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Como escolher a melhor empresa de cobrança? Confira três dicas importantes!

O ato de cobrar um inadimplente pode ser considerado um desafio, seja para empresas quanto para pessoas físicas. Isso porque, geralmente, os métodos de abordagem são invasivos, agressivos e até ameaçadores. Para driblar situações constrangedoras, muitos empresários têm recorrido ao apoio de empresas de cobrança como solução justa e equilibrada.

Como vantagem, a terceirização deste serviço engloba o aumento na recuperação de débitos, assim como fideliza os clientes após a quitação de dívidas. 

Mesmo assim, esse processo ainda gera dúvidas por parte dos gestores, como, por exemplo, saber quais são as estratégias de cobrança e o melhor momento de contratar um serviço externo. 

Para responder essas e outras questões, o Ohub preparou um conteúdo exclusivo cheio de informações interessantes para ajudá-lo a tomar a decisão certa. Confira! 

O que é uma empresa de cobrança?

Empresa de cobrança é uma agência responsável por gerenciar o processo de recuperação de dívidas para outras organizações. Na prática, ela negocia com inadimplentes usando estratégias, planejamento e ferramentas apropriadas, além de contar com uma equipe preparada para se comunicar com os clientes de forma profissional e rápida.

No mundo corporativo, muitas instituições ainda possuem seus próprios departamentos de cobrança, contudo, por conta das dificuldades em negociar e custos obtidos, a terceirização tem crescido no Brasil, muito em razão de estarem em conformidade com as leis do consumidor. 

O surgimento do CDC (Código de Defesa do Consumidor), em 1990, acabou exigindo abordagens mais respeitosas, o que coube às terceirizadas se prepararem para manter a qualidade na comunicação entre o devedor e o credor.

Como funciona uma empresa de cobrança? 

Uma empresa de cobrança terceirizada é fundamental para a saúde financeira do seu negócio, pois ela conta com profissionais capacitados para recorrer ao processo de recebimento do devedor. 

Assim, ela executa diversas funções, como:

  • elabora contratos e planeja a régua de cobrança;
  • recupera dívidas e cobrança de inadimplentes;
  • compra dívidas;
  • assume a operação de cobrança, sendo assim, desde a primeira notificação até a cobrança judicial;
  • acompanha a movimentação de processos no sistema, gerando relatórios de débitos pendentes, pagamentos e parcelas vencidas;
  • verifica boletos processados com erros e sua remissão;
  • efetua pesquisas para a emissão de certidão de dívida ativa;
  • realiza atendimento telefônico e presta esclarecimentos;
  • emite informes, cartas, demonstrativos e comunicados em geral;
  • controla a manutenção de arquivos;
  • participa de reuniões de Conselho para discutir assuntos ou casos específicos. 

Cobrança extrajudicial x judicial: qual a diferença? 

Existem dois tipos de ações utilizados pelas empresas de cobrança: ação extrajudicial e judicial. Entenda cada modalidade e seus prazos.

Ação extrajudicial 

Conhecida como cobrança amigável, a ação extrajudicial é realizada entre a empresa e o consumidor sem interferência do Poder Judiciário. Neste caso, a cobrança pode ser feita por carta, e-mail, ligações telefônicas e/ou WhatSapp.

Para facilitar a negociação, a empresa oferece condições especiais de parcelamento e reduz juros para pagamento à vista. Sendo assim, ela não gera custos jurídicos e preserva o bom relacionamento com a consumidora. 

Ação judicial 

Aqui, como o cliente permanece em débito com a empresa, após 180 dias de atraso é possível iniciar um processo judicial. Na prática, a equipe jurídica da empresa de cobrança se responsabiliza por avaliar os cálculos e providenciar a documentação para a recuperação de crédito.

Quais os benefícios de uma empresa de cobrança terceirizada? 

A atuação das empresas de cobrança é um elemento indispensável na economia brasileira, visto que grande parte dos brasileiros seguem endividados. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento do País alcançou o nível histórico de 77,9% em 2023.

Como esses números revelam a importância de contratar esse serviço, listamos alguns benefícios de um apoio especializado em cobrança. Confira!

  • Diminuição de gastos: optar pela terceirização de serviços financeiros reduz a preocupação de uma empresa que deseja fazer a cobrança sozinha, uma vez que ela precisa ter uma equipe e investir em treinamentos e ferramentas. Neste caso, a equipe externa se responsabiliza pelas questões burocráticas.
  • Reduz a inadimplência: por cuidar de todas as fases do processo de cobrança, a terceirizada contribui para a diminuição dos índices de inadimplência, pois seus avisos e contatos são engajadores.
  • Reequilibra o fluxo de caixa: a empresa de cobrança terceirizada ajuda a reequilibrar o fluxo de caixa, pois o contratante volta a receber seus pagamentos em dias e honrar seus compromissos, como folha de pagamento e contrato com fornecedores. 

Como escolher uma empresa de cobrança: 3 dicas 

Chegou a hora de recorrer a uma empresa de cobrança para lidar com seus clientes devedores. Para isso, escolha com cuidado quem vai ser responsável por essas ações. Nesse sentido, veja 3 dicas de como decidir a melhor opção.

1. Analise as últimas experiências

Observe se a instituição está bem posicionada no mercado e se mantém relevante para o setor. Esses são sinais de quem realiza um bom trabalho, capaz de reduzir a inadimplência do cliente. 

2. Avalie o custo-benefício 

A sua busca por uma empresa de cobrança tem como principal foco receber o dinheiro dos clientes, logo, o retorno financeiro precisa valer a pena em comparação ao valor investido. 

Desse modo, avalie o preço da terceirizada e suas taxas de comissão. A propósito, valor baixo não significa trabalho de qualidade, pois muitas vezes um serviço barato entrega menores resultados. Por isso, considere esse fator junto aos demais elementos. 

3. Confira a tecnologia da empresa

Atualmente, diversas empresas usam sistemas de gestão e automatização de processos mais modernos para facilitar a precisão da cobrança. Neste caso, avalie se a terceirização possui tecnologia apropriada para chegar aos melhores resultados.

Por que escolher a terceirização de cobrança do oHub?

Como podemos perceber, a terceirização de cobrança pode ajudá-lo a fugir da inadimplência, mas isso exige a contratação de uma empresa realmente capacitada. 

Por isso, você precisa conhecer a lista de empresas do oHub, plataforma que facilita a contratação de serviços de diversos segmentos. 

Tratando de cobrança, são diversas opções no mercado com ótima reputação e perfeito custo-benefício. 

Para se comunicar com aquela que mais se aproxima às suas expectativas, é simples. Solicite um orçamento gratuitamente e aguarde as propostas das empresas interessadas em seu pedido. Sua negociação é feita diretamente com o fornecedor desejado, sem intermédio, sendo de um jeito fácil e prático. Acesse agora a página de empresas de cobrança do oHub e descubra como você pode ser beneficiado com o nosso serviço. Em caso de dúvidas, entre em contato, estamos prontos para qualquer esclarecimento. Boa sorte!

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