Para que a empresa possa fornecer o atendimento completo ao cliente possibilitando, inclusive, a solução de problemas mais complexos, o service desk é uma excelente opção. Com esse sistema, a empresa consegue gerenciar chamadas que são direcionadas para uma central única.
Os clientes que utilizarem o service desk são atendidos por profissionais de diferentes habilidades que estarão aptos a solucionar todos os problemas apresentados.
Manter uma equipe própria de service desk demanda um custo alto, pesando o orçamento da empresa. Logo, para dispor de um sistema completo de service desk, de forma acessível, a melhor opção é terceirizar. No entanto, mesmo sendo uma opção altamente vantajosa, é necessário cautela no momento de escolher o fornecedor.
Contratar uma empresa especializada nos serviços de service desk mantém o equilíbrio nas finanças da companhia, permitindo que a empresa mantenha-se em expansão. Assim, a terceirização propicia o crescimento da empresa contratante, enquanto garante o atendimento satisfatório aos clientes.
A importância do service desk, bem como dos setores de T.I, tem sido reflexo do avanço tecnológico e da presença constante destes recursos no dia a dia das empresas.
O que é o service desk
Service desk é um sistema de atendimento ao cliente que utiliza canais variados para proceder com o contato. Poderão ser utilizados chats on-line, e-mails, SMS e chamadas, reunindo todos os chamados em uma central única para o seu gerenciamento.
No service desk, diferentemente do help desk, são solucionadas as questões mais complexas que demandam a assistência de profissionais especializados. Portanto, percebe-se a importância da presença do service desk no cotidiano das empresas para que fidelizem os clientes e mantenham-se competitivas.
Escolhendo o fornecedor de service desk
Para contratar uma empresa de service desk que melhor atenda às necessidades do cliente, é fundamental avaliar alguns pontos:
Orçamento
A empresa contratante deve realizar um orçamento prévio que esteja em conformidade com as suas finanças, evitando assim gastos excessivos. A melhor forma de proceder nesta etapa é contar com empresas que realizam a pesquisa completa, como o oHub. Assim, de acordo com o orçamento apresentado, serão listadas as melhores companhias que possam atender ao cliente nos limites de valores estabelecidos.
Autoridade e relevância no mercado
Logo após a realização do orçamento, é recomendável que se avalie a autoridade e a relevância que a empresa possui no mercado. A companhia terá um feedback sobre o nível de satisfação de clientes anteriores, além de saber mais sobre como os contratos são celebrados.
Da mesma forma, deve-se analisar como esta empresa de service desk se mantém competitiva, realizando um comparativo com suas concorrentes. Em síntese, essa pesquisa permite que o cliente sinta segurança no momento de contratar, ao saber que está fazendo a melhor escolha.
Qualificação profissional
Além das características gerais sobre os serviços de service desk prestados por uma empresa, também é fundamental pesquisar sobre a qualificação de seus profissionais.
Antes de contratar, deve-se avaliar o nível de experiência de cada profissional, suas aptidões e especialidades. Saber mais sobre suas indicações, e o que outros profissionais da área tem a dizer também são meios efetivos de análise da qualidade dos serviços de determinado profissional.
Conteúdo do contrato
Sempre que possível, é essencial estudar a fundo os contratos que uma empresa de service desk celebrou com seus clientes. Afinal, através desta avaliação, pode-se ter maior ciência de como as cláusulas contratuais são estipuladas, e se a empresa se mostra aberta à negociação.
Leia também sobre: Como diferenciar Field Service, Help Desk e Service Desk
Em determinados casos, algumas companhias adotam o modelo de contrato de adesão que não dá margem para negociações posteriores. Sendo assim, o cliente deve estar ciente deste fato para que possa optar pela empresa mais vantajosa, de acordo com suas demandas básicas.
Equipamentos e dispositivos utilizados
Conforme a tecnologia avança de forma demasiadamente acelerada, torna-se crucial que a empresa de service desk disponha de um acervo moderno. O cliente precisa buscar por companhias que mantenham equipamentos atualizados, de tecnologia avançada.
As vantagens do service desk
Diante de tantas empresas atuando neste mercado em expansão, os serviços de service desk oferecem vantagens para a empresa contratante. Através de um sistema integrado, o atendimento ao cliente torna-se efetivo, permitindo que o problema seja totalmente resolvido em tempo hábil.
A segmentação deste serviço, por categoria profissional, confere mais qualidade ao atendimento prestado, visto que cada chamado será direcionado para um profissional especialista, conforme a natureza do problema.
Como as funcionalidades do sistema de service desk são automatizadas, a produtividade dos profissionais deste setor é maior. Com procedimentos padronizados, os chamados são rapidamente direcionados para o ramo competente, demandando menos tempo para a realização de cada tarefa.
Através dos dispositivos que são disponibilizados para os profissionais, o contato entre setores também torna-se mais prático, permitindo uma comunicação mais fluida.
A importância do service desk para o crescimento empresarial
O atendimento ao cliente deve ser uma das principais prioridades de uma empresa porque acarreta seu crescimento econômico e a fidelização de seu público-alvo. A visão que os clientes têm sobre uma determinada empresa, indica como ela será vista no mercado e pela concorrência.
Se os clientes possuem uma percepção positiva sobre a empresa, ela conquistará autoridade frente à concorrência, tornando-se relevante. O service desk possui papel fundamental para o bom andamento das atividades de uma companhia porque o atendimento e o suporte ao cliente garantem a qualidade e eficiência dos produtos ou serviços prestados.
Diante da importância do service desk para o crescimento de uma empresa é que se destaca a importância da escolha por um bom fornecedor.
Para que a empresa adote um sistema de atendimento efetivo ao cliente, que solucione os problemas de forma rápida e satisfatória, é imprescindível a contratação de profissionais experientes.
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