Home > Administrativo e Financeiro > Consultoria Empresarial > Como elaborar um plano de marketing para uma empresa?
Como elaborar um plano de marketing para uma empresa - oHub

Como elaborar um plano de marketing para uma empresa?

“Planejar é o primeiro passo”. É um sentimento bem-intencionado, mas quando se trata de administrar seu próprio negócio, ele perde um pouco a marca. Por isso, o plano de marketing para empresa precisa mais do que isso.

Como você já sabe, não é possível simplesmente abrir uma loja e cruzar os dedos para que as pessoas o encontrem. Em vez disso, ser proprietário de uma empresa de sucesso significa pensar em como elaborar um plano de marketing para uma empresa?

Mas, o termo “plano de marketing” é suficiente para provocar arrepios na espinha de qualquer um. Parece excessivamente técnico e completamente assustador, não é?

No entanto, garanto, não é tão intimidador quanto você pensa que é – e você não precisa ser formado em marketing para descobrir isso.

Siga estas sete etapas simples e você estará armado com um plano de marketing que certamente ajudará você a elevar seus negócios ao próximo nível!

O que é um plano de marketing?

Antes de começar a criar seu plano de marketing, é importante ter um entendimento sólido do que exatamente é. Normalmente incluído como parte ampliada do seu plano de negócios geral , um plano de marketing é exatamente o que parece: um documento que detalha tudo o que você precisa saber para promover seu negócio com sucesso.

Um plano de marketing detalha tudo o que você precisa saber para promover seus negócios com sucesso.

Algumas grandes empresas têm planos de marketing com centenas de páginas, enquanto uma pequena empresa individual pode ter apenas algumas páginas. Não há tamanho exato para esse tipo de documento, desde que você tenha incluído todas as informações necessárias.

Além disso, é importante observar que seu plano de marketing deve durar um ano. É tempo suficiente para atingir esses objetivos grandes e de longo prazo e curto o suficiente para permanecer flexível quando suas circunstâncias e metas mudam ao longo do tempo.

Agora que você conhece as porcas e os parafusos, vamos nos aprofundar nos detalhes. Aqui estão as etapas que você precisa executar para reunir os elementos essenciais do plano de marketing da sua empresa.

Conheça sua empresa

Você precisava fazer exatamente a mesma coisa ao trabalhar em seu plano de negócios, portanto, essa primeira etapa não deve ser muito difícil. Afinal, ninguém conhece o seu negócio como você.

Pense nesta seção como sua oportunidade de fornecer uma visão geral das operações comerciais atuais, bem como do ambiente interno e externo. Há quanto tempo você está em funcionamento? Qual é a sua estrutura de negócios? Você é uma LLC ou uma parceria? Você conduz negócios on-line ou através de uma loja? Que tipo de produtos e serviços você oferece?

Nesta seção, algumas empresas também optam por fazer uma análise SWOT – que detalha seus pontos fortes e fracos como organização, bem como quaisquer oportunidades de crescimento e ameaças que podem impedir esse progresso. É uma ótima maneira de obter um instantâneo da sua situação atual de uma maneira que seja útil e completamente gerenciável.

Determinar o Mercado Alvo

“Mercado-alvo” é provavelmente uma frase que você ouviu repetir em qualquer tipo de aula de marketing que você já teve ou artigo que leu. E, por uma boa razão – é um elemento-chave para elaborar estratégias de marketing eficazes e bem-sucedidas.

Nesta parte do seu plano de marketing, você deve listar tudo o que sabe sobre o seu cliente ideal. Isso inclui informações demográficas básicas, como sexo e idade. Mas você também deve se aprofundar em seus comportamentos e decisões.

Por que eles compram de você? Que desafio ou ponto de dor você está resolvendo para eles? Como eles gastam tempo livre? Para quais tomadas eles buscam informações? Reúna todas as informações que encontrar e inclua-as nesta seção. Conhecer o cliente por dentro e por fora será útil na identificação de táticas e estratégias de marketing.

Conhecer o cliente por dentro e por fora será útil ao identificar estratégias de marketing.

Analisar Concorrentes

Não seria legal se você operasse no vácuo e nunca precisasse se preocupar com concorrentes que infringissem seu espaço ou roubassem seus clientes? Infelizmente, os negócios não funcionam dessa maneira. Provavelmente, já existem empresas por aí fazendo algo incrivelmente semelhante a você – o que significa que você precisará trabalhar muito mais para se destacar.

Não se deixe intimidar! Isso é algo que todo empresário lida, portanto, estar armado com todo o tipo de conhecimento sobre seus concorrentes será útil para encontrar maneiras de se diferenciar da multidão.

Comece descrevendo – em detalhes – o produto ou serviço que você oferece aos consumidores. Esta é sua chance de expandir a visão geral básica que você forneceu na primeira seção. Depois, explique como o seu produto ou serviço se compara à concorrência existente. Em que posição você como o único cliente ou cliente de origem deve se dirigir? O que te faz diferente? Como você pode imaginar, você poderá aproveitar esse diferenciador para comercializar efetivamente seus negócios.

Levar uma lupa para seus concorrentes pode ser desanimador – principalmente se eles forem realmente prósperos. Mas é um passo importante não apenas para reunir todas as informações necessárias, mas também para demonstrar a qualquer potencial investidor que você conhece a concorrência e está preparado para enfrentar esse desafio de frente.

Definir metas

Aí vem a parte divertida – explicitando suas metas de marketing para o ano. Quais objetivos você deseja alcançar? Existem alvos específicos que você deseja atingir?

Dependendo da situação e das ambições atuais, as metas podem variar de grandiosas e grandiosas (como dobrar as vendas ou aumentar a participação no mercado) a ambições menores e de menor tamanho (como obter 100 novos seguidores no Instagram na conta da sua marca ou iniciar um blog para o seu o negócio).

A parte importante é aproximar-se dos marcos que você deseja alcançar ao longo desse ano, parecendo possível ou não. Não atrapalhe a logística ainda – isso vem na próxima etapa.

Você deseja que seus objetivos sejam motivadores e de longo alcance, mas não tão difíceis que sejam apenas desencorajadores.

Delinear estratégias

Agora que você descreveu exatamente o que deseja realizar, é hora de detalhar as estratégias que você usará para realmente atingir esses objetivos.

Eu recomendo levar cada objetivo separadamente e listar os itens de ação relacionados diretamente abaixo dele. Isso permite que você veja exatamente o que precisa ser feito para se esforçar em direção a essa conquista. Também é uma ótima maneira de saber se esse objetivo parece realista ou se precisa de um pouco de ajuste. Você deseja que seus objetivos sejam motivadores e de longo alcance, mas não tão difíceis que sejam apenas desencorajadores.

Vamos seguir o exemplo de conseguir mais seguidores na conta do Instagram da sua empresa. Veja como isso pode ser:

  • Objetivo: conquistar  100 novos seguidores na conta do Instagram de determinada empresa até 31 de dezembro de 2016;
  • Número inicial: 458;
  • Itens de ação.

Seja mais ativo no espaço postando, pelo menos, três novas fotos todas as semanas.

Interaja com os usuários, respondendo aos comentários nas fotos e comentando as fotos postadas por contas semelhantes e relevantes.

Setor de pesquisa e hashtags relacionadas à comunidade que podemos utilizar em nossos próprios posts para atrair mais tráfego orgânico.

Organize um concurso no Instagram para nossos seguidores.

Veja, não é tão complexo quanto você pensa, mas ainda fornece um roteiro útil e tangível para colocá-lo no caminho certo para alcançar seus objetivos.

Definir um orçamento para o plano de marketing

Se você for como os demais, esta é a parte que mais se teme: “os números”.

Quanto você planeja gastar em marketing e promoção durante o próximo ano? De onde virá esse dinheiro?

Os orçamentos não são divertidos, mas é importante ser honesto ao fazê-los.

É preferível descobrir que precisa ajustar ou adaptar algo para torná-lo acessível o mais breve possível.

Em síntese, essas são as etapas necessárias para criar um plano de marketing para os seus negócios.

Como mencionado anteriormente, os planos de marketing variam de básico e simples ao modelo abrangente e complexo.

Independentemente de você planejar terminar com um documento de duas páginas ou duzentas, essas etapas devem ajudar você a começar!

Clique aqui e conheça todas as soluções que o oHub tem para o seu negócio!

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial