventário é importante para os seus negócios, pois é uma maneira de ter controle sobre todos os ativos. Sejam eles bens móveis, imóveis ou dinheiro, o inventário patrimonial faz diferença na organização das finanças.
Sendo assim, trouxemos algumas orientações sobre como é realizado um inventário de uma empresa. Assim, você pode analisar a melhor maneira de implementar o mesmo em seu negócio.
Por que as empresas fazem inventário?
O inventário de uma empresa, é basicamente o que você tem em estoque, em imóveis e móveis pertencentes ao seu negócio.
Sendo assim, você pode fazer um inventário de material de escritório ou de todos os computadores da sua empresa. Por isso, listamos os principais motivos pelos quais as empresas
Para relatórios de imposto de renda
É necessário estoque para calcular o custo dos produtos vendidos em um formulário de imposto comercial. Os custos de estoque reduzem a renda e os impostos. Esse é o inventário de final de ano feito por muitos varejistas.
Para minimizar perdas e roubos
Manter o controle do inventário permite identificar perdas, por perda e roubo. Se seu inventário está “diminuindo” e você pode ver que as vendas não estão subindo, talvez seja a hora de avaliar algo que está errado.
Para se livrar de itens obsoletos e desatualizados
Para algumas empresas, se os itens que elas têm nunca forem vendidos, ela precisa se livrar deles para dar espaço a itens mais rentáveis.
Avaliar o movimento de itens específicos
Se um produto em seu estoque não tiver muita saída, talvez seja hora de substituí-lo. Por outro lado, itens que se movem rapidamente podem precisar ser pedidos mais rapidamente e em quantidades maiores. Como é óbvio, isso pode mudar rapidamente, portanto, é necessário fazer o inventário com mais frequência do que uma vez por ano.
O que tem no inventário?
O estoque é um ativo comercial valioso. As empresas fazem inventário para saber quanto têm em mãos em um momento específico. O inventário inclui produtos acabados, material em processo (produtos em vários estágios de conclusão) e produtos a serem usados para fazer novos itens de vendas.
Por exemplo, o inventário de uma empresa que fabrica velas pode incluir velas prontas em caixas prontas para sair, velas que foram concluídas, mas não encaixotadas e cera e outros materiais que serão usados para fazer novas velas.
Fazer inventário em algumas empresas significa que uma empresa para de trabalhar em uma data específica e tudo é contado.
Em uma empresa muito pequena, tudo é contado. Em empresas maiores, com muitos produtos e muitas peças a serem transformadas em produtos, o estoque é verificado ou amostrado.
Assim, contar cada parafuso que entra em um carro, por exemplo, levaria muito tempo, portanto as amostras são usadas para estimar o inventário.
Como está rotatividade de material e bens?
A rotatividade de estoque mostra o número de vezes por ano em que o estoque é vendido ou substituído. Sendo assim, a rotação de estoque mede a eficiência de uma empresa no gerenciamento e venda de seu estoque. Quanto maior a rotatividade, maiores as vendas, mais eficientes os negócios. Certo?
Como as empresas gerenciam os ativos do inventário?
Como o inventário é um ativo, é importante gerenciá-lo, assim como você gerencia outros ativos de negócios. Gerenciar inventário significa acompanhá-lo, sem ter muito ou pouco em mãos.
As empresas gerenciam o estoque de uma das duas maneiras: estoque permanente e estoque periódico. A maioria dos varejistas usa o sistema periódico, que rastreia o estoque contando. No sistema periódico, uma empresa faz o inventário no início e no final de um período.
É possível obter um empréstimo a partir do inventário?
Uma das razões para fazer o inventário patrimonial é valorizá-lo para fins de financiamento. Ou seja, você pode obter um empréstimo com base no valor do seu inventário comercial.
Por fim, se você deseja contratar empresas que possibilitem a realização de um inventário patrimonial com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar. Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que atuam nesta área. Realizar um inventário detalhado e criterioso exigirá profissionais no assunto. Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer